Copa da Alemanha

O Union Berlim provou sua força em casa e, de virada, eliminou o St. Pauli pela Copa da Alemanha

O Union Berlim foi superior ao longo da partida, mesmo com a necessidade de reagir ao gol sofrido de início, e vai à primeira semifinal em 21 anos

O caminho na Copa da Alemanha está aberto nesta temporada, especialmente depois das eliminações precoces de Bayern de Munique e Borussia Dortmund. A chance oferecida na competição é rara e o Union Berlim deu um passo à frente ao se classificar às semifinais. Os Eisernen encaravam o St. Pauli no Estádio An der Alten Försterei, sob uma atmosfera incrível. Os Piratas conseguiram abrir o placar, mas de fato os berlinenses eram superiores e mereceram a virada por 2 a 1. O clube da capital se coloca entre os quatro melhores da DFB Pokal pela primeira vez desde 2000/01, quando ainda militavam na terceira divisão e foram vice-campeões do torneio.

O St. Pauli tinha sido o algoz do Borussia Dortmund nas oitavas de final, mas vinha em queda na segunda divisão e deixou a zona de acesso direto. O Union Berlim, por sua vez, tinha superado o Hertha no clássico das oitavas, mas chegou a sofrer três derrotas consecutivas na Bundesliga antes de bater o Mainz 05 no final de semana, perdendo fôlego na briga pela Champions. Diante dos momentos agridoces das equipes, os Eisernen se valeriam do mando de campo para se impor.

O Union partiu ao ataque durante o primeiro tempo e pressionou o St. Pauli. Os Piratas se defenderam com competência e limitaram os anfitriões a cruzamentos perigosos. Aos 21 minutos, coube ao clube de Hamburgo abrir o placar. Numa falta frontal, Daniel-Kofi Kyereh recebeu a bola rolada e bateu no canto do goleiro, contando com a visão encoberta para vencer Frederik Rönnow. Os berlinenses precisaram insistir para empatar antes do intervalo, aos 45. Num lançamento longo, a zaga vacilou na hora de cortar e Taiwo Awoniyi chutou em cima do goleiro Dennis Smarsch. No rebote, Sheraldo Becker conferiu às redes.

O segundo tempo permaneceu com mais iniciativa do Union Berlim, embora o St. Pauli também tivesse seus momentos ofensivos. O gol decisivo viria aos 30 minutos, com o substituto Andreas Voglsammer. Depois de um lançamento longo, de novo a defesa hamburguesa falhou e o centroavante partiu com o caminho livre, só precisando tirar do goleiro. Os Piratas tentaram uma pressão na reta final, mas as bolas longas dos Eisernen seguiam funcionando e Voglsammer quase anotou mais um, carimbando a trave nos acréscimos.

A classificação sublinha a força recente do Union Berlim, desde seu acesso inédito à Bundesliga. Os outros jogos das quartas de final ocorrerão nesta quarta-feira: Hamburgo x Karlsruher, Hannover 96 x RB Leipzig e Bochum x Freiburg. O sorteio das semifinais fica marcado para o domingo, enquanto a definição dos finalistas ocorrerá entre 19 e 20 de abril. Só falta mais um passo para o Union decidir o troféu no Estádio Olímpico de Berlim.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo