Alemães protestam contra mudanças em estádios

O Plano de Experiência de Segurança nos Estádios, lançado pela Liga Alemã de Futebol (DFL), não foi bem aceito pelos torcedores do país. Na última rodada da Bundesliga, as partidas realizadas em Dortmund, Hannover, Hamburgo e Frankfurt permaneceram com as arquibancadas em silêncio durante 12 minutos e 12 segundos, em protesto contra as medidas.
Entre as propostas feitas pela DFL está a extinção dos lugares em pé nos estádios e a redução de ingressos destinados às torcidas visitantes, que atualmente é de 10% da capacidade total. Os clubes das três principais divisões do país têm até o dia 12 de dezembro para votar no plano.
“Eles querem usar esse tempo simbólico, de 12 minutos e 12 segundos, para mandar uma mensagem clara”, explicou o capitão do Borussia Dortmund, Sebastian Kehl, fazendo referência à data limite.
Sob o slogan “Sem vozes, sem atmosfera”, torcedores de 36 clubes organizaram a campanha contra as novas medidas. “O protesto é para mostrar aos clubes o que poderá acontecer se nós não estivermos aqui”, comentou Philipp Markhartdt, porta-voz do grupo ProFan. A intenção dos torcedores é ampliar as ações para mais estádios na próxima rodada da Bundesliga.