Copa América

Seleção peruana é mais eficiente e derrota uma Colômbia limitada em Goiânia

Depois da derrota recente nas Eliminatórias, a seleção peruana deu o troco na Copa América

Ainda no começo de junho, a seleção peruana tinha tomado uma sapatada contra a Colômbia em Lima. Pelas Eliminatórias, os Cafeteros fizeram 3 a 0 no Estádio Nacional. O troco da equipe de Ricardo Gareca ficaria para a Copa América, numa atuação bem mais eficiente dos peruanos no reencontro com os colombianos neste domingo. Em Goiânia, a Colômbia teria um domínio estéril da posse de bola e acabaria sofrendo a derrota. Os gols no começo de cada tempo acabariam sendo decisivos ao Peru, que venceu por 2 a 1 e conquistou seu primeiro triunfo no Grupo B, após a goleada sofrida diante do Brasil na estreia.

A Colômbia até parecia capaz de abrir o placar, criando boas chances nos primeiros 15 minutos. Mesmo que o Peru ficasse mais no ataque, os Cafeteros contra-atacavam com perigo. Duván Zapata testaria Pedro Gallese, Juan Guillermo Cuadrado finalizou raspando a trave e Miguel Borja seria travado. Já aos 17, a Blanquirroja abriu o placar e moldou o jogo a seu favor. Yoshimar Yotún arriscou de fora da área e carimbou a trave. Com a sobra viva na área, Sergio Peña emendaria o rebote para dentro.

Com a vantagem, o jogo se inverteu. Os peruanos puderam se segurar um pouco mais na sequência do primeiro tempo, permanecendo na defesa. Os colombianos ocupavam o campo de ataque, mas não apresentavam grande criatividade. Miguel Borja era um raro destaque, mas a atuação dos Cafeteros pouco animava, sem que muitas finalizações surgissem.

Na volta ao segundo tempo, a Colômbia conseguiu imprimir um ritmo mais forte e ganharia um pênalti logo de cara. Lançado em velocidade, Borja acabou derrubado por Gallese. O próprio atacante assumiu a cobrança e decretou o empate aos sete minutos. O atacante ainda teria um bom lance, ao abrir o espaço e bater para fora. Reinaldo Rueda tentou aproveitar o momento e trocou Zapata por Luis Muriel na linha de frente. Todavia, a desatenção na bola parada custaria caro aos Cafeteros.

O Peru retomou a vantagem logo aos 20 minutos. Christian Cueva cobrou um escanteio venenoso e a bola desviou em Yerry Mina, acabando dentro da meta. David Ospina ainda tentou salvar em cima da linha, sem sucesso. A partir de então, a urgência voltava a ser da Colômbia. Borja continuava comandando as principais oportunidades de sua equipe, mas na melhor delas sua cabeçada acabaria barrado por Gallese. Porém, com o passar dos minutos, os colombianos perderam forças. Não conseguiriam exercer uma pressão tão contundente até o fim. Somente nos acréscimos houve um abafa maior, mas a defesa peruana conseguiu se safar.

A seleção peruana soma os primeiros três pontos na Copa América. Está emparelhada com a Colômbia, também com três pontos. O Brasil, já classificado, lidera com seis. Mais abaixo, a Venezuela tem dois pontos e o Equador soma um ponto. Na próxima rodada, os colombianos encaram os brasileiros e os peruanos desafiam os equatorianos.

<iframe width="100%" height="580" src="https://www.sofascore.com/pt/evento/8516458/formacoes/inserir" frameborder="0" scrolling="no" style="max-width: 770px"></iframe>    <div style="font-size:12px;font-family:Arial,sans-serif"><a href="https://www.sofascore.com/pt/colombia-peru/PVbsvWb" target="_blank" rel="noopener">Placar ao Vivo Colombia - Peru</a></div>

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo