Perto do Mundial, Salzburg começa mal na Champions com pupilo de Klopp; entenda má fase
Estreantes na Champions, Brest aplicou uma sonora goleada no RB Salzburg e assumiu a liderança momentânea do torneio
A segunda rodada da fase de liga da Champions League começou com uma zebra tamanho família. Nesta terça-feira (1), o modesto Brest, da Ligue 1, da França, foi até a Áustria enfrentar o RB Salzburg, em plena Red Bull Arena.
Um irreconhecível RB Salzburg — e um apagão de 10 minutos — foram o suficiente para ajudar os franceses a aplicar uma sonora goleada por 4 a 0, e assumir momentaneamente a liderança da Champions.
Mais do que isso, o Salzburg mostrou que as saídas do zagueiro Pavlovic, que assinou com o Milan, e o meia Susic, transferido para a Real Sociedad, fizeram muita falta no time de Pepijn Lijnders — ex-auxiliar de Jürgen Klopp no Liverpool.
Abdallah Sima, duas vezes, Mahdi Camara e Mathias Lage fizeram os gols dos franceses.
Salzburg vive uma das piores fases da era Red Bull
O Salzburg vive uma das piores fases desde o início da era Red Bull, que começou em 2005. O clube emendou dez títulos austríacos seguidos entre 2013/2014 e 2022/2023. A última temporada, portanto, foi a primeira sem título nacional em 10 anos.
Criou o bastante, fez pouco e tomou muito: Salzburg é goleado em casa na Champions
Quando se olha o placar de 4 a 0, a primeira coisa a se pensar é: o time vencedor amassou do início ao fim.
Mas não foi bem isso o que aconteceu no duelo entre RB Salzburg e Brest. Os austríacos começaram bem melhor no jogo, e não fosse VAR e o árbitro Anthony Taylor anular o gol de Baidoo, a equipe sairia na frente.
Depois do gol, os austríacos até continuaram criando chances suficientes para abrir o placar, mas pecou nas finalizações sem direção.
Até que em um contra-ataque mortal, o Brest aproveitou uma das poucas chances que teve.
Ludovic Ajorque puxou o contra-ataque e deixou Sima de frente para o gol, que só teve trabalho de arrumar o corpo e mandar para as redes.
No segundo tempo o jogo virou completamente. O que era pressão do Salzburg, virou desespero.
Enquanto isso, o Brest só precisou de 10 minutos para entrar para a história da Champions League.
Aos 20′ da segunda etapa, em mais um contra-ataque, Camara aproveitou o vacilo defensivo e ampliou o placar. Quatro minutos depois, Sima aproveitou o rebote do goleiro Blaswhich e fez o terceiro.
Os austríacos ainda estavam tentando se recompor dos dois gols sofridos em sequência quando levou o quarto. Mathias Lage recebeu na entrada da área e finalizou com categoria para transformar a vitória em goleada.
Invicto, Brest estreia na Champions com o pé direito
Em 74 anos de fundação, o Brest nunca havia disputado uma edição de Champions League. Mas a terceira colocação no Campeonato Francês na temporada passada, mudou essa estatística.
E logo em sua primeira participação, o modesto time o oeste francês, o Brest mostrou que não tem medo de fazer história.
Em dois jogos, a equipe fez seis gols e sofreu apenas um, na rodada de estreia contra o Sturm Graz.
Os dois resultados positivos deram a equipe francesa a possibilidade de colocar no currículo a façanha de liderar a Champions League.