Chile expulsa jogador da seleção por motivo linguístico
Ben Brereton Díaz foi cortado da convocação do Chile por Ricardo Gareca para os próximos amistosos devido às barreiras linguísticas
Enquanto a Copa América não começa, o Chile quer usar essa data Fifa como última preparação do elenco para o torneio que será realizado nos Estados Unidos entre junho e julho. Em meio a esse cenário, Ricardo Gareca divulgou sua lista de convocados na última semana para os amistosos contra Albânia e França. Contudo, a ausência de um jogador chamou a atenção em La Roja.
Trata-se de Ben Brereton Díaz, que pertence ao Villarreal, mas está emprestado ao Sheffield United desde janeiro para o restante da temporada. O centroavante se tornou um xodós da seleção chilena na última Copa América, disputada no Brasil, em 2022. Entretanto, o atleta de 24 anos não foi chamado por Gareca devido um motivo inusitado: as barreiras linguísticas.
Chile manager Ricardo Gareca on why he left Ben Brereton-Díaz out of his squad:
“I would like him to learn Spanish. He has been called up for 2 years, he has had enough time to speak Spanish. Knowing Spanish is essential for communication on and off the field of play.” pic.twitter.com/xj3VnPI2hy
— Zach Lowy (@ZachLowy) March 9, 2024
Isso porque Brereton nasceu em Stoke-on-Trent, no Reino Unido, mas é filho de uma mãe chilena e um pai inglês. Devido sua árvore genealógica, o atacante vinha sendo chamado por La Roja nos últimos anos apesar de não ser fluente em espanhol. Por conta disso, o treinador do Chile “expulsou” o jogador da seleção até que ele aprenda o idioma para se comunicar com os companheiros de equipe e com a comissão técnica:
“Gostaria que ele (Ben Brereton Díaz) aprendesse espanhol, acho importante. Ele foi convocado para a Copa América há dois anos, teve tempo suficiente para [aprender a] falar espanhol. É algo que eu lhe disse pessoalmente, que gostaria que ele falasse espanhol. Considero essencial para a comunicação com companheiros de equipe, comigo, com a comissão técnica, com as pessoas [e] com a imprensa”.
A curiosa relação de Brereton com o Chile
Ben Brereton Díaz começou a se projetar para o futebol de elite quando se destacou com a camisa do Blackburn, na temporada 2020/21. À época, o atacante fez sete gols em 40 jogos na Championship. Antes disso, ele participou de várias competições de base com a seleção inglesa, inclusive sendo campeão europeu sub-19 como artilheiro. Então, como o Chile entrou na vida do atleta?
Segundo a BBC, um pesquisador atento percebeu a eligibilidade de Brereton à La Roja através do jogo Football Manager, levando em consideração as raízes chilenas de sua mãe. Em 2020, um olheiro da seleção do país captou o talento do centroavante na segunda divisão inglesa, indicando-o a Reinaldo Rueda, que até então era o treinador da seleção.
O ex-técnico do Chile entrou em contato pessoalmente com a família de Ben Brereton Díaz, tentando convencê-lo a jogar pelo país. Quem tem um papel fundamental nessa escolha do atacante foi a própria mãe, Andrea Díaz, que pediu para o filho vestir as cores de La Roja. Aqui vale ressaltar que, antes de ser convocado pela primeira vez, o atleta só pisou na nação sul-americana apenas uma vez na vida.
El mensaje de Ben Brereton tras disputar la Copa América con ??. @peloterosleague pic.twitter.com/3dVjc4e7mp
— PipeeRD⚡️ (@FrojasDavidson) July 4, 2021
Presente na Copa América 2021, Brereton disputou cinco jogos com a seleção chilena, sendo três como titular, quando marcou um gol e deu uma assistência na campanha que terminou nas quartas de final. De lá para cá, o centroavante vinha sendo chamado para defender La Roja nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Só que isso mudou com a chegada de Ricardo Gareca, em janeiro deste ano.
Gareca não pode mudar de ideia?
Por ora, Gareca expressa que a fluência no espanhol é um requisito de “agora” para Ben Brereton Díaz voltar a ser convocado pelo Chile. Por outro lado, o treinador garante que isso não é uma barreira para as demais listas. A postura do comandante de La Roja é que o atacante se aproxime mais da realidade do país, se conectando com os torcedores que defende dentro de campo.
Isso explica o cuidado pela língua espanhola, já que Ricardo Gareca reforça que se Brereton “estiver interessado” em atuar pela seleção chilena, então ele precisa aprender o idioma. Hoje no Sheffield, o centroavante espera que a volta para o Submarino Amarelo em LaLiga possa servir de trampolim para completar a missão imposta pelo treinador de La Roja. Resta saber se ele será lembrado na Copa América 2024.
Ben Brereton Diaz went to a classic for his Villarreal initiation song.
Clever boy. pic.twitter.com/OC8jLoZYLz
— HLTCO (@HLTCO) July 21, 2023