Tuchel: “Com estes jogadores, você é candidato a todos os títulos”
Apresentado como substituto de Julian Nagelsmann, Tuchel falou sobre o orgulho de comandar o maior da Alemanha

Thomas Tuchel achou que continuaria a sua carreira no exterior, mas não resistiu ao convite do Bayern de Munique para voltar à Alemanha e trabalhar na cidade onde mora a sua família. Em sua entrevista de apresentação como sucessor de Julian Nagelsmann, prometeu mudanças pequenas no sistema da equipe e que brigará por todos os títulos possíveis. Os bávaros estão um ponto atrás do Borussia Dortmund no Campeonato Alemão, enfrentam o Freiburg nas quartas de final da Copa da Alemanha e o Manchester City nessa mesma fase na Champions League.
A troca foi anunciada na última sexta-feira. A atuação contra o Bayer Leverkusen no último domingo foi muito criticada pela cúpula de futebol do Bayern de Munique. A análise feita pelo CEO, Oliver Kahn, e o diretor esportivo, Hasan Salihamidžić, concluiu que a equipe não estava evoluindo como se esperava e que os objetivos tanto para esta quanto para a próxima temporada estavam em risco. E também surgiram relatos de rusgas entre jogadores e Nagelsmann.
“É uma honra ser abordado pelo Bayern de Munique. Agradeço a confiança de Oliver Kahn, Hasan Salihamidžić, Herbert Rainer e Uli Hoeness. Quando você trabalha no exterior por um tempo, fica ainda mais ciente da importância do Bayern. O DNA do clube envolve comprometimento. O Bayern é sobre vencer, sobre a maneira de vencer. O time é um dos mais talentosos e melhores da Europa. Estou ansioso para trabalhar com este time. Você é candidato a todos os troféus com esses jogadores. É também um grande comprometimento”, disse.
Quantos títulos Tuchel conseguirá disputar pelo Bayern de Munique ficará claro imediatamente: ele estreia contra o Borussia Dortmund, pela Bundesliga, enfrenta o Freiburg pela copa nacional e pouco depois começa o duelo com Pep Guardiola na Champions.”Grandes mudanças no sistema não são necessárias. Nos detalhes, sim. Se você assina com o Bayern, é sobre ganhar o máximo de títulos possível. Na verdade, presumi que continuaria minha carreira no exterior. Em última análise, claro, também foi por um motivo pessoal, para estar perto dos meus filhos, minha família, para trabalhar no estado onde nasci”, acrescentou.
O Bayern pensou em contratar Tuchel em 2018, mas, enquanto esperava uma decisão de Jupp Heynckes e tentava chegar a um consenso internamente, ele acabou acertando com o PSG. Dessa vez, não quis correr o mesmo risco e operou rapidamente para garantir os serviços do técnico que foi demitido ano passado, após levar o Chelsea à final da Champions League, porque sentia que os seus objetivos estavam começando a escapar.
“Também nos perguntamos: de onde vêm tantas flutuações de desempenho? Li que seria uma resposta de pânico. Não tem nada a ver com pânico. Se isso tivesse sido uma decisão baseada na emoção, nós a teríamos tomado na segunda-feira. Temos agora uma das melhores equipes da Europa e, no entanto, a continuidade não melhorou muito. Como consideramos que nossos objetivos para esta temporada, mas também para a próxima, estavam em risco, acabamos chegando à conclusão de que deveríamos dispensar Julian”, disse Oliver Kahn.
“Ele entendeu. Temos pensamentos semelhantes em muitas áreas. Os últimos dias foram difíceis para todos nós. Houve uma ou duas noites que não dormi bem. Julian é um excelente treinador, sempre nos demos bem pessoalmente e trabalhamos bem juntos. Temos o dever de garantir o sucesso esportivo”, completou.