Por que marcar o gol que eliminou o San Lorenzo foi mais especial para Battaglia?
Zagueiro do Atlético fez o gol da classificação do Atlético e eliminou um velho rival de sua história
A classificação do Atlético-MG para as quartas de final da Libertadores foi importante para qualquer atleticano, mas teve um gostinho ainda mais especial para o autor do gol, Rodrigo Battaglia.
Battaglia é cria do Huracán, maior rival do San Lorenzo, e não deixou de lembrar isso ao marcar o gol que eliminou o Ciclón da Libertadores.
Após balançar as redes pelo Atlético, o zagueiro argentino comemorou simulando que estava enchendo um balão, gesto que representa o símbolo do Huracán.
A rivalidade entre os clubes argentinos é centenária, já que ambos surgiram em 1908 (ano também da fundação do Galo), separados por apenas alguns metros, em Buenos Aires. Atualmente, os estádios ficam a uma distância de 5km, mas o antagonismo segue gigante.
Battaglia comenta comemoração contra o San Lorenzo
Escolhido para o antidoping, Battaglia foi o último a passar na zona mista, e todos ficaram esperando o autor do gol da classificação atleticana para falar sobre a comemoração.
— A comemoração é porque eu saí do Huracán, rival do San Lorenzo, mas não quero polêmica, guerra. São folclores do futebol e para por aí — disse o argentino, feliz por ter deixado sua marca na classificação.
“Não quero polêmica, não quero guerra”, Battaglia falou sobre a comemoração em alusão ao Huracán contra o San Lorenzo.@trivela pic.twitter.com/Ck7iKER1Ww
— Alecsander Heinrick (@alecshms) August 21, 2024
Battaglia pelo Huracán
Battaglia foi o primeiro clube profissional de Battaglia, embora ele não tenha construído sua base no Globo. Pelo time argentino, disputou 68 jogos entre 2011 e 2013. Depois, se projetou ao futebol, passando por Racing e clubes de Portugal e da Espanha antes de chegar ao Galo, em 2023.
#Huracán🎈¡Visita de lujo en el Palacio!@RodriBattaglia pasó a saludar a los jugadores que viven en la Pensión: charló con ellos y recordó viejas épocas.
"Estoy muy feliz de volver a pisar el Ducó", dijo. Mirá el resto de sus declaraciones en la Web 👇🏻https://t.co/O01VvJvZ4d pic.twitter.com/BK4SPCS3uv
— CA Huracán (@CAHuracan) June 15, 2021
Por que o balão é o símbolo do Huracán?
Para saber que o símbolo do Huracán é um balão, basta olhar para o escudo do clube, que é no formato do objeto com um “H” no centro.
O motivo é o pioneiro da aviação na Argentina, Jorge Newbery. Em 1909, ele pilotou um balão de nome huracán, que foi de Belgrano, na Argentina, até Bagé, no Rio Grande do Sul.
Essa aventura fez com que o Huracán adotasse o escudo, que virou o símbolo maior do clube argentino.
Antes de tornar o símbolo oficial, o Huracán pediu permissão a Newbery, que concedeu sem problemas. Quando o Globo chegou na primeira divisão, notificaram o aviador: “Huracán cumpriu o prometido. Promovido em três divisões, assim como seu balão cruzou três países (Argentina, Uruguai e Brasil)”.
Atualmente, o centro de treinamentos do Huracán leva o nome de Newbery. Enquanto o rival San Lorenzo foi eliminado da Libertadores e é o 27º colocado (de 28 clubes) do Campeonato Argentino, o Globo lidera a competição ainda invicto após 11 jogos.