Copa América 2024

Destaque em classificação da Colômbia, Luis Díaz garante feito inédito na Copa América

De pênalti, atacante abriu os caminhos para a seleção colombiana vencer a Costa Rica no Arizona

A Colômbia está classificada para as quartas de final da Copa América 2024. Nesta sexta-feira (28), os Cafeteiros venceram a Costa Rica por 3 a 0, no State Farm Stadium, e asseguraram vaga no mata-mata com uma rodada de antecedência.

Principal referência técnica da seleção colombiana, Luis Díaz marcou o primeiro gol do triunfo e fez história. Com o tento, o camisa 7 se juntou a Darwin Núñez — que também balançou as redes na segunda rodada — e alcançou feito inédito.

Esta é a primeira vez que dois jogadores do Liverpool marcam em uma mesma edição de Copa América. Entre 2007 e 2021, Luis Suárez (Uruguai), Roberto Firmino (Brasil), Philippe Coutinho (Brasil) e Javier Mascherano (Argentina) balançaram as redes, mas nunca no mesmo ano.

Jogadores do Liverpool na história da Copa América

  • 2007: Javier Mascherano
  • 2011: Luis Suárez
  • 2016: Philippe Coutinho
  • 2019: Roberto Firmino
  • 2021: Roberto Firmino
  • 2024: Darwin Núñez e Luis Díaz

A dupla joga junto no Liverpool desde 2022. Luis Díaz foi contratado no início do ano, enquanto Darwin Núñez chegou em junho. O colombiano soma 98 jogos, 24 gols e 11 assistências pelos Reds. Já o uruguaio anotou 33 tentos e distribuiu 17 assistências em 96 partidas com a camisa do gigante inglês.

Como foi Colômbia x Costa Rica pela Copa América?

Como se não bastasse a superioridade técnica, a Colômbia ainda contou com apoio maciço dos fãs. Maioria no State Farm Stadium, a torcida colombiana pintou as arquibancadas de amarelo e empurrou sua seleção.

Apesar da atmosfera a favor, o time comandado por Néstor Lorenzo demorou a tomar as rédeas do jogo. A Costa Rica povoou sua intermediária, impôs marcação agressiva e neutralizou a ofensiva colombiana nos primeiros minutos. 

Aos poucos, entretanto, a Colômbia foi encontrando os espaços e criando boas situações de gol. Com 27′ no relógio, o goleiro Patrick Sequeira derrubou Córdoba na área, e o árbitro não titubeou. Pênalti. Luis Díaz cobrou no ângulo, com perfeição, e abriu o placar.

Jogadores da Colômbia comemoram gol de Luis Díaz
Jogadores colombianos comemoram gol de Luis Díaz (Foto: Icon Sport)

‘Brasileiros’ brilham em vitória colombiana

A seleção colombiana é uma das mais ‘brasileiras’ da Copa América. Afinal, quatro jogadores do plantel atuam no futebol canarinho — James Rodríguez (São Paulo), Jhon Arias (Fluminense), Richard Ríos (Palmeiras) e Rafael Borré (Internacional). Nesta sexta, dois deles brilharam.

Na etapa complementar, a configuração permaneceu a mesma — com a Colômbia controlando a posse de bola e propondo o jogo. Acuada, a Costa Rica não esboçava reação. O segundo gol parecia questão de tempo. E de fato ele não demorou a sair.

Em cobrança de escanteio perfeita de Jhon Arias, Davinson Sánchez subiu no segundo andar, testou consciente e venceu Sequeira. A partir daí, a porteira abriu. Praticamente no lance seguinte, James Rodríguez, de primeira, descolou passe açucarado e deixou Córdoba cara a cara com o goleiro. Frio, o atacante chutou cruzado e ampliou.

Jogos da terceira rodada do Grupo D

  • Brasil x Colômbia – 02/07 – 22h – Levi’s Stadium
  • Costa Rica x Paraguai – 02/07 – 22h – Q2 Stadium
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo