Internacional x Flamengo: Confronto oferece boas e más notícias aos dois lados
Colorado e Rubro-Negro fazem único confronto brasileiro nas oitavas de final da Copa Libertadores

O sorteio realizado pela Conmebol, nesta segunda-feira (2), definiu apenas um confronto entre brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores. Internacional e Flamengo irão se enfrentar por uma vaga nas quartas de final da competição.
As partidas entre Inter e Flamengo só acontecem em agosto, mas com a definição do confronto, o momento dos times de Roger Machado e Filipe Luís, e o calendário das equipes, é possível projetar como os clubes podem chegar para o duelo eliminatório na Libertadores.
Com as possibilidades que os dois clubes tinham, o sorteio acabou não sendo favorável para nenhum dos dois lados. O Internacional, que se classificou como líder da sua chave, poderia ter pego adversários mais “acessíveis”. Pelo lado rubro-negro, por ter se classificado em segundo, as opções eram menos favoráveis, mas o confronto nacional também está longe de ser algo positivo.
Inter decide em casa e vai chegar mais descansado que o Flamengo
Líder do grupo F, o Internacional vai decidir o confronto com o Flamengo no Beira-Rio. E o mando de campo, é claro, pode ser decisivo para o lado colorado, a depender do resultado no primeiro jogo, no Maracanã.
Além disso, o Inter tem a seu favor o fato de que o Flamengo irá disputar o Mundial de Clubes antes das oitavas de final da Copa Libertadores. A competição, que acontece entre junho e julho nos Estados Unidos, é vista como uma das prioridades do Flamengo nesta temporada e o clube tem esperanças de, ao menos, chegar ao mata-mata.
É verdade, é claro, que o Mundial vai acabar cerca de três semanas antes das oitavas da Libertadores e o Flamengo ainda pode se despedir mais cedo da competição, mas o desgaste físico pode pesar contra o Rubro-Negro.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Flamengo vive melhor momento e tem elenco com mais opções
Apesar das oitavas de final ainda estarem longe, neste momento o Flamengo vive melhor momento do que o Internacional. O Rubro-Negro não fez uma boa fase de grupos — não à toa, ficou na segunda colocação —, mas o clube voltou à liderança do Campeonato Brasileiro na última rodada ao golear o Fortaleza, e passa por uma fase melhor do que a do Inter, que, é verdade, também sofreu para passar para as oitavas.
Além disso, o técnico Filipe Luís tem um elenco com mais opções de qualidade do que Roger Machado. Em todos os setores do campo.
Em 2025, desde o começo da temporada, Roger tem sofrido com lesões no elenco. Mas há a expectativa de alguns retornos para as oitavas de final.
Lado da chave é bom para os dois brasileiros
Se o sorteio das oitavas não foi bom para Inter e Flamengo, o lado da chave pode facilitar a vida de quem passar de fase. Após as oitavas, colorados ou rubro-negros terão um caminho um pouco mais acessível do que o outro lado da chave, que tem, por exemplo, Palmeiras, Botafogo, São Paulo e River Plate.
Nas quartas de final, o vencedor do confronto brasileiro vai encarar Estudiantes (ARG) ou Cerro Porteño (PAR). Deste lado da chave ainda estão Fortaleza, Vélez, Peñarol e Racing.