Duelo na terceirona argentina é interrompido por tiroteio e treinador visitante é atingido no ombro
Mauricio Romero foi hospitalizado logo depois do jogo e se encontra em situação estável
Uma partida pela terceira divisão do Campeonato Argentino resultou em cenas de terror neste domingo e poderia ter se encerrado com uma tragédia. Huracán de las Heras e Ferro Carril de General Pico se enfrentavam em Mendoza quando, aos 34 do segundo tempo, os jogadores precisaram correr aos vestiários depois que um tiroteio se iniciou nas arquibancadas. E uma bala perdida acabou atingindo o ombro de Mauricio Romero, treinador do Ferro. O comandante se recupera de maneira estável, após ser hospitalizado.
Huracán e Ferro não são sequer rivais diretos na tabela, com o time de General Pico brigando para entrar na zona de acesso e os anfitriões de Las Heras fora da disputa. O Huracán vencia o duelo por 3 a 1 quando o incidente teve início nas arquibancadas, logo percebido por jogadores, árbitros e demais torcedores. Segundo relatos da imprensa local, os distúrbios começaram em um dos setores das arquibancadas e logo depois tiros foram direcionados da parte externa do estádio. Os jogadores tentaram se proteger, mas Romero foi atingido.
A partida acabaria suspensa depois disso. Os jogadores do Ferro de General Pico permaneceram nos vestiários, enquanto Mauricio Romero recebia os primeiros atendimentos antes de ser levado ao hospital. O clube se comprometeu a fazer um boletim de ocorrência e pediu medidas enérgicas dos dirigentes argentinos. “De uma vez por todas, nossos dirigentes devem tomar medidas exemplares, que nos permitam seguir acreditando neste nosso esporte”, salientou o clube da província de La Pampa.
O presidente do Huracán de Las Heras, Rafael Giardini, apresentou sua renúncia logo depois da partida. Já a polícia mendocina prendeu nove pessoas, incluindo o suspeito de realizar os disparos. Ainda não está claro o que iniciou a briga e se os jogadores do Ferro foram alvos do criminoso, embora a polícia indique uma disputa entre bairros na torcida local. A federação argentina se manifestou nesta segunda-feira, declarando seu repúdio e prometendo sanções. Não mencionou, entretanto, sua inação em relação à violência nos estádios do país.
E o medo não foi exclusivo da Argentina no final de semana. No domingo, um jogo pela divisão de acesso do Campeonato Carioca Sub-20 também registrou um tiroteio no Estádio Moacyrzão, em Macaé. O duelo entre Serra Macaense e Carapebus estava no segundo tempo, quando os tiros fora do estádio começaram e os jogadores precisaram se abrigar. O jogo realizado sem público também acabou suspenso e ninguém se feriu. Uma partida pelo Campeonato Carioca Feminino, que ocorreria depois no Moacyrzão, foi igualmente adiada Segundo a polícia militar, policiais entraram em confronto com criminosos numa comunidade próxima.
Mauricio Romero, DT de Ferro de General Pico, recibió un disparo en la hombro durante el partido contra Huracán Las Heras. Fue atendido en el vestuario y está fuera de peligro. 🙏
📹 Canal 3 de Santa Rosa, vía @InteriorFut pic.twitter.com/O37fsrugKM
— TNT Sports Argentina (@TNTSportsAR) October 31, 2021
VIDEO: Mauricio Romero (DT de @FerroDeLaPampa) recibió un disparo en la zona del hombro/axila
"Se encuentra en buen estado de salud" pudieron confirmar desde el club, luego de que fuera examinado por un médico pic.twitter.com/kddh2osqZD
— InfoPico 🇦🇷 (@infopico) October 31, 2021