ArgentinaItália

Este é o troféu que será entregue ao vencedor de Argentina x Itália em Wembley

A partida entre os campeões da Copa América e da Eurocopa será realizada nesta quarta-feira

O troféu Copa dos Campeões Conmebol-Uefa, como as entidades chamam o prêmio que será entregue ao vencedor da terceira edição do duelo entre campeões da Copa América e da Eurocopa, marcado para esta quarta-feira entre Argentina e Itália em Wembley, está de cara de nova.

A taça que pesa 8,5 kgf, com 45 centímetros de altura, feita de latão e revestida de prata, apareceu pela primeira vez em 1985, quando França e Uruguai disputaram a primeira edição deste torneio, vencida pelos franceses no Parque dos Príncipes.

Na real, ela não mudou tanto assim. Agora tem uma nova base com acabamento niquelado em cinza escuro “que ajuda a modernizar um troféu clássico, sem alterar sua sensação original”, segundo comunicado publicado no site das duas entidades. E o resto é meio igual.

A taça com a seleção francesa em 1985 (Foto: PASCAL GEORGE/AFP via Getty Images/One Football)

A Argentina quebrou jejum de 28 anos sem títulos ao derrotar o Brasil por 1 a 0 no Maracanã e conquistar a Copa América de 2021. Naquele mesmo ano, a Itália ganhou da Inglaterra nos pênaltis, também em Wembley, e conquistou a Euro 2020 – adiada por causa da pandemia

Além da vitória da França sobre os uruguaios, a Argentina derrotou a Dinamarca nos pênaltis, na segunda edição do torneio realizada em 1993 em Mar Del Plata.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo