Libertadores

Conmebol define estádio da final da Libertadores 2024

Estádio Monumental de Núñez, do River Plate, receberá a decisão em 30 de novembro de 2024

Após muita espera, a Conmebol confirmou na noite desta sexta-feira (4) que a final da Copa Libertadores de 2024, disputada em 30 de novembro, será no Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate.

Desde fevereiro deste ano, os clubes já sabiam que a decisão da competição seria em Buenos Aires. A partir desse momento, veículos de imprensa do Brasil e da Argentina já colocaram a casa dos Millonarios como favorita a receber a final.

— O Estádio Monumental, com capacidade para mais de 84.000 espectadores, foi escolhido por sua moderna infraestrutura, sua vasta história esportiva e sua capacidade de receber o grande número de torcedores que acompanham os atuais clubes semifinalistas, garantindo assim um cenário com capacidade compatível com a magnitude do evento. — explicou a entidade em comunicado

Estádio Monumental de Núñez, do River Plate, receberá a final da Libertadores em 2024
Estádio Monumental de Núñez, do River Plate, receberá a final da Libertadores em 2024 (Foto: Divulgação)

O gigante estádio, reformado e reinaugurado em 2023, ganhou a disputa contra os tradicionais estádios Ciudad de La Plata, casa do Estudiantes e do Gimnasia y Esgrima, e Libertadores de América, do Independiente.

O River ainda segue vivo na disputa da glória eterna, o que significa que a equipe argentina pode decidir em casa a principal competição da América do Sul.

O time de Marcelo Gallardo enfrenta o Atlético Mineiro nas semifinais, marcadas para 22 e 29 de outubro. Do outro lado da chave estão Botafogo e Peñarol, que se enfrentam em 23 e 30 de outubro.

Os detalhes sobre vendas de ingresso e os eventos da decisão serão anunciados em breve pela Conmebol.

Os outros estádios que receberam as finais únicas da Libertadores

A final única, como acontece no futebol europeu, foi aderida na América do Sul a partir de 2019, quando o Monumental de Lima, no Peru, viu o Flamengo ser campeão da Libertadores em cima do River.

No ano seguinte, o Maracanã foi o palco do bi do Palmeiras, mesmo estádio que viu o Fluminense levantar a taça pela primeira vez em 2023,

Já em 2021, o Estádio Centenário, do Uruguai, recebeu o clássico brasileiro entre Palmeiras e Flamengo, vendo o Alviverde conquistar o tri.

O Fla se recuperou do vice anterior para ser campeão em 22 no Monumental de Guayaquil, no Equador.

Todos os estádios que receberam finais únicas da Libertadores:

  • 2019: Monumental de Lima
  • 2020: Maracanã
  • 2021: Centenário
  • 2022: Monumental de Guayaquil
  • 2023: Maracanã
  • 2024: Monumental de Núñez
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo