Alemanha

Pressão cresce no Leipzig, e Klopp pode assumir Red Bull durante ‘terremoto’

Leipzig enfrenta momento conturbado na Alemanha, e Jürgen Klopp terá que mostrar serviço imediato no Grupo Red Bull

Contratado sob grande polêmica como chefe global do Grupo Red Bull, Jürgen Klopp só irá assumir o cargo em 2025. Contudo, o alemão deve ter muito trabalho pela frente. Agora, a pressão cresce no Leipzig.

Neste sábado (23), os Touros perderam por 4 a 3 para o Hoffenheim, fora de casa, pela 11ª rodada da Bundesliga. O resultado serviu para aumentar a sequência sem vitórias para quatro partidas, incluindo também a Champions League.

Últimos quatro jogos do RB Leipzig

  • Borussia Dortmund 2 x 1 Leipzig — 2 de novembro — 9ª rodada da Bundesliga
  • Celtic 3 x 1 Leipzig — 5 de novembro — 4ª rodada da Liga dos Campeões
  • Leipzig 0 x 0 Borussia Monchengladbach — 9 de novembro — 10ª rodada Bundesliga
  • Hoffenheim 4 x 3 Leipzig — 23 de novembro — 11ª rodada da Bundesliga

Para piorar, o Leipzig chegou a ficar à frente no placar em três oportunidades diferentes, porém, levantou o empate em todas e a virada antes do apito final. O descuido irritou os torcedores.

Por conta disso, a equipe da Red Bull viu a distância para o líder Bayern de Munique aumentar para oito pontos. Já na Champions, o Leipzig está na 32ª posição, fora da zona de classificação aos playoffs.

Foto: (Imago) - Marco Rose, à esquerda, técnico do RB Leipzig
Foto: (Imago) – Marco Rose balança no cargo de treinador do RB Leipzig

Não à toa, o técnico Marco Rose — que está no cargo desde setembro de 2022 — está na corda bamba, pois os recentes fracassos em seu trabalho, assim como o fraco futebol apresentado, desagradam à direção do Grupo Red Bull.

Leipzig não é o único problema de Klopp na Red Bull

Consagrado no futebol como técnico, Klopp deixou o Liverpool ao final da temporada 2023/24, cuja decisão foi comunicado no início deste ano. À época, o alemão argumentou que estava “esgotado” e precisava de um tempo para descansar.

No início de outubro, Jürgen Klopp foi anunciado como novo diretor global da Red Bull. A partir de janeiro, o alemão trabalhará como uma espécie de “conselheiro”, analisando e auxiliando os treinadores que trabalham em um dos clubes do conglomerado.

Só que o Leipzig não é o único problema de Klopp no Grupo Red Bull. O Salzburg, da Áustria, e o Bragantino, do Brasil, enfrentam obstáculos na temporada, o que também afeta o clima na gestão dessas equipes.

Após conquistar o Campeonato Austríaco por 10 temporadas consecutivas, o Red Bull Salzburg perdeu o título em 2023/24 para o Sturm Graz, o que surpreendeu o conglomerado.

Para piorar, a modesta 5ª posição nesta temporada — 14 pontos atrás do líder Sturm Graz — e a 30ª colocação na Champions League provam que a Red Bull terá que fazer mudanças na Áustria, e Jürgen Klopp deve participar desse processo.

Foto: (Imago) - Red Bull Bragantino
Foto: (Imago) – Bragantino pode ser rebaixado no Brasileirão

Vice-campeão da Sul-Americana em 2021, o RB Bragantino não conseguiu manter sua força nesta temporada. Além da eliminação nos playoffs da Copa Sul-Americana, o Massa Bruta briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o Red Bull Bragantino ocupa a 18ª posição da tabela — faltando apenas quatro rodadas para o fim da competição. Se o Massa Bruta não reagir, o novo chefe global terá que montar um planejamento para a Série B em 2025.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo