Alemanha

Todos querem Xabi Alonso, mas ele quer ir a algum lugar?

O comandante do Bayer Leverkusen, a sensação da temporada europeia, Xabi Alonso foi apontado como alvo de diferentes clubes

Real Madrid, Liverpool, Bayern de Munique, Tottenham… Esses nem são todos os clubes que nos últimos meses tiveram interesse em contratar Xabi Alonso para ser o técnico – com muita razão. O espanhol assumiu, em outubro de 2022, um Bayer Leverkusen aos frangalhos, na luta contra o rebaixamento, e levou a equipe à sexta colocação da Bundesliga, além de cair apenas nas semifinais da Europa League. Nesta temporada, um trabalho que já era ótimo, mostrou que tinha margem para evoluir, e o time está invicto em 21 partidas de 2023/24, é o líder do Campeonato Alemão, está classificado às oitavas de final da Liga Europa e às quartas da Copa da Alemanha.

Todos veem o ótimo trabalho do jovem treinador, todos querem que replique a qualidade em suas respectivas equipes. Mas o que Xabi pensa disso? Ao jornal inglês The Guardian, o comandante do Leverkusen deixou claro que não se deixará influenciar, ser apressado ou pressionado por ninguém – mesmo que seja o interesse do Real Madrid, clube que foi ídolo e deve ter o cargo de técnico vago a partir da saída de Carlo Ancelotti.

Depende se você quer ser pressionado a tomar as decisões de outras pessoas ou se quer tomar suas próprias decisões. E até agora fui claro. Tomarei minhas próprias decisões quando sentir que é o momento certo para qualquer coisa. Então isso vai acontecer com certeza.

A curta carreira de Xabi Alonso como técnico, que teve um trabalho no time B da Real Sociedad antes de chegar à Alemanha, não teve um “grande plano” por trás. Alonso queria apenas não ter pressa para trabalhar à beira do campo e, para chegar ao Leverkusen, também tratou de tomar as próprias decisões.

– [Quando quis ser técnico] não queria que fosse lançada muito rapidamente. Depois disso é um pouco de intuição, uma conexão com o momento certo no lugar certo – disse o espanhol.

Em novembro de 2021, ainda quando estava na Sociedad, conviveu com o interesse de outro clube alemão, o Borussia Mönchengladbach, além do gigante Bayern monitorar sua situação. Ainda ao periódico inglês, Xabi Alonso citou novamente a importância de confiar no projeto que fosse apresentado (talvez uma indireta aos interesses anteriores?).

– Anteriormente eu tinha outras possibilidades, mas não via isso com clareza. É por isso que eu não queria ir a lugar nenhum onde não estivesse convencido. Aproveitei esta oportunidade e estou muito satisfeito por o Leverkusen me ter dado essa oportunidade. Agora que estamos aqui, não planejo muito [a partir daí], para ser honesto – detalhou.

No momento, não dá para saber o futuro de Xabi Alonso. O contrato com o Leverkusen vai até o fim da temporada de 2025/26, mas é improvável permanecer no clube até lá. O que sabemos é que quem o contratar terá um treinador de excelência no comando, de jogo ofensivo, corajoso, dinâmico e muito seguro defensivamente.

Alonso fala de chegada ao Leverkusen: “não me deram expectativas”

Quando Xabi Alonso assumiu o Bayer, encontrou uma equipe na beira da zona de rebaixamento, que só tinha duas vitórias e somava 16 gols sofridos em oito rodadas. A diretoria não o propôs uma meta sobre posição na tabela nem nada, o objetivo era só um: melhorar.

– Achei que havia um grande potencial [quando assumi]. Não me deram expectativas de precisar se classificar para competições europeias. O momento era: precisamos melhorar. Não sabíamos se ´o objetivo] seria o 10º lugar, chegar à Europa – revelou.

Mesmo estreando com um ótimo 4 x 0, o Leverkusen passou as seis partidas seguintes sem vencer, incluindo uma dolorida goleada de 5 x 1, em casa, para o Eintracht Frankfurt. Ele detalhou como, inicialmente, tentou fazer o básico, dando um jeito na frágil defesa. O hoje time extremamente ofensivo, competitivo e intenso, veio depois.

– No início os resultados não foram os melhores, mas tive a sensação que grande parte do grupo estava empenhada em mudar as coisas, principalmente na parte defensiva. Naquele momento tivemos muitos problemas, não estávamos muito sólidos e colocamos muito foco nisso, mais do que no nosso estilo de controle e posse de bola. Esses não foram os princípios nos quais começamos a trabalhar há um ano. Começamos pelo básico e a partir daí passamos a ser competitivos, mais do que controladores – finalizou Xabi Alonso.

Os números do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso na temporada 2023/24

  • 21 jogos, 19 vitórias e 2 empates;
  • 68 gols marcados (média de 3,23 por jogo) e 16 sofridos;
  • Líder da Bundesliga com 35 pontos (11 vitórias e 2 empates);
  • Líder do grupo H da Liga Europa com 15 pontos (5 vitórias) e já classificado às oitavas de final;
  • Classificado às quartas da Copa da Alemanha após eliminar Sandhausen (5 x 2) e Paderborn (3 x 1).
Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo