Alemanha

Como foi a despedida de Lucas Podolski do futebol?

Lukas Podolski, de 39 anos, se despediu dos gramados diante de torcedores que o viram dar os primeiros passos no futebol

A carreira do alemão Lukas Podolski, de 39 anos, chegou ao fim. Na última quinta-feira (10), o atacante de 39 anos se despediu dos gramados em jogo comemorativo realizado na província de Colônia, lar do clube que abriu as portas para os seus primeiros passos no futebol.

O jogo foi repleto de homenagens e presenças ilustres, que não marcaram somente a história do futebol alemão, mas a vida de um campeão do mundo. A Trivela conta um pouquinho mais desse dia especial.

O jogo de despedida

Mais de 50 mil torcedores compareceram ao RheinEnergieStadion, casa do Colônia. O jogo de despedida ficou marcado por reencontros, especialmente com ex-colegas de seleção que conquistaram a Copa do Mundo de 2014.

Roman Weidenfeller, Benedikt Höwedes e Manuel Neuer, além do técnico Joachim Löw, marcaram presença. Após o apito final, Podolski ainda foi para a galera, acendeu sinalizadores e desfrutou dos últimos momentos nos gramados.

A ilustre carreira de Lukas Podolski

Como mencionado, tudo começou em Colônia, há mais de 20 anos. A estreia pelo clube da cidade veio em 2003, e Podolski foi peça fundamental para que a modesta equipe atingisse a primeira divisão da Alemanha em 05/06, após título incontestável da segundona na temporada anterior.

Depois disso, ele foi contratado pelo Bayern de Munique e também passou pelo Arsenal, clube onde teve enorme identificação na Inglaterra.

Podolski atende torcedores da seleção alemã (Photo by Alexander Hassenstein/Getty Images)

O melhor foi mesmo na Seleção Alemã, onde chegou em final de Eurocopa, foi eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2006, titular em 2010 e campeão em 2014. Foram 49 gols em 130 representando o país que escolheu, já que nasceu na Polônia.

Os vizinhos, inclusive, tiveram a graça de acompanhar os últimos toques de Podolski. Os três anos finais da carreira do ídolo foram no Górnik Zabrze, um dos clubes mais tradicionais da Polônia.

Relação com o Flamengo

A Copa do Mundo de 2014 não foi especial somente por conta do título da Alemanha, que não vinha há 24 anos. Podolski desenvolveu uma relação diferente com o torcedor do clube com a maior torcida do Brasil, país sede daquela edição: o Flamengo.

Primeiro, é preciso citar a questão do uniforme. A Alemanha desenvolveu uma segunda camisa em vermelho e preto, para homenagear o Flamengo. O manto foi utilizado na vitória histórica por 7 a 1 sobre o Brasil, que garantiu vaga na decisão.

Quando venceu a Argentina na decisão, Podolski apareceu com a taça da Copa do Mundo em mãos, usando a camisa do Flamengo, levando os torcedores presentes no Rio de Janeiro à loucura. Desde então, os rubro-negros cultivam um carinho especial pelo atacante.

Um dos alemães mais brasileiros da história, Podolski pode curtir os dias de aposentadoria ciente de que tem o coração de uma nação de 40 milhões.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo