O Galo nunca luta sozinho: Atlético busca autoinspiração para fazer história na Libertadores
Atlético precisa reverter derrota para o Fluminense, e aposta na sua própria história para escrever novo capítulo marcante
Ninguém tem mais motivos para acreditar do que o Atleticano. Com esse mantra, inspirado em sua própria história, o Atlético-MG entra em campo nesta quarta-feira (25), em busca de virar o confronto contra o Fluminense e avançar para as semifinais da Libertadores.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O Galo foi derrotado pelo Flu por 1 a 0 no Maracanã na última semana, e precisa reverter esse placar para seguir com o sonho do bicampeonato da Libertadores — algo que não acontece há anos.
A própria história do Atlético mostra que o clube tem capacidade para alcançar esse objetivo, e não faltam exemplos para ele se autoinspirar e dar a volta por cima. Diante disso, o próprio clube abraçou a ideia do “Eu Acredito” de novo.
Papel da torcida do Atlético é fundamental
Depois da vitória contra o Bragantino no último domingo (22), o Atlético iniciou uma campanha com a ‘#OGaloNuncaLutaSozinho'. A mensagem estampou os telões da Arena MRV.
Mas a campanha vai além. Nas redes sociais, o Galo tem relembrado as principais histórias da sua trajetória recente, principalmente as de 2013 e 2014, nas conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil.
Quem não foi impactado com a defesa de pênalti de São Victor contra o Tijuana? E as viradas inesquecíveis contra Newell's Old Boys e Olímpia, nas semis e na final, respectivamente, da Libertadores?
Hora de jogar com a alma dentro de campo. De mostrar a força do Galo e da nossa torcida. De virar mais um jogo! ⚔️🐓
#OGaloNuncaLutaSozinho 🖤🤍
— Atlético (@atletico.bsky.social) 23 de setembro de 2024 às 12:03
Nesses casos, a missão atleticana era ainda mais difícil, pois precisava reverter um 2 a 0 e ainda temia o critério do gol fora de casa, que existia na época. Mas o Galo, com o apoio de sua torcida, conseguiu esses feitos para se sagrar campeão.
Esse critério que complicou a vida do Atlético no ano seguinte, na Copa do Brasil, mas isso não impediu a torcida de acreditar de novo, e empurrar o time, que emplacou duas viradas seguidas espetaculares contra Corinthians e Flamengo.
Das arquibancadas até o gramado, é hora de buscarmos mais uma virada histórica na Libertadores! 🐓
#OGaloNuncaLutaSozinho ⚔️
— Atlético (@atletico.bsky.social) 24 de setembro de 2024 às 10:58
Para esses feitos, o Galo contou com a Massa. A torcida que entoou o “Eu Acredito” naqueles anos, que acreditou também em 2021, mesmo com 50 anos de fila. Essa torcida que o Atlético convoca para a decisão desta quarta contra o Fluminense.
A mesma torcida que faz do Atlético o time com maior número de viradas no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Que, nas oitavas da Libertadores deste ano, contra o San Lorenzo, fez da Arena MRV um caldeirão no pior momento do Galo no jogo, e que fez o gol da classificação acontecer minutos depois.
Hulk manda recado à torcida do Atlético
Maior ídolo dessa geração, o atacante Hulk divulgou uma carta nas redes sociais corroborando com o recado do Atlético, da importância da torcida e de como os jogadores também estão impactados com essa missão de fazer mais uma noite histórica para o Galo.
Ver essa foto no Instagram
Demais jogadores demonstram mesmo sentimento
Liderados por Hulk e conhecedores da história do Atlético, os demais jogadores atleticanos também demonstraram estar com esse pensamento de fazer história pelo clube.
O zagueiro Lyanco, por exemplo, entrou completamente na onda da torcida, que gritou “Quarta-feira é guerra!” nas arquibancadas no domingo, visando a decisão da Libertadores.
— Vou com a torcida: quarta é guerra. Não tem tática e técnica. É guerra e jogar para vencer — Lyanco
O goleiro Everson, que já tem muito mais história pelo clube e viveu alguns momentos marcantes, como o Brasileiro, a Supercopa e o Mineiro citados por Hulk, quer fazer mais ainda, e conta com o apoio do torcedor.
— Nós jogadores acompanhamos a nossa referência, que junto com o clube falou dessa história de 2013, 2014 e 2021. A história do Atlético e desse elenco, que passou por momentos adversos e conseguiu reverter. Esse é o espírito do vestiário, acreditamos tanto quanto os torcedores que somos capazes de reverter esse resultado — disse Everson
Everson ainda completou falando da importância de “recuperar a sinergia de 2013”, entre time e torcida, e que é importante que o torcedor saiba que os jogadores vão fazer de tudo pela classificação.