AlemanhaMundo

Não satisfeito em ser um técnico consagrado no futebol, Guardiola dá dicas no rúgbi

Quantas vezes você já ouviu que Pep Guardiola é o melhor técnico do mundo? Bom, é até discutível, mas sem dúvida ele está entre os melhores. Suas inovações táticas surpreendem até mesmo jogadores experientes, como Xabi Alonso. Também foi elogiado por um dos principais jogadores do mundo, Arjen Robben. A novidade é que quem veio aprender com ele foi um técnico da seleção japonesa. De rúgbi. Eddie Jones, que prepara os japoneses para a Copa do Mundo da categoria, quer aprender um pouco com aquele que considera o melhor técnico do mundo.

VÍDEO: Um ano após ser ressuscitado em campo, alemão anota gol decisivo e emociona a todos
NATAL: Já no clima de Natal, torcida do Dortmund agradeceu a vitória cantando Jingle Bells
PROBLEMAS? O Bayern venceu, mas de novo deixou evidente qual é a sua fraqueza

“A principal coisa que nós aprendemos neste ano foi que nós temos que ser taticamente mais flexíveis. Nós precisamos reagir a situações no campo e fazer ajustes ao modo como jogamos”, disse o australiano, que tenta dar aos japoneses sua segunda vitória em uma Copa do Mundo de rúgbi. A primeira foi contra o Zimbábue, em 1991. “A abordagem do futebol é chamada periodização tática, em que tudo é feito em preparação para o jogo e para sermos taticamente conscientes”, declarou ainda o treinador.

“Eu assisti ao treino do Bayern e tive uma reunião muito boa com o técnico e eu realmente acho que nós podemos melhorar muito com ajustes no modo como você treina. Ele é o melhor técnico do mundo e sempre queremos aprender do melhor”, comentou ainda Jones. “Rúgbi e futebol são muito similares em que você sempre quer passar a bola para o espaço vazio e no Bayern de Munique e sua equipe anterior, Barcelona, jogaram o mais fantástico jogo de passe que você já viu. Os princípios são exatamente os mesmos”, disse ainda o treinador.

“Os melhores times de futebol variam a sua profundidade e formação para aproveitar os espaços ao máximo. Então, quando você tem a chance de aprender do melhor é uma oportunidade fantástica”, afirmou Jones. Bom, o Japão precisará mesmo melhorar muito se quiser ir além de uma participação absolutamente irrelevante porque está no grupo B da Copa do Mundo de rúgbi, que acontece no próximo ano, e terá como adversários as seleções de Samoa, África do Sul, Escócia e Estados Unidos. Haja ocupação de espaços. Será que Guardiola influenciará também o rúgbi?

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo