América do SulGames

Como Sampaoli quer usar o PlayStation para preparar o Chile para a Copa América

Todo mundo já sonhou em trabalhar jogando video-game, certo? É esse devaneio que Jorge Sampaoli quer implementar na seleção chilena. Mas a ideia não é montar um campeonatinho com os grandes clubes da Europa (ou equipes alternativas) e deixar os jogadores se divertirem. O técnico quer usar o PlayStation para demonstrar diversas situações de jogo virtualmente aos seus comandados.

LEIA MAIS: A recepção digna de campeões ressalta a grandeza do Chile de Sampaoli

Sampaoli pediu a um grupo de programadores chilenos, segundo o La Tercera, para fazer algumas modificações nos jogos e introduzir todas as informações que sua comissão técnica coletou sobre os adversários. Não basta, afinal, abrir o Fifa ou o PES. Com tudo pronto, o treinador senta ao lado do jogador, simula uma situação de partida (enfrentando um esquema 4-4-2, pressionando no 3-5-2, etc) e o deixa controlar a si mesmo na televisão. Passa orientações e corrige os eventuais erros de posicionamento.

“No começo, possivelmente (ou, digamos, provavelmente) os jogadores vão achar engraçado, mas depois essa interação vai permitir que ele erre antes da partida, e não durante. Em uma formação 3-5-2 com pressão, nos permitirá ver como nos movemos, como pressionamos. A interação me dará muitas informações”, disse ao La Tercera. E tem mais: “Nos permite trabalhar quando teoricamente não temos esse tempo”.

Porque, afinal, já que é tudo virtual, Sampaoli pode mandar Arturo Vidal, por exemplo, ligar o PlayStation e simular algumas jogadas, enquanto ele acompanha pela internet. Compensa um pouco a tradicional falta de tempo que os treinadores de seleção têm para preparar as suas equipes. Também contribui para a falta de interesse que a maioria dos atletas têm com palestras táticas, ilustrada por ocasionais cochilos e espiadas no celular.

A ideia de Sampaoli foi aprovada por Guardiola no último encontro entre os dois na Europa. O espanhol até recomendou que o colega patenteasse-a para ninguém roubá-la. O primeiro teste de fato será na Copa América. Se funcionar, e o Chile for campeão em casa, Sampaoli deve sair do estádio direto para um cartório.

A Copa América vem aí:

>>>> Prepare os seus bolsos, que já lançaram o álbum de figurinhas da Copa América

>>>> Seleção colombiana já sabe quais camisas vai vestir na Copa América

>>>> Seleção argentina aposta no simples em suas novas camisas para a Copa América

>>>> Aqui estão os grupos da Copa América 2015, e o Brasil reencontra a Colômbia

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo