Libertadores

Insosso, Flamengo precisa da bola parada e milagre de Rossi para avançar na Libertadores

Com drama até o fim do jogo, o Rubro-Negro venceu o Deportivo Táchira por 1 a 0 e passou na segunda colocação do Grupo C

Com drama até o fim do jogo, o Flamengo conseguiu avançar para as oitavas de final da Copa Libertadores. Mas, ao contrário do que se esperava quando foram definidos os grupos da competição, o Rubro-Negro precisou “apelar” para a bola parada e contou com um milagre de Rossi para fazer 1 a 0 no modesto Deportivo Táchira-VEN, no Maracanã, e ainda teve que contar com os critérios de desempate para passar na segunda colocação do Grupo C.

Em um grupo considerado acessível, o Flamengo conseguiu se complicar e só se classificou por ter levado a melhor no saldo de gols contra o Central Córdoba, da Argentina. Com os resultados desta última rodada, o Grupo C teve um empate triplo em 11 pontos. A LDU ficou na liderança, o Rubro-Negro em segundo, com saldo 3, e o Central Córdoba em terceiro, com saldo zerado.

E o jogo desta quarta-feira foi uma boa representação desta campanha do Flamengo na Libertadores. Contra o lanterna, já eliminado e que não somou nem um ponto sequer no grupo, Rubro-Negro teve muitas dificuldades para conseguir a vitória.

O time de Filipe Luís foi muitas vezes insosso, dominando a posse de bola, mas praticamente inofensivo no ataque, principalmente no primeiro tempo. A equipe só aparentou ter sentido a urgência da situação no segundo tempo. E, ainda assim, sofreu para garantir a vitória.

O gol só saiu em um lance bola da parada, com zagueiro Léo Pereira. E, no último lance da partida, o goleiro Rossi fez uma defesa incrível com o pé para garantir a classificação rubro-negra para as oitavas de final da Libertadores.

Flamengo domina, mas é quase inofensivo

Como era de se esperar, o Flamengo dominou as ações no Maracanã. Desde os primeiros minutos, o Rubro-Negro empurrou o Deportivo Táchira contra a sua área e ficou com a bola. Na primeira etapa, o time de Filipe Luís chegou a ter mais de 65% de posse de bola.

No entanto, o domínio rubro-negro não se transformou em tantas grandes chances de gol. O goleiro Camargo só foi obrigado a fazer duas boas defesas no primeiro tempo, em uma finalização cara a cara de Luiz Araújo e em um chute de fora da área de Allan.

Em muitos momentos, o Flamengo exagerou no toque de bola, mesmo dentro da área, aparentando confiar que conseguiria o gol a qualquer momento.

O primeiro tempo insosso do Flamengo, combinado com a vitória que a LDU construía naquela momento sobre o Central Córdoba, fizeram o time sair vaiado de campo para o intervalo. As reclamações da torcida deixaram o goleiro Rossi insatisfeito. O argentino abriu os braços e cobrou mais apoio dos rubro-negros.

Classificação do Flamengo teve pouca comemoração no campo (Foto: Icon Sport)
Classificação do Flamengo teve pouca comemoração no campo (Foto: Icon Sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Flamengo apela para bola parada e Rossi salva

Depois de um primeiro tempo ruim, o Flamengo só pareceu ligar o sinal de alerta e entender a urgência do jogo após o intervalo. O Rubro-Negro voltou melhor e passou a criar mais chances de gols. O goleiro Camargo fez duas defesas difíceis antes dos 5′.

Mas, sem conseguir furar o bloqueio do Táchira, o Flamengo precisou da bola parada para abrir o placar. Aos 20′, em falta cruzada para a área, Léo Pereira apareceu livre e finalizou para as redes.

O Flamengo ainda poderia buscar a liderança do grupo se fizesse mais dois gols, mas quem quase marcou foi o Deportivo Táchira. Os venezuelanos pressionaram no fim e, no último lance, o goleiro Rossi fez um defesa incrível para garantir a vitória e a classificação.

Quem o Flamengo pode enfrentar nas oitavas da Libertadores?

Classificado na segunda colocação do Grupo C, o Flamengo vai enfrentar o líder de algum grupo nas oitavas de final da Copa Libertadores. Até o momento, seis primeiros colocados já estão definidos. Confira quem o Flamengo pode enfrentar na próxima fase.

  • Estudiantes (ARG);
  • River Plate (ARG);
  • LDU (EQU);
  • São Paulo;
  • Internacional;
  • Palmeiras;
  • Racing (ARG) ou Fortaleza;
  • Vélez (ARG) ou Peñarol (URU);
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo