Copa da Alemanha

O Union vence e elimina o Hertha na Copa da Alemanha, numa partidaça inesquecível para o Dérbi de Berlim

Union Berlim foi mais eficiente no jogo e contou com um senhor golaço de Andreas Voglsammer para abrir o triunfo por 3x2 sobre o Hertha

As oitavas de final da Copa da Alemanha contaram com um grande clássico, com o confronto entre Hertha e Union no Estádio Olímpico de Berlim. E o momento superior na Bundesliga também se refletiu na Pokal, com a classificação do Union. O dérbi ofereceu uma partida em grande nível, com boas doses de emoção e muitas chances de gol. Apesar da intensa trocação, os Eisernen fizeram por merecer o placar de 3 a 2. Andreas Voglsammer teve destaque especial entre os alvirrubros. O atacante marcou um golaço de meia-bicicleta, num lance de conclusão bastante difícil, para abrir o placar.

O futebol em alto nível no Estádio Olímpico garantiu emoção desde os primeiros minutos. O Union partiu para cima e Max Kruse testou o goleiro Alexander Schwolow logo no primeiro minuto. Os Eisernen seguiam melhores até anotarem o primeiro gol aos 11, num ataque rápido. Dominique Heintz lançou Kruse, com espaço na esquerda. O atacante mandou o cruzamento para Andreas Voglsammer. A bola parecia passar, mas o atacante conseguiu emendar uma linda meia-bicicleta e o chute por cobertura não deu chances a Schwolow, que só assistiu ao golaço.

O Hertha Berlim demorou a reagir. A Velha Senhora tinha mais a bola, mas com dificuldades para romper a marcação do Union. E a situação por pouco não piorou aos 32, quando a arbitragem marcou um pênalti para os alvirrubros, mas a anotação seria revertida por impedimento anterior. Os alviazuis terminaram melhores a primeira etapa, botando pressão, e também seriam frustrados pela arbitragem. Suat Serdar até chegou a empatar nos acréscimos, mas o tento seria anulado por impedimento.

O segundo tempo começou ainda mais movimentado. O Hertha voltou com duas mudanças e lamentou a chance perdida por Vladimir Darida logo aos dois minutos. Custou caro, já que o Union ampliou aos cinco. Numa boa jogada de Levin Öztunali pela direita, Niklas Stark tentou se antecipar a Voglsammer e mandou a bola contra as próprias redes. A Velha Senhora conseguiu descontar aos nove. Ishak Belfodil deu bom giro pela esquerda e, na linha de fundo, o cruzamento de Suat Serdar seria desviado por Rani Khedira contra sua meta. E num momento em que mal dava para piscar, os Eisernen já guardaram o terceiro no minuto seguinte. Bastian Oczipka cobrou falta pela esquerda e Robin Knoche apareceu livre na área para concluir.

O tiroteio cessou na sequência do segundo tempo, com o Hertha em cima e o Union se segurando na defesa. Ainda assim, a emoção voltaria a aflorar na reta final. Os Eisernen quase fizeram o quarto gol aos 29, mas Kevin Behrens seria travado em meio à confusão dentro da área. Lucas Tousart respondeu com um chute perigoso, antes do goleiro Andreas Luthe fazer uma grande defesa para frustrar a Velha Senhora, em lance no qual Suat Serdar estava impedido. O Hertha buscou um abafa na reta final e até descontou aos 50, depois de um escanteio. Linus Gechter cabeceou, Luthe não conseguiu defender e, na tentativa de tirar em cima da linha, Behrens carimbou o peito de Serdar e viu a bola entrar. Só que os acréscimos estavam próximos do término e o apito final geraria a festa do Union.

A vitória desta quarta permite que o Union tenha um retrospecto favorável contra o Hertha em jogos oficiais. São quatro vitórias e três derrotas dos alvirrubros, sendo três desses triunfos desde o acesso à primeira divisão. Pela Copa da Alemanha, esse foi o primeiro confronto, e com um resultado inesquecível aos Eisernen.

Outro representante da primeira divisão a se classificar para as quartas de final da Copa da Alemanha foi o Freiburg. O time de Christian Streich construiu uma contundente goleada na visita ao Hoffenheim, por 4 a 1. Vincenzo Grifo seria o nome do primeiro tempo, ao abrir o placar num contra-ataque e ampliar cobrando pênalti. No início do segundo tempo, um gol contra de Nico Schlotterbeck até deu esperanças ao Hoffe. Mas o Freiburg guardaria mais dois na sequência, com Kevin Schade e Ermedin Demirovic.

Além de Union e Freiburg, os outros times da primeira divisão nas quartas de final da Copa da Alemanha são RB Leipzig e Bochum. Também serão quatro times da segunda divisão: Karlsruher, Hamburgo, St. Pauli e Hannover 96. O sorteio acontece no próximo domingo e as partidas estão marcadas para a primeira semana de março.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo