Argentina

Por que o Rosario Central ganhou um título argentino que, até ontem, não existia

Clube de Santa Fé foi declarado campeão anual do Campeonato Argentino, mesmo sem título estar previsto no regulamento do torneio

O Rosario Central recebeu nesta quinta-feira (20), o troféu de campeão da Liga de Futebol Argentino. O clube da província de Santa Fé conquistou a taça por ser a equipe melhor posicionada na tabela anual da competição, ou seja, a que soma os pontos das equipes tanto no Apertura quanto no Clausura.

No entanto, a decisão de dar um troféu ao Rosario Central chamou a atenção de todos os fãs de futebol — até mesmo dos argentinos. Isso porque essa premiação não estava no regulamento do torneio.

‘O sonho do Di Maria era sair campeão dentro de uma kombi?’ – usuário no X, ex-Twitter

O troféu de campeão da Liga de Futebol Argentino não existe no regulamento inicial da competição, que diz que por ano são apenas duas taças: A do campeão do Apertura, conquistada pelo Platense, em junho de 2025, e a do Clausura, que conhecerá seu campeão no dia 13 de dezembro.

Com isso, a decisão de premiar o clube, que agora tem o craque Angel Di Maria como seu principal jogador, pegou a todos de surpresa, até mesmo os diretores dos Canallas. Em entrevista, o presidente da equipe, Gonzalo Belloso, afirmou que a decisão de dar um troféu ao campeão anual estava sendo discutida há um tempo, mas só agora o martelo havia sido batido em definitivo.

A decisão foi tão controversa que nem uma cerimônia de premiação aconteceu. Nesta quinta, dirigentes do Central, acompanhados de Di Maria, foram até a sede da AFA, em Buenos Aires, para buscar o troféu conquistado. A foto “oficial” com a taça aconteceu dentro de um automóvel e foi tirada pelo celular dos presentes.

— As equipes não podem descobrir o que estava em jogo depois que o campeonato em que participaram termina. Além disso, o torneio é em formato de copa, mas o troféu está listado como Liga — escreveu o jornalista Gastón Edul no X, em crítica ao troféu recebido pelo Rosario Central.

O Campeonato Argentino, a partir de 2025, voltou a ser disputado no formato de Apertura e Clausura, após em 2024 ter sido organizado em pontos corridos. Nesse novo modelo, os clubes são divididos em duas chaves e se enfrentam entre si. Os oito melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata, avançando até a grande final.

Presidente da AFA rebate críticas nas redes sociais

O troféu ao Rosario Central está longe de ser a única crítica de torcedores a gestão de Chiqui Tapia. O dirigente vem sendo alvo de muitas reclamações nos últimos dias, principalmente após a derrota do Moron para o Deportivo Madryn pela segunda divisão argentina. A arbitragem, responsabilidade da AFA, foi acusada de favorecer a equipe de Chubut, que supostamente teria ligações com o presidente Chiqui Tapia.

Além disso, o Huracán também reclamou bastante de um pênalti marcado para o Barracas Central na última rodada da fase inicial do Clausura. O gol marcado pelo clube que um dia já foi presidido por Tapia, deixou o Globo de fora do mata-mata e classificou o adversário.

Nesta quinta-feira (20), Javier Tebas, presidente de La Liga, esteve presente no Olé Summit, evento organizado pelo “Diário Olé”, e fez duras críticas ao futebol argentino, que rapidamente foram rebatidas pelo presidente Chiqui Tapia nas redes sociais.

— Nosso torneio não é uma liga para poucos: é popular, competitivo e promove o desenvolvimento de novos talentos. Subestimá-lo é ignorar nossa história e a contribuição que damos ao futebol mundial. O que podemos esperar agora, se você já nos criticou até mesmo no Mundial de Clubes? — escreveu Tapia após Tebas afirmar que o torneio argentino tinha tudo para ser potência e é uma pena que isso não ocorra.

— Somos a Liga dos Campeões Mundiais e não aceitamos desqualificações daqueles que deveriam promover o respeito entre as instituições — completou.

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo