Copa da Alemanha

Hannover é outro time da segundona a surpreender na Pokal e elimina o Gladbach de forma categórica

O Gladbach vinha de uma classificação com goleada sobre o Bayern de Munique, mas acabou atropelado pelo Hannover nas oitavas de final

Apesar dos anos recentes longe da primeira divisão, o Hannover 96 possui uma respeitável tradição no futebol alemão. Os Vermelhos conquistaram dois títulos do Campeonato Alemão e também um da Copa da Alemanha. E, mesmo sofrendo para buscar o acesso de volta à Bundesliga, o clube protagonizou uma classificação marcante nas oitavas de final da DFB Pokal. Se o Borussia Mönchengladbach foi capaz de infligir uma goleada histórica sobre o Bayern de Munique na fase anterior, o Hannover devolveu a surpresa contra os Potros na HDI Arena. Foi uma incontestável vitória por 3 a 0, que amplia o sucesso dos times da segundona nesta edição da copa.

O Hannover construiu sua vitória logo cedo. O primeiro gol saiu aos quatro minutos. Depois de um lançamento que a defesa do Gladbach não afastou por completo, Maximilian Beier recebeu na direita e mandou uma pancada para dentro. A marcação dos Vermelhos funcionava muito bem e, quando Florian Neuhaus conseguiu uma brecha, parou no ídolo Ron-Robert Zieler. E o Hannover, que não abria mão de seus ataques esporádicos, ganhou um pênalti aos 36 minutos, por toque de mão. Sebastian Kerk assumiu a cobrança e superou Yann Sommer por pouco. Antes do intervalo, Zieler faria mais duas boas defesas para frustrar os Potros.

O segundo tempo seguiu ainda melhor para o Hannover. Afinal, um contra-ataque valeu o terceiro gol aos seis minutos. Linton Maina clareou a jogada e passou para Beier, que arrancou por todo o campo de ataque com liberdade até definir diante de Sommer. Na mínima tentativa de reação do Gladbach, Zieler permanecia intransponível. Ainda assim, os Vermelhos flertavam com a goleada. Aos 18 minutos, Sommer salvou o tento de Hendrik Weydant e Beier acertou a trave na sobra. O duelo permanecia aberto, mas sem uma pressão que sugerisse a reação dos Potros. Quando Dennis Zakaria surgiu para descontar, de novo Zieler foi vital. Os visitantes sequer descontaram, com Zieler salvando até gol contra nos acréscimos.

O Hannover faz uma campanha de meio de tabela na segunda divisão do Campeonato Alemão. É o 12° colocado, com 23 pontos, seis acima da zona de rebaixamento e dez abaixo da zona de acesso. Ao que tudo indica, o clube vai completar a quarta temporada consecutiva longe da elite, desde a queda em 2018/19. A Copa da Alemanha, entretanto, garante um motivo para sua torcida festejar. Já o Gladbach, numa temporada muito inconstante, joga fora a chance de buscar um troféu que não vem desde 1994/95.

No outro jogo do horário pela Copa da Alemanha, o RB Leipzig evitou a surpresa contra o Hansa Rostock, atualmente na segunda divisão. Os Touros Vermelhos foram econômicos, mas ganharam por 2 a 0 na Red Bull Arena. Yussuf Poulsen marcou o primeiro gol logo cedo, de cabeça. Já no segundo tempo, quando o Hansa tentava o empate, Dani Olmo fechou a conta num contra-ataque durante a reta final. Por enquanto, apenas Leipzig e Bochum estão nas quartas de final entre os times da primeira divisão. Na terça, tinham passado outros três representantes da segundona: Hamburgo, St. Pauli e Karlsruher.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo