Jaime Garcia, técnico do Ñublense, sobre favoritos da Libertadores: “Eles estão em outra realidade”
Para o técnico, times como Palmeiras, Flamengo, Boca e River estão em uma clara vantagem por terem muito mais receitas na disputa pelo título do continente

O Flamengo enfrenta o Ñublense nesta noite de quarta-feira, 24, no Estádio Municipal de Concepción. Os dois times estão em patamares muito diferentes: enquanto o Flamengo disputa a liderança da chave, em que é claramente favorito, o Ñublense ficaria feliz com uma vaga na Sul-Americana. Em entrevista ao blog da Betway, o técnico do Ñublense comentou sobre o duelo com os rubro-negros, favoritismo na Libertadores e até mudanças no futebol chileno, que ele acredita que precisam acontecer.
Jaime Garcia foi perguntado quem ele considera favorito para a conquista da Libertadores, já que o Flamengo é o atual campeão. “Os favoritos sempre serão as grandes equipes do continente: River Plate, Flamengo, Boca Juniors, Palmeiras, para nomear algumas. Eles estão em outra realidade. Se preparam de outra maneira, podem investir mais em jogadores ou em suas instalações e, obviamente, isso deve ser refletido nos êxitos institucionais”, analisou o treinador.
O técnico também comentou como foi a experiência de dirigir o Ñublense no Maracanã, um dos estádios mais icônicos do mundo e também enfrentar Arturo Vidal, um jogador dos mais importantes da geração chilena, campeã de duas Copas América.
“Dirigir no Maracanã foi uma linda experiência. É um dos estádios mais importantes do mundo. Sobre Vidal, ele fui e tem sido muito respeitoso a todo momento. Conversamos muito. Nos comentou que acompanha constantemente a campanha da nossa equipe e que fica feliz que as equipes e jogadores chilenos possam competir de igual para igual na Libertadores”.
Com tudo isso, porém, o desafio agora é enfrentar o Flamengo em casa, no Chile, depois de perder no Rio por 2 a 0. “Nós temos que jogar de igual para igual. Não mudamos o nosso estilo e os jogadores sabem quem estão representando. Não há uma estratégia surpresa, só devemos estar concentrados na partida e as coisas vão sair bem”, afirmou o técnico.
O futebol chileno não tem conseguido competir no mais alto nível na Libertadores, sem um time conseguir chegar às fases finais da competição. O técnico foi perguntado sobre o que ele acha que precisa melhorar no futebol chileno, não só pensando em Libertadores, mas em tudo.
“Sempre disse que dentro do futebol chileno várias coisas devem melhorar. É preciso dar mais importância ao processo de formação, futebol feminino, entre outros aspectos. Em outros países, os jogadores já estão formados aos 18 anos, e aqui, nessa idade, ainda não”, afirmou.
Por fim, o Garcia foi perguntado sobre os melhores técnicos da Libertadores e da América do Sul. “Eu sempre disse que, a nível nacional, Gustavo Huerta é um dos melhores treinadores. É muito inteligente e sua metodologia de trabalho é muito boa. Também gosto como trabalha Marcelo Gallardo, que esteve no River Plate até pouco tempo”, afirmou.
Confira a prévia de Ñublense e Flamengo, nesta quarta-feira, 21h30, com transmissão pela Globo e Paramount+. Confira mais na Programação de TV.