Argentina

Apresentação do Apertura (II)

Apenas duas rodadas foram disputadas no Apertura. Então, ainda dá tempo de o leitor se atualizar a respeito dos outros 10 times do torneio. O Vélez, pelo jeito, tem tudo para conquistar seu segundo título argentino em 2009. Confira como estão as equipes:

Huracán

A perda do título do Clausura na última rodada está perto de completar dois meses, mas o torcedor do Huracán ainda lamenta. O momento, porém, é de pensar no Apertura, torneio em que o Globo irá sentir a falta de vários jogadores titulares que foram embora. Há duas semanas, aliás, falamos sobre o desmanche da equipe aqui na coluna. Na época, o clube ainda não havia perdido o meia De Federico, que agora faz parte do elenco do Corinthians. Isso diminui ainda mais as chances de o Huracán ser o dono do melhor ataque do torneio, como aconteceu no Clausura (35 gols). Um dos principais reforços é o lateral-direito Jerez, revelado pelo Boca e que foi vice-campeão do Apertura passado pelo Tigre.

Independiente

O Independiente terminou o Clausura de maneira lamentável: na 16ª. colocação e com a pior defesa (36 gols). Para piorar, o Rojo perdeu o atacante Montenegro para o América do México. No último torneio, ele foi o vice-artilheiro, ao lado de Fuertes, do Colón (12 gols cada). Acevedo, volante que estava no Metalist Kharkiv-UCR e que foi campeão do Clausura de 2007 pelo San Lorenzo, chegou para ajudar o técnico Gallego. Do San Lorenzo, chegam dois atletas que já passaram pelo clube: o goleiro Hilario Navarro e o atacante Silvera, campeão do Clausura 2007 junto com Acevedo e artilheiro do Apertura 2002 com a camisa do próprio Independiente. Inclusive, esse foi o último torneio argentino em que o time de Avellaneda foi o campeão.

Lanús

Apesar de não ser considerado grande, o Lanús vem realizando ótimas campanhas. Em 2007, foi campeão do Apertura – seu primeiro título argentino na era profissional. No ano seguinte, terminou em quarto lugar no mesmo torneio. A boa sequência continuou no último Clausura, quando o Granate foi o terceiro colocado, com a mesma pontuação do vice-campeão Huracán. Em relação às perdas para esta temporada, a principal foi a do atacante Sand, artilheiro dos dois últimos torneios nacionais. O jogador foi contratado pelo Al-Ain-EAU. Bossio, goleiro, e Valeri, meia, também foram embora. Seus atuais clubes são o Querétaro-MEX e o Porto-POR, respectivamente. Para a vaga de Sand, chegou o artilheiro da Libertadores 2005, Santiago Salcedo. No Clausura, o atacante defendeu o Newell’s. O meio-campo Pelletieri, campeão do Apertura 2007, voltou do AEK-GRE e vai vestir novamente a camisa da equipe onde iniciou sua carreira profissional.

Newell’s

Revelado pelo Newell’s, o defensor Spolli atuou pelos Leprosos entre 2005 e 2009. Agora chegou sua vez de jogar em outro clube: ele se transferiu para o Catania-ITA, onde terá a companhia de vários argentinos, como o goleiro Andújar (ex-Estudiantes), o zagueiro Matias Silvestre (ex-Boca) e o meio-campo Pablo Ledesma (ex-Boca). Pillud, companheiro de Spolli na defesa, também chamou a atenção do futebol europeu. O lateral-direito foi contratado pelo Espanyol-ESP. Campeão da Libertadores pelo Estudiantes, o meio-campo Sánchez Prette é o principal reforço do time de Rosario. Calma, torcedor do Newell’s: o atleta era um reserva que teve poucas chances de entrar em campo na competição. Todavia, ele pode colaborar com o Newell’s, 15° colocado no Clausura e 14° no ranking do rebaixamento na temporada passada.

Racing

Das equipes consideradas grandes, o Racing é o que está na fila por um título argentino há mais tempo. Desde o Apertura 2001 que a Academia não dá a volta olímpica. No Clausura deste ano, a campanha foi animadora: quinto lugar. Esta foi a melhor posição alcançada pelo Racing desde o Clausura 2005 (terceiro colocado). Ao mesmo tempo em que pensa em levantar o troféu, o técnico Caruso Lombardi pensa em fugir do rebaixamento, pois o Racing ficou duas posições acima da zona de repescagem na temporada passada. Cahais, zagueiro campeão mundial sub-20 de 2007, foi um dos contratados, apesar de ter sido rebaixado com o Gimnasia Jujuy na última temporada. Outro nome que podemos destacar é o de Rosano, volante vice-campeão pelo Tigre no Apertura 2008. Hoje no San Lorenzo, o goleiro Migliore é um dos que deixaram Avellaneda. Lombardi também perdeu o lateral-direito Franco Sosa para o Lorient-FRA e o volante Zuculini para o Hoffenheim-ALE.

