América do SulSul-Americana

Com gol de Recoba, Nacional goleia Iquique e se classifica

O Nacional reverteu a desvantagem que tinha contra o Iquique, pela Copa Sul-Americana, e goleou o adversário para avançar. O time tricolor tinha perdido a primeira partida por 2 a 0 para o pouco expressivo time chileno, mas reverteu com uma goleada que garantiu a classificação. O jogo, porém, só teve a vaga definida nos últimos minutos.

Jogando em casa, no estádio Centenário, em Montevidéu, o Nacional conseguiu sair em vantagem logo no início. Aos seis minutos, Alex Rolín marcou de cabeça 1 a 0. O gol era insuficiente, então o time da casa tentou pressionar.

Ainda no primeiro tempo, Vicente Sánchez deixou o campo para a entrada do veterano astro Álvaro Recoba. E aos 46 minutos, já nos acréscimos da etapa inicial, Gonzalo Bueno marcou 2 a 0. O placar levava a disputa para os pênaltis, já que o Iquique venceu a primeira partida pelo mesmo placar.

Com todo o segundo tempo pela frente, o Nacional precisava de mais um gol para garantir a vaga no tempo normal. O time criou algumas chances de gol, mas não conseguia concretizar em gol. O gol que levou a torcida à loucura só veio aos 40 minutos. Em cobrança de falta, Álvaro Recoba marcou e colocou o Nacional com a mão na vaga, pela primeira vez na partida.

Nos últimos minutos, o Iquique precisava de um gol para seguir adiante – empataria no saldo de gols e avançaria pelo gol fora de casa -, mas o Nacional acabou aproveitando para marcar o quarto. Aos 47, Matias Vecino marcou e fechou a conta no Parque Nacional: 4 a 0 e classificação assegurada.

Com a classificação para a segunda fase, o Nacional espera o vencedor de LDU Loja, do Equador, e Monagas, da Venezuela, que se enfrentam nesta quarta-feira. Os quatorianos venceram o primeiro jogo por 2 a 0.

Aurora e Millonarios também garantem vaga

O Aurora garantiu a passagem à segunda fase da Sul-Americana com um empate fora de casa. Jogando contra o Cerro Largo, o time defendeu a vantagem de 2 a 1 construída em casa e ficou no 0 a 0. O time boliviano agora espera a definição do duelo entre León de Huánaco, do Peru, contra o Deportivo Quito, do Equador. A vantagem é dos equatorianos, que venceram o jogo de ida por 1 a 0.

Na Colômbia, o Millonarios venceu o Inti Gas, do Peru, por 3 a 0 e também se classificou. Os dois times tinham empatado por 0 a 0 na partida de ida. O adversário na próxima fase já está definido: é o Guaraní, do Paraguai, que passou pelo Oriente Petrolero na fase anterior.

Confira os jogos da semana na Copa Sul-Americana (placar agregado entre parênteses; asterisco indica o time classificado):

Terça, 14/ago
Cerro Largo-URU 0x0 (1×2) Aurora-BOL*
Nacional-URU* 4×0 (4×2) Deportes Iquique-CHI
Millonarios-COL* 3×0 (3x) Inti Gas-PER

Quarta, 15/ago
Envigado-COL x Unión Comercio-PER
LDU Loja-QUE x Monagas-VEM

Quinta, 16/ago
Universitario-BOL x Liverpool-URU
Deportivo Lara-EQU x Deportivo Tolima-COL

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo