Como foi a despedida de Lucas Podolski do futebol?
Lukas Podolski, de 39 anos, se despediu dos gramados diante de torcedores que o viram dar os primeiros passos no futebol
A carreira do alemão Lukas Podolski, de 39 anos, chegou ao fim. Na última quinta-feira (10), o atacante de 39 anos se despediu dos gramados em jogo comemorativo realizado na província de Colônia, lar do clube que abriu as portas para os seus primeiros passos no futebol.
O jogo foi repleto de homenagens e presenças ilustres, que não marcaram somente a história do futebol alemão, mas a vida de um campeão do mundo. A Trivela conta um pouquinho mais desse dia especial.
An Evening I’ll never forget 🙌🏻🙏 #thankful #support #lp10 @fckoeln pic.twitter.com/FACOcmCvhI
— Lukas-Podolski.com (@Podolski10) October 11, 2024
O jogo de despedida
Mais de 50 mil torcedores compareceram ao RheinEnergieStadion, casa do Colônia. O jogo de despedida ficou marcado por reencontros, especialmente com ex-colegas de seleção que conquistaram a Copa do Mundo de 2014.
Roman Weidenfeller, Benedikt Höwedes e Manuel Neuer, além do técnico Joachim Löw, marcaram presença. Após o apito final, Podolski ainda foi para a galera, acendeu sinalizadores e desfrutou dos últimos momentos nos gramados.
20 years ago he made his debut for Köln.
Yesterday he joined the crowd of some 50,000 people that showed up to his Testimonial Match and cooked up a pyro.
There will only ever be one Lukas Podolski. LU LU LU LUKAS Podolski. ❤️ 🤍 pic.twitter.com/TuTMF9Pdid
— Zwë 🍟 (@ZwebackHD) October 11, 2024
A ilustre carreira de Lukas Podolski
Como mencionado, tudo começou em Colônia, há mais de 20 anos. A estreia pelo clube da cidade veio em 2003, e Podolski foi peça fundamental para que a modesta equipe atingisse a primeira divisão da Alemanha em 05/06, após título incontestável da segundona na temporada anterior.
Depois disso, ele foi contratado pelo Bayern de Munique e também passou pelo Arsenal, clube onde teve enorme identificação na Inglaterra.
O melhor foi mesmo na Seleção Alemã, onde chegou em final de Eurocopa, foi eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2006, titular em 2010 e campeão em 2014. Foram 49 gols em 130 representando o país que escolheu, já que nasceu na Polônia.
Os vizinhos, inclusive, tiveram a graça de acompanhar os últimos toques de Podolski. Os três anos finais da carreira do ídolo foram no Górnik Zabrze, um dos clubes mais tradicionais da Polônia.
Relação com o Flamengo
A Copa do Mundo de 2014 não foi especial somente por conta do título da Alemanha, que não vinha há 24 anos. Podolski desenvolveu uma relação diferente com o torcedor do clube com a maior torcida do Brasil, país sede daquela edição: o Flamengo.
Primeiro, é preciso citar a questão do uniforme. A Alemanha desenvolveu uma segunda camisa em vermelho e preto, para homenagear o Flamengo. O manto foi utilizado na vitória histórica por 7 a 1 sobre o Brasil, que garantiu vaga na decisão.
Quando venceu a Argentina na decisão, Podolski apareceu com a taça da Copa do Mundo em mãos, usando a camisa do Flamengo, levando os torcedores presentes no Rio de Janeiro à loucura. Desde então, os rubro-negros cultivam um carinho especial pelo atacante.
Fala pra gente, @Podolski10. O Manto dá sorte ou não dá? pic.twitter.com/0Zic9xedNp
— Flamengo (@Flamengo) December 14, 2015
Um dos alemães mais brasileiros da história, Podolski pode curtir os dias de aposentadoria ciente de que tem o coração de uma nação de 40 milhões.