River

Em janeiro, o River contratou o meia Gallardo, que estava no DC United-EUA e tem diversos títulos pelo clube de Nuñez. Hoje ele está com 33 anos de idade. Antes do Apertura, os Millonarios anunciaram mais dois atletas bastante experientes. Ambos têm 35 anos e muitas conquistas com a camisa do River, também: o volante Almeyda e o atacante Ortega. Mas não é só a idade da dupla que assusta. Almeyda estava defendendo o Fênix, da quarta divisão argentina, e Ortega vinha atuando pelo Independiente de Mendoza, da segunda. Para que a média de idade dos reforços não ficasse muito alta, chegou do Napoli-ITA o goleiro Nicolas Navarro, de 24 anos. Trata-se do primeiro goleiro estrangeiro da história do clube italiano. No ataque, o River não tem mais Falcao García, artilheiro da equipe no Clausura com oito gols. Seu destino foi o Porto-POR.

Rosario Central

A temporada 2008/9 foi terrível para o Rosario Central. Embora tenham terminado em décimo lugar, os Canallas tiveram que disputar a repescagem contra o Belgrano, pois ficaram na 17ª. posição no ranking do rebaixamento. Depois de ter salvo o Central, o técnico Miguel Angel Russo pediu demissão devido a divergências que tinha com a diretoria. Seu substituto é Ariel Cuffaro Russo, que já comandou a equipe em 2004 e 2005. Ele vinha trabalhando nas categorias de base. Sem nenhum reforço de destaque, o Central ainda perdeu o lateral-direito Pablo Alvarez (Catania-ITA), o lateral-esquerdo Pablo Lima (Vélez) e o experiente meia Kily González (San Lorenzo), campeão olímpico em 2004 e com participação na Copa do Mundo de 2002. Para o Xanthi-GRE, foi o artilheiro do time no Clausura. Estamos falando do volante Moreno y Fabianesi, autor de cinco gols.

San Lorenzo

Como já foi dito nesta coluna, o San Lorenzo contratou o goleiro Migliore (Racing) e o meia Kily González (Rosario Central). É interessante lembrar que González jogou com Simeone, atual técnico do Ciclón, na Copa do Mundo de 2002. Outro que desembarcou no San Lorenzo é o meia Leandro Romagnoli, revelado pelo clube e que estava no Sporting-POR. Em 2001, o jogador foi campeão mundial sub-20. Assim como os outros times, o San Lorenzo perdeu pelo menos um titular. O atacante Bergessio é um deles. Artilheiro da equipe no torneio passado com oito gols, ele se transferiu para o Saint-Étienne-FRA. Bergessio, no entanto, é apenas um de vários que foram embora. Fazem parte da lista também o goleiro Hilario Navarro (Independiente), o lateral-direito Adrian González (São Paulo), o volante Cristian Ledesma (Olympiacos-GRE), o meia Solari (Atlante-MEX) e o atacante Silvera (Independiente).

Tigre

Manzur já teve uma rápida passagem pelo Santos e disputou a Copa do Mundo de 2006 pelo Paraguai. Após ter defendido o Libertad-PAR no primeiro semestre deste ano, o zagueiro assinou contrato com o Tigre, vice-campeão do Apertura 2008. Sem falar nos já citados Jerez (Huracán) e Rosano (Racing), o Matador ainda viu as saídas do zagueiro Blengio (Atromitos-GRE) e do meio-campo Rusculleda (Al-Ahly-SAU).

Vélez

Por enquanto, somente dois times argentinos estão classificados para a Libertadores 2010: o Estudiantes, atual campeão da competição, e o Vélez, campeão do Clausura deste ano. Um dos pontos de mais destaque do Fortín na campanha vitoriosa foi sua defesa, a menos vazada do torneio, com 13 gols. Para a alegria do técnico Gareca, todos os titulares permaneceram no elenco. Pablo Lima, ex-Central, vai ter que lutar para ganhar uma vaga entre os 11. O mesmo serve para o atacante Rolando Zárate, que está de volta ao Vélez. Zárate foi artilheiro do Clausura 2004 e seu último clube foi o Barcelona-EQU.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo