Alemanha

Sedento por zagueiro, Bayern de Munique mira em destaque do Chelsea

A pedido de Kompany, clube bávaro prioriza miolo de zaga no mercado de transferências

Após confirmar Vicent Kompany como novo técnico, o Bayern de Munique traça estratégias na janela de transferências. A ideia, claro, é reforçar o plantel para retomar o protagonismo no futebol alemão em 2024/25.

Dito isso, os bávaros estão atentos ao mercado de zagueiros. Segundo o jornal britânico The Sun, o Gigante da Baviera tenta a contratação de Levi Colwill, do Chelsea, a pedido de Kompany.

A negociação, porém, não será nada fácil. Apesar do desejo de fazer caixa com a venda de jogadores — de olho no Fair Play Financeiro da Premier League — os Blues não veem com bons olhos a saída de Colwill.

O defensor evoluiu muito seu jogo desde que retornou de empréstimo do Brighton e, por isso, o clube londrino pretende mantê-lo no elenco.

Levi Colwill em ação pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

Qual é a vontade de Colwill?

Em virtude das boas atuações no Chelsea, Colwil passou a ser convocado por Gareth Southgate na Inglaterra. Contudo, depois de sofrer lesão no dedo do pé em março e ficar afastado dos gramados por dois meses, acabou perdendo espaço na seleção.

O zagueiro até se recuperou a tempo, mas não participará da Eurocopa por opção de Southgate.

Frustrado, Colwill quer dar a volta por cima e espantar a decepção. Segundo a imprensa inglesa, o defensor de 21 anos está animado para trabalhar com Enzo Marescae não vê a hora de começar a pré-temporada no Chelsea.

O treinador italiano deixou o Leicester para assumir o comando dos Blues. Seu início de trabalho em Cobham já tem data marcada: 1º de julho.

Carreira de Levi Colwill

Revelado na base do Chelsea, Levi Colwill passou por praticamente todas as categorias da seleção inglesa: desde a sub-16 até a principal.

O clube londrino logo percebeu o talento que tinha em mãos e, por isso, não queimou etapas. Na temporada 2021/22, Colwill foi emprestado ao Huddersfield Town, onde jogou a Championship. Ao todo, entrou em campo 32 vezes e marcou dois gols.

O bom desempenho na segunda divisão inglesa chamou atenção do Brighton, que o contratou por empréstimo em 2022/23. Em sua primeira temporada na Premier League, o zagueiro jogou como gente grande e mostrou ao Chelsea que estava pronto.

Colwill em ação pelo Brighton, na temporada 2022/23 (Foto: Icon Sport)

Atento às atuações de Colwill nos Seagulls, o time londrino foi convencido e chamou o jovem defensor para integrar o elenco da temporada 2023/24. Titular de Mauricio Pochettino, o camisa 26 esbanjou segurança e regularidade no miolo de zaga do Chelsea e caiu nas graças da torcida.

Números de Colwill em 2023/24
– 32 jogos
– 1 gol
– 1 assistência

Jonathan Tah: a primeira opção do Bayern

O Bayern de Munique já deu indícios que fortalecer o miolo de zaga é sua grande prioridade nesta janela de verão. Antes de contactar o Chelsea por Colwill, a equipe da Baviera acionou seu principal alvo: Jonathan Tah, do Bayer Leverkusen.

O clube de Munique deu passo importante para fechar com Tah na última segunda-feira (10). De acordo com a Sky Sports Alemanha, o zagueiro do Leverkusen já aceitou a proposta dos bávaros e está convencido de que a mudança de ares fará bem a sua carreira.

Todavia, apesar do acerto entre Bayern e Tah, o Leverkusen ainda não deu o aval para o negócio. O atual campeão alemão diverge dos bávaros no valor a ser pago pela transferência, e as tratativas estão estagnadas.

Desde 2015 no Leverkusen, Tah soma mais de 350 partidas pelo clube. Homem de confiança de Xabi Alonso, o defensor de 28 anos foi um dos principais destaques da equipe na última temporada — a melhor da história da instituição — que terminou com título da Bundesliga e Copa da Alemanha.

Jonathan Tah na Bundesliga 2023/24

    • Partidas: 31 (30 como titular)
    • Gols: 4
    • Assistências: 1
    • Jogos sem sofrer gols: 12
    • Bolas recuperadas por partida: 5,2
    • Cortes por jogo: 3,1 — 1º do time
    • Passes certo por partida: 66,7 (95%) — 3º melhor do time
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo