Libertadores

O movimento da torcida do Atlético-MG que levará mais de 50 torcedores de graça à final da Libertadores

Coletivo de torcedores organizou vaquinha que vai oportunizar mais de 50 torcedores do Galo assistirem final no Monumental

Nesse sábado (30) o Atlético-MG faz a grande partida do seu ano, a final da Copa Libertadores contra o Botafogo. O duelo em jogo único acontece em Buenos Aires e, graças a um movimento da própria torcida, mais de 50 torcedores poderão acompanhar a decisão no Monumental.

O Atlético, como instituição, bancou quase 40 ônibus para as torcidas organizadas do Atlético irem até a Argentina. Entre os torcedores que vão aproveitar essa gratuidade no transporte, há muitos que nem ingresso tinham, estavam indo pela experiência e o apoio, mesmo que distante do estádio.

Nesse momento, entra o movimento Raiz1908, que proporcionará há muitos desses a oportunidade de ver o jogo no Monumental. A Trivela conversou com os organizadores para entender como essa ação possível.

Arrecadação da Massa para a Massa

O Raiz1908 emergiu recentemente em meio a torcida do Atlético como um movimento que organiza as festas de pirotecnia pelo clube, como o uso de sinalizadores e foguetes.

Com a confiança da torcida, que ajuda com doações e participações em rifas, o Raiz decidiu fazer um movimento para arrecadar dinheiro e comprar ingressos da final para os que não tinham condição.

— Fortalecemos o pessoal que estava indo de caravana de torcida organizada. O clube pagou e deve ter uns 40 ônibus, e muitos estavam indo sem ingresso. Fortalecemos esse pessoal. Demos o ingresso, o Galo o transporte e o restante é com eles — disse um dos organizadores, que não quis se identificar, do Raiz1908 à Trivela.

O movimento conseguiu cerca de 10 mil reais e assim comprou cerca de 30 ingressos. Depois, iniciou a busca para presentear os que estavam com disposição de ir na caravana.

O organizador do Raiz destacou à Trivela que perdeu as contas de quantos ingressos doaram. Isso porque, além das entradas compradas, eles também buscaram por pessoas que tinham o ingresso e não iam conseguir ir, ou simplesmente quem tinha condição de doar.

Até argentino louco pelo Galo foi presenteado

O Raiz1908 ainda realizou um sonho de um torcedor argentino que viralizou nas redes sociais nos últimos dias.

Um torcedor do Atlético na Argentina encontrou um torcedor do Boca na rua e gravou um vídeo com ele beijando o escudo do clube e dizendo que o Galo seria o campeão da Libertadores.

Dias depois, o atleticano reencontrou o torcedor do Boca e o presenteou com uma camisa do Atlético. Em conjunto com o Raiz1908 e outro movimento, o Galosofia, o argentino ganhou o ingresso e será levado para a final, onde apoiará o Galo.

O Raiz1908

O Raiz1908 faz questão de deixar claro que não é uma torcida organizada, e sim um movimento de torcedores.

— A gente é um movimento. Não temos uma identidade. Hoje quem organiza sou eu e mais um cara, mas ele não mora em BH. Tem uma outra galera que ajuda, deve ter umas 13/15 pessoas, no máximo — disse um dos organizadores à Trivela

As ações deles começaram nas oitavas da Libertadores deste ano. Os dois organizadores se conheceram no Espírito Santo, quando um deles preparou uma rua de fogo por lá. Desde então, atuam em prol do espetáculo nos jogos do Galo — junto a outro movimento, o Coletivo1908.

Atlético está levando quase 200 torcedores

O Atlético também não fica para trás quando o quesito é ajudar torcedores a assistir a final em Buenos Aires. Além dos ônibus para as organizadas, o clube, através do Instituto Galo, está levando 184 torcedores para a final.

Entre os torcedores que o instituto já ajuda naturalmente por meio de suas ações sociais, estão também ícones do clube. Uma delas é a Dona Teresinha, histórica funcionária do clube que cuida da entrada dos mascotinhos em campo.

Além disso, o Atlético está levando 14 ex-jogadores que fazem parte do Clube dos Imortais, programa do Instituto Galo que auxiliar de todas as formas os atletas que ajudaram a construir a história atleticana.

A grande final da Libertadores acontece neste sábado às 17h, no Mâs Monumental, estádio onde o Galo eliminou o River Plate nas semifinais.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo