Guia Trivela da Copa Libertadores de 2022
Trazemos análises de todos os 32 participantes presentes na competição continental
A Copa Libertadores, cada vez mais, se torna obsessão aos clubes brasileiros. O poderio financeiro do futebol nacional em relação aos vizinhos continentais permite tal ambição, assim como o aumento de vagas nos últimos anos. Muitas vezes, os mata-matas se tornam uma “Copa Brasil/Argentina”, com os times do lado de cá da fronteira ainda assim prevalecendo. Mas, mesmo que se discuta as transformações recentes do torneio e a mudança no equilíbrio de forças, não se nega seu peso. O objetivo máximo nos dez países envolvidos é alcançar a chamada “glória eterna”.
Nesta terça-feira, mais uma fase de grupos da Libertadores começa. Desta vez, com recorde de times brasileiros: nove, incluindo os estreantes América Mineiro, Fortaleza e Red Bull Bragantino. O rol de favoritos, aliás, se concentra entre os representantes do Brasileirão. Não são muitos que, além de River Plate e Boca Juniors, apresentam algum potencial de aprontar uma reviravolta quando as fases mais agudas chegarem.
Abaixo, apresentamos nosso guia do torneio. Falamos de cada um dos 32 clubes – com as ambições, as perspectivas recentes, os comandantes e os destaques em campo. Os times estão divididos por grupos. Ficam as menções, também, aos outros especiais produzidos nesta temporada: o nosso guia de origens e o mapa com todos os participantes. Aproveite!
- Grupo A: Palmeiras, Emelec, Deportivo Táchira e Independiente Petrolero
- Grupo B: Athletico Paranaense, Libertad, Caracas e Strongest
- Grupo C: Nacional, Vélez, Red Bull Bragantino e Estudiantes
- Grupo D: Atlético Mineiro, Independiente del Valle, Deportes Tolima e América Mineiro
- Grupo E: Boca Juniors, Corinthians, Deportivo Cali e Always Ready
- Grupo F: River Plate, Colo-Colo, Alianza Lima e Fortaleza
- Grupo G: Peñarol, Cerro Porteño, Colón e Olimpia
- Grupo H: Flamengo, Sporting Cristal, Universidad Católica e Talleres
- Extra: Guia das origens da Libertadores 2022
- Mapa: Os 224 clubes da história da Libertadores