Libertadores

Em semana conturbada, Botafogo decepciona e é derrotado pelo Junior Barranquilla

Com o novo técnico no Nilton Santos e Textor atrasado pela polícia, Fogão começou Libertadores com pé esquerdo

O Botafogo decepcionou – e muito – na estreia pela fase de grupos da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (3), sob os olhares do futuro técnico Artur Jorge e enquanto John Textor resolvia pendências que ele mesmo criou com a Polícia Civil, o Glorioso teve uma noite desastrosa e foi derrotado por 3 a 1 pelo Junior Barranquilla, em pleno Nilton Santos.

Com um primeiro tempo muito ruim, quando chegou a estar perdendo por 3 a 0, o Botafogo de Fábio Matias deu muitos espaços na defesa e não teve forçar para reagir. O experiente Carlos Bacca, duas vezes, e Gabriel Fuentes marcaram para o Junior Barranquilla, enquanto Hugo descontou para o Glorioso.

O que Artur Jorge viu do Botafogo no Nilton Santos

Como era esperado, o Botafogo tentou controlar as ações do jogo desde os primeiros minutos de partida no Nilton Santos. No entanto, encontrou um Junior Barranquilla muito bem postado defensivamente e que mostrou saber explorar os contra-ataques. Foi assim, e se aproveitando das muitas falhas defensivas alvinegras, que os colombianos tentaram – e conseguiram – chegar ao gol.

Logo aos 9′, após ótimo lançamento nas costas da marcação, Enamorado tentou passar por Hugo e a bola bateu na mão do lateral-esquerdo, dentro da área. O árbitro assinalou pênalti, que foi muito bem cobrado pelo experiente Carlos Bacca, ex-Milan e Sevilla.

Botafogo se desespera e leva a pior

O gol sofrido cedo aparentou ter desestabilizado o time do Botafogo. O time se lançou ao ataque e pouco conseguiu fazer, enquanto o Junior Barranquila seguia levando perigo nos contra-ataques, que sempre pegavam a defesa do Botafogo desorganizada.

Em um desses contra-ataques, após escanteio para o Botafogo, o rápido Enamorado puxou a jogada pela direita, se aproveitando de um escorregão de Mateo Ponte, driblou Tiquinho Soares, que tentava voltar para marcar, e rolou para Gabriel Fuentes só empurrar para as redes, aos 28′.

Em lance parecido, com a defesa do Botafogo totalmente aberta, Gabriel Fuentes deu um belo passe para Carlos Bacca, que conseguiu se livrar facilmente da marcação de Lucas Halter, driblou Gatito Fernandez e ampliou o placar para 3 a 0, aos 40′. Dois minutos depois, em cruzamento na área, Tiquinho ajeitou e Hugo descontou para o Botafogo.

‘Reforços' do Botafogo também decepcionam

Logo na volta do intervalo, o Botafogo já retornou com Luiz Henrique no time. Contratação mais cara da história do clube, o atacante, recuperado de uma lesão que o deixou mais de um mês fora de campo, até buscou o jogo durante o segundo tempo, mas pouco conseguiu fazer. Assim como Jeffinho, que também passou por lesão nesse começo de ano, e Óscar Romero, que fez a sua estreia nesta noite.

O Botafogo teve mais a bola e conseguiu não sofrer tanto na segunda etapa, mas ainda foi quase nulo ofensivamente. O time teve apenas dois lances de perigo, em uma finalização de fora de área de Tchê Tchê e outra de Jeffinho na reta final do jogo.

‘Olé' e vaias no fim do jogo

Com o 3 a 1 no placar e um time que estava longe de empolgar a torcida, o fim da partida foi inssoso e teve até protestos da torcida do Botafogo. Torcedores do Junior de Barranquilla passaram a gritas “olé” durante o toque de bola do time e, em um determinado momento, até mesmo torcedores do Botafogo também seguiram o grito, em forma de protesto, que ficou ainda maior com as vaias após o apito final.

Próximos jogos do Botafogo

  • LDU x Botafogo – Copa Libertadores – quinta-feira, 11 de abril de 2024 – 19h (horário de Brasília);
  • Cruzeiro x Botafogo – Campeonato Brasileiro – sábado ou domingo, 13 ou 14 de abril de 2014 – Horário a definir;
  • Botafogo x Atlético-GO – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 17 de abril de 2024 – Horário a definir;
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo