AlemanhaEuropa

Seleção alemã: Nagelsmann chega com contrato curto e a missão de fazer bonito na Eurocopa

Aos 36 anos, Nagelsmann vai dirigir a Alemanha na Eurocopa em casa com a missão de mudar a má fase da Nationalelf

O plano da Federação Alemanha de Futebol (Deutscher Fussball-Bund, DFB) se realizou. Julian Nagelsmann será o técnico da seleção alemã por um prazo curto, até o fim da Eurocopa 2024, que a Alemanha irá sediar. A sua missão é clara: recuperar a seleção, que vem em péssima fase e quer fazer um bom papel jogando em casa. Ele substitui Hansi Flick, demitido no último dia 10 de setembro.

Nagelsmann sempre foi a primeira opção da DFB. O problema era, primeiro de tudo, o custo. O técnico tinha um contrato com o Bayern de Munique, que o demitiu em março, de sete milhões de euros por ano até 2026. Depois de entrar em acordo com Nagelsmann, era preciso um acordo com o clube bávaro, algo que era esperado que acontecesse esta semana. O contrato foi rescindo, sem custos para a DFB. Além disso, ele aceitou um salário menor, de quatro milhões de euros pelo contrato todo, até 31 de julho de 2024.

Sua estreia na viagem para os Estados Unidos, na data Fifa de outubro, nos dias 9 e 18, contra Estados Unidos e México. Na data Fifa de novembro, está marcado um amistoso contra a Áustria, no dia 21 de novembro, além de um jogo com a Turquia, que ainda precisa ser confirmado. A Eurocopa 2024 será realizada de 14 de junho a 14 de julho de 2024.

A Alemanha vive uma grande crise na seleção. A Nationalelf foi eliminada na fase de grupos nas duas últimas Copas do Mundo, em 2018 e 2022. Na última Eurocopa, em 2021, o time caiu nas oitavas de final para a Inglaterra, que iria até a final. Com a Eurocopa disputada em casa, a Alemanha tem como prioridade fazer um bom papel. A ideia é tentar repetir o bom desempenho que o time teve na última vez que o país sediou um grande torneio, na Copa do Mundo de 2006.

https://twitter.com/DFB_Team/status/1705152761652785486

Nagelsmann: “Estou ansioso para assumir esse desafio”

“Temos uma Eurocopa no nosso país. Isso é algo especial, algo que só acontece uma vez depois de algumas décadas. Ter um torneio forte em casa é a prioridade. Estou muito ansioso para assumir esse desafio. O jogo em Dortmund foi o começo. Nos tornaremos um time ainda mais unido no próximo ano”, afirmou Julian Nagelsmann em comunicado divulgado pela DFB.

“A Eurocopa do próximo ano é extremamente significativa para o futebol na Alemanha. Estamos convictos que com Julian Nagelsmann como nosso técnico, a seleção nacional será capaz de empolgar os torcedores e jogar um torneio bem-sucedido. Julian Nagelsmann é um treinador excepcional, que está extremamente motivado para este novo desafio. Iremos agora mudar o nosso foco para o torneio do próximo verão (europeu) e dar a Julian Nagelsmann nosso apoio integral”, afirmou Bernd Neudendorf, presidente da DFB.

Quem tratou da contratação foi Rudi Völler, diretor esportivo, e Nagelsmann sempre foi a sua primeira opção. “Julian Nagelsmann era nosso candidato ideal para o trabalho como técnico da seleção nacional desde o começo. Não apenas ele é alguém extremamente inteligente, mas ele provou em seus trabalhos anteriores que ele pode motivar um time e aqueles ao seu redor, apesar de ainda ser muito jovem para um técnico. Você pode sentir a sua paixão pelo futebol e é contagiante”, disse Völler. “Com seus talentos e personalidade, Julian Nagelsmann será uma parte fundamental para garantir que poderemos viver uma Eurocopa fantástica em casa”.

Reencontro com jogadores do Bayern

Nagelsmann foi técnico do Bayern de julho de 2021 até março de 2023. O clube continua sendo a base da seleção alemã e o treinador reencontrará nomes como Serge Gnabry, Leon Gorezka, Joshua Kimmich, Thomas Müller, Jamal Musiala, Leroy Sané e Manuel Neuer. 

O relacionamento com Manuel Neuer é um que será interessante ver. Um dos motivos de desgaste do treinador na Baviera foi a dispensa do treinador de goleiro que era muito próximo do goleiro, Toni Tapalovic. 

Embora tenha acabado em baixa, o trabalho de Nagelsmann teve bons momentos pelo Bayern e sua saída foi bastante lamentada especialmente pela direção do clube. Há uma sensação que ele voltará ao clube um dia, quando estiver mais maduro para exercer o cargo.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo