ArgentinaEliminatórias da Copa

Com Inter Miami quase eliminado na MLS, Messi é convocado pela Argentina mesmo machucado

Capitão dos campeões do mundo, a Argentina convoca Messi, mesmo com o jogador sem atuar pelo Inter Miami por lesão — e precisando dele mais do que nunca

O técnico Lionel Scaloni anunciou nesta quinta-feira (5) a convocação da seleção argentina para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo em outubro. A albiceleste enfrentará Paraguai, em Buenos Aires, e Peru, em Lima. Ele foi chamado mesmo estando lesionado no Inter Miami e fora dos últimos jogos da equipe.

A lista de Scaloni tem 34 convocados, dos quais 28 fazem parte da seleção principal e outros seis estarão sob as ordens de Javier Mascherano, que dirige a seleção sub-20. A presença de Lionel Messi era uma dúvida, justamente pela lesão que o craque enfrenta. Apesar das dúvidas, ele foi chamado e viajará ao país para se unir ao grupo e fazer os treinamentos junto à equipe.

Segundo Gerardo Martino, técnico argentino do Inter Miami, Messi respondeu bem ao tratamento de uma lesão que o obrigou a deixar o campo contra o Equador, na última rodada das Eliminatórias, e acabou afetando seus jogos pelo Inter Miami.

Situação do Inter Miami na MLS é um problema

Messi jogou apenas uma partida depois daquele jogo pela Argentina contra o Equador, que aconteceu no dia 7 de setembro. O camisa 10 ficou fora do jogo contra a Bolívia, ainda naquela data Fifa.

O jogador voltou ao clube dos Estados Unidos e parecia ter condições de jogar. O argentino foi a campo no dia 20 de setembro, em jogo do Inter Miami contra o Toronto. Messi precisou sair ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, e não jogou mais.

Sem Messi, o Inter Miami empatou com o Orlando City, perdeu a final da Us Opem Cup contra o Houston Dynamo, empatou com o New York City e foi goleado pelo Chicago Fire. Ainda restam três jogos da fase regular da MLS e a classificação do time aos playoffs, agora, é muito improvável.

O Inter Miami enfrenta o Cincinnati neste fim de semana, no sábado (7), em casa. O Cincinnati é o melhor time da MLS e garantiu, com antecipação, o chamado Supporter’s Shield, título de melhor time da temporada regular, que já vale vaga para a Concacaf Champions Cup da próxima temporada.

Depois, o Inter Miami enfrenta duas vezes o Charlotte, nos dias 18 e 21 de outubro. Este primeiro jogo contra Charlotte é o maior problema, porque a Argentina joga no dia 17 de outubro o seu segundo jogo da Data Fifa contra o Peru. Seria impossível Messi estar em campo pelo clube se ele jogar pela seleção contra o Peru.

O que pode mudar isso é se o Inter Miami não conseguir vencer no fim de semana contra o Cincinnati. Considerando que é um time melhor, o normal seria a equipe de Messi não conseguir a vitória, especialmente se o argentino não estiver em condições de jogar. Caso o Inter Miami não vença, o problema está resolvido: o time estará eliminado e Messi pode jogar pela seleção, sem problemas.

Caso o Inter Miami vença e ainda tenha chance de classificação, já que depende também de outros resultados, é possível que Messi fique fora do segundo jogo para poder atuar pelo clube. Será uma questão a ser resolvida em cima da hora.

Cinco campeões mundiais ausentes e novidades

Há desfalques na relação de convocados. Um dos principais é Ángel Di Maria, que sofreu uma lesão em jogo do Benfica na Champions League. Lisandro Martínez, zagueiro do Manchester United, deve ser operado novamente por uma lesão no metatarso, sofrido ainda em abril. Deve ficar fora por três meses.

Outros desfalques são Gerónimo Rulli, goleiro, e Ángel Correa, atacante, além de Alejandro Gómez, que estava sem clube e só recentemente fechou com o Monza e, assim, foi deixado de fora. Esta convocação também marca o retorno de outros dois campeões que não estiveram na última data Fifa: Marcos Acuña, lateral do Sevilla, e Paulo Dybala, da Roma. Com isso, são 21 campeões do mundo de 26 que estavam no Catar.

Há também a presença de Giovani Lo Celso, que não foi à Copa por lesão, além de Lucas Ocampos, em ótima fase pelo Sevilla. Lucas Martinez Quarta volta à lista no lugar de Marcos Senesi.

Há jogadores que serão observados por Mascherano, pensando no pré-olímpico: Marco Pellegrino, zagueiro do Milan, Carlos Alcaraz, meio-campista de 20 anos do Southampton, Thiago Almada, campeão do mundo do Atlanta United, Lucas Esquivel, do Athletico Paranaense, Bruno Zapelli, também do Atlético Paranaense, estão na lista para serem observados com este fim, de olho em Paris-2024.

Confira a lista de convocados da Argentina:

Goleiros: Emiliano Martínez (Aston Villa), Franco Armani (River Plate), Juan Musso (Atalanta), Walter Benítez (PSV Eindhoven)

Defensores: Juan Foyth (Villarreal), Gonzalo Montiel (Nottingham Forest), Nahuel Molina (Atlético de Madrid), Germán Pezzella (Real Betis), Cristian Romero (Tottenham), Lucas Martínez Quarta (Fiorentina), Nicolás Otamendi (Benfica), Marco Pellegrino (Milan)*, Marcos Acuña (Sevilla), Nicolás Tagliafico (Olympique de Lyon), Lucas Esquivel (Athletico Paranaense)

Meio-campistas: Leandro Paredes (Roma), Guido Rodríguez (Betis), Enzo Fernández (Chelsea), Rodrigo De Paul (Atlético de Madrid), Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen), Carlos Alcaraz (Southampton), Giovani Lo Celso (Tottenham), Alexis Mac Allister (Liverpool), Thiago Almada (Atlanta United)*, Bruno Zapelli (Athletico Paranaense)*, Paulo Dybala (Roma)

Atacantes: Lionel Messi (Inter Miami), Julián Álvarez (Manchester City), Lautaro Martínez (Inter de Milão), Facundo Farías (Inter Miami)*, Lucas Beltrán (Fiorentina), Alejandro Garnacho (Manchester United), Nicolás González (Fiorentina), Lucas Ocampos (Sevilla)

*Jogadores que estarão no time sub-23 comandado por Javier Mascherano

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo