Camisa 10, ex-Athletico e mais: Quem é o jovem brasileiro que estreou pelo River Plate
Giorgio Costantini, cria da base dos Millonarios, ganhou seu primeiro jogo em solo argentino

A magra vitória do River Plate sobre o Atlético Tucumán no último domingo (9), além de amenizar a pressão em Marcelo Gallardo após dois tropeços, também ficou marcada pela estreia de um brasileiro com a camisa do gigante argentino.
Giorgio Costantini jogou pela primeira vez como profissional no Monumental de Núñez ao entrar aos 50 minutos do segundo tempo. O meia teve apenas 60 segundos em campo e três toques na bola, mas já valeu a experiência para um jogador de apenas 18 anos.
O jovem canhoto foi apenas o oitavo brasileiro a defender os Millonarios e conta com uma trajetória pouco provável, quase inédita, de um atleta formado parte no Brasil e parte na Argentina.
Como Giorgio Costantini chegou ao River Plate?

Nascido e criado em Curitiba, Costantini se formou como jogador no Athletico Paranaense, defendendo o clube entre 12 e 17 anos.
O meia saiu da equipe brasileira e ficou um tempo apenas treinando quando, “do nada” (como definiu em entrevista ao portal “ge”) apareceu o convite para o River no meio de 2023. Naquele momento, ele estava se preparando para tentar uma chance na Europa.
— Foi do nada. Eu já tinha saído do Athletico e estava treinando sozinho. Apareceu a oportunidade de fazer teste. Eu vim, passei e fiquei — disse o jovem ao “ge”.
— Vim pra Argentina só para o teste. Eu estava me preparando para ir à Europa, mas meus tios me ligaram falando que tinham conseguido um teste aqui [no River Plate], e eu falei bora — reiterou em entrevista ao canal do Cartolouco, no YouTube.
O brasileiro ganhou seu espaço no time de Buenos Aires e até virou camisa 10. No período, ele conquistou a Copa Proyección, em dezembro do ano passado. No último mês, o jogador foi relacionado pela primeira vez para o time principal por Gallardo, ficando no banco na vitória sobre o Lanús.
Entre as referências de Costantini, capaz de ser meia atacante e primeiro e segundo volante, estão Enzo Fernández, formado nos Millonarios, e Bruno Guimarães, revelado pelo CAP.
— Me espelho muito em um jogador que também saiu do River, o Enzo Fernández. Eu gosto muito dele. Bruno Guimarães, que saiu do Athletico e joga no Newcastle, é uma referência para mim também, joga na mesma posição — contou ao canal “ESPN”.
Ver no Threads
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Paixão pelo futebol está na família do meia brasileiro
Mãe natural de Córdoba e pai criado na Argentina, Giorgio nasceu em uma casa que falava espanhol e sua adaptação na Argentina não foi difícil. Ser jogador parecia um caminho natural pela influência de toda família, fanática por futebol e principalmente pelo River.
Entre os principais entusiastas pelo esporte na família estão o pai de Giorgio, Alessandro Costantini, e o avô, Costantino Costantini, nascido na Argentina, mas vivendo em Curitiba dos anos 70 e conhecido por ser o cardiologista que operou o o ex-atacante Washington, o “Coração Valente”, em 2003.
O irmão do meia do River também é jogador: Facundo Costantini passou pelas bases de Coritiba, São Paulo, Orlando City e Marítimo e atualmente joga pelo AEL Limassol, do Chipre.