Libertadores

Se o campo fala, Léo Ortiz deveria ter sido titular em Flamengo x Peñarol

Escolha de Tite reverberou bastante, especialmente após a derrota rubro-negra no jogo de ida das quartas de final da Libertadores

A grande polêmica do Flamengo para o jogo contra o Peñarol aconteceu antes mesmo da bola rolar. A opção de Tite por escalar Erick Pulgar na vaga de Léo Ortiz irritou a torcida, que não conteve as críticas quando o chileno falhou no gol dos Carboneros. Mas será que a escolha foi mesmo errada?

— Todas as possibilidades ventiladas agora não têm razão. Pulgar é um jogador de seleção, vinha bem. O Léo estava jogando muito em uma posição que ele não gostaria. Não dá para generalizar uma situação por um erro. A escolha foi em cima de um jogador de seleção, de alto nível que tem todo um lastro em cima de uma equipe organizada e treinada mais com ele do que com o próprio Ortiz — analisou Tite.

A Trivela levantou dados de Léo Ortiz, que apontam um aproveitamento interessante para o Flamengo quando ele é titular. Apesar disso, o desempenho com Erick Pulgar também é bom. Trata-se de uma questão de contexto.

Os números do Flamengo com Léo Ortiz

O zagueiro estreou na vitória sobre o Palestino, quando, curiosamente, marcou seu primeiro gol pelo Flamengo. De lá para cá foram outros 26 jogos, com aproveitamento superior a 60%: 11 vitórias, três empates e sete derrotas. 

No período, o defensor também foi utilizado sete vezes, ainda que tenha começado no banco de reservas, com taxa de conversão inferior a 70%. Ao todo foram três vitórias, um empate e outras três derrotas. Um retrospecto bem mais complicado.

É importante frisar que Léo Ortiz não foi utilizado em 19 partidas desde que chegou ao Flamengo, sendo quatro delas antes de estrear. Muitas delas, contudo, aconteceram quando Tite ainda não tinha descoberto o lado volante do defensor.

🔎 Léo Ortiz jogando de titular como volante pelo Flamengo:

⚔️ 12 jogos
🅰️ 2 assistências
🔑 15 passes decisivos (!)
✅ 83% acerto no passe
💪 63% duelos ganhos (!)
🆚 25 desarmes (!)
⤴️ 13 interceptações
💯 Nota Sofascore 7.07

👏👏

[image or embed]

— Sofascore Brasil (@sofascorebrasil.bsky.social) September 13, 2024 at 11:11 AM

Léo Ortiz acumula três participações em gol pelo Flamengo e está entre os cinco melhores do time nas seguintes estatísticas: passes decisivos, desarmes e interceptações. Ele também ganha mais de 70% dos duelos, segundo a plataforma SofaScore.

Como fica a comparação com Erick Pulgar?

A improvisação de Léo Ortiz como volante só aconteceu por conta da ausência de Erick Pulgar. O chileno apresentou três lesões em 2024, que o afastaram de quase um mês dos gramados, além de outro período próximo aos 30 dias em que esteve entregue ao Chile na Copa América.

Erick Pulgar ficou fora de muitos compromissos do Flamengo em 2024 (Foto: Icon Sport)

Desde a estreia de Léo Ortiz, Pulgar esteve em campo 18 vezes pelo Flamengo e, curiosamente, o aproveitamento como reserva utilizado é muito superior ao de quando foi titular. Os rubro-negros obtiveram quatro vitórias em quatro jogos nessas circunstâncias, enquanto a taxa de conversão cai para 50% quando o chileno esteve no 11 inicial.

O número de cartões também faz a diferença nesse recorte. Erick Pulgar é um volante bem mais faltoso e foi advertido com amarelo em seis oportunidades, contra apenas duas de Léo Ortiz. Nesse caso, o cacoete de zagueiro pode ajudar.

Contexto errado, hora errada

Como o próprio Tite frisou, não dá mesmo para generalizar uma situação por um erro. A questão é que o erro foi do treinador. Os números mostram uma igualdade entre Erick Pulgar e Léo Ortiz, ainda que o segundo seja apenas um zagueiro, improvisado na posição. É tudo uma questão de contexto.

Como Tite ia escalar De La Cruz, Arrascaeta e Gerson, três meias com características ofensivas, o Flamengo precisaria de um pilar defensivo mais seguro. Mesmo que precisasse ir para cima, em busca do resultado, Léo Ortiz poderia ter contribuído mais para proteger o time de contra-ataques, como o que abriu o placar para o Peñarol.

Passado o problema, não é hora de chorar pelo leite derramado. A derrota no jogo de ida deixa a missão complicadíssima, mas não impossível. O Flamengo decide a vaga na semifinal da Libertadores na próxima quinta-feira (26), às 19h (de Brasília), no Estádio Campeón Del Siglo.

Antes disso, a equipe entra em campo neste domingo (22), para enfrentar o Grêmio. Válido pela 27ª rodada do Brasileirão, o duelo está marcado para as 18h30, em Porto Alegre. Pulgar e Léo Ortiz serão poupados.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo