Alemanha

Podolski: “Nas escolinhas, todo mundo acha que seu filho vai ser o próximo Messi ou Ronaldo”

Lukas Podolski muitas vezes aproveita sua fama para fanfarronices, mas também possui uma ampla visão do futebol por tudo aquilo que já vivenciou. E nesta semana, em entrevista ao Bild, o atacante fez uma análise interessante sobre como a relação de crianças com o esporte tem se transformado. O veterano criticou a maneira como se perde o caráter lúdico do jogo e se incute uma mentalidade competitiva, visando a formação de atletas. Cada vez menos se brinca de futebol, com as escolinhas tomando o lugar das peladas e nem sempre tendendo à mera recreação – fruto da cobrança exacerbada dos pais, aliás.

“Fico feliz por ter crescido nas ruas e ter jogado futebol em campinhos no meu bairro. As coisas são diferentes hoje em dia. As crianças são treinadas como profissionais desde os sete, oito anos de idade. O que está sendo organizado pelos treinadores é algo completamente maluco e doentio. Todo mundo acha que seu filho vai ser o próximo Messi ou Cristiano Ronaldo, que precisa se tornar profissional”, declarou o veterano.

Em outros assuntos, Podolski também reafirmou a sua vontade de mais uma vez defender o Colônia, seu clube de coração: “Meu sonho e meu desejo é vestir a camisa do Colônia mais uma vez. Mas isso é algo a ser decidido também por outras pessoas. O clube sabe qual é a minha posição, então veremos o que acontece. Se acabar se encaixando, se todo mundo envolvido disser que dará certo, então iremos iniciar as conversas”.

Jogador do Vissel Kobe, o atacante possui contrato com o clube japonês até janeiro de 2020. Contudo, deixa claro que, se realmente retornar à Alemanha, prefere se juntar ao elenco durante a pré-temporada, visando a preparação completa rumo à Bundesliga: “Eu conversarei com o Vissel Kobe em maio ou junho sobre o meu futuro. Mudar de clube durante o inverno é sempre difícil”.

Podolski chegou ao Vissel Kobe em julho de 2017. Em uma temporada e meia com o clube, somou dez gols e sete assistências em 39 partidas pela J-League. Apesar da adição de Andrés Iniesta, sua equipe terminou na modesta décima colocação na última campanha. Enquanto isso, o Colônia luta pelo acesso na segunda divisão alemã. É o vice-líder do campeonato, a um ponto do Hamburgo.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo