Copa América

Paraguai derrota o Chile num jogo sonolento e elimina a Bolívia com uma rodada de antecedência no Grupo A

Paraguai aproveitou as parcas oportunidades num jogo de raríssimas emoções e escapou de pegar o Brasil

O Paraguai conquistou sua segunda vitória nesta Copa América e fechou os classificados no Grupo A da competição continental. Não foi uma partida de encher os olhos no Estádio Mané Garrincha, bem longe disso, mas a Albirroja se mostrou efetiva e derrotou um modorrento Chile por 2 a 0. O primeiro tempo superior permitiu que os paraguaios saíssem em vantagem e um pênalti no início da segunda etapa fechou a conta, sem muitos sinais de reação dos chilenos. Com isso, mesmo ainda faltando uma rodada, a Bolívia acaba como a equipe eliminada na chave.

O começo do jogo seria travado e sem um domínio claro. O Paraguai cresceria um pouco mais a partir dos 15 minutos, primeiro num cruzamento fechado de Alberto Espínola que Claudio Bravo precisou salvar. Mesmo assim, a intensidade dos guaranis era baixa em busca da definição. O gol saiu aos 35, numa rara oportunidade em cobrança de escanteio. Miguel Almirón cruzou e Braian Samudio completou de cabeça no segundo pau. E a vantagem não impediu a Albirroja de seguir ligeiramente melhor até o intervalo, ainda assustando com Carlos González em outro escanteio no qual Bravo não achou a bola.

O Chile voltou com Jean Meneses para o segundo tempo e oferecia uma nova postura, mas acabou cedendo o segundo gol logo cedo. Gary Medel cometeu pênalti sobre González e, na cobrança, Almirón deslocou Bravo para balançar as redes aos 13. A partir de então, a necessidade maior era dos chilenos, que dominavam a posse de bola e pouco faziam para furar a marcação do Paraguai. Era um domínio improdutivo da Roja, que sequer forçaria o goleiro Antony Silva. Foi uma segunda etapa pobríssima, em que a equipe de Martín Lasarte teve quase 80% de posse de bola e finalizou míseras quatro vezes, duas delas bloqueadas.

Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai são os classificados no Grupo A da Copa América, com a Bolívia se despedindo do torneio. Os paraguaios ocupam a segunda colocação com seis pontos, enquanto os chilenos encerram sua participação com cinco, em terceiro. Na última rodada, o Paraguai encara o Uruguai, que precisa pelo menos do empate para ultrapassar o Chile, de folga, e evitar o Brasil nos mata-matas.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo