Copa da Alemanha

Depois de um maluco 4×4, o Eintracht Braunschweig despacha o Hertha Berlim da Copa da Alemanha nos pênaltis

Recém-promovido para a segundona, o Braunschweig reagiu duas vezes e ainda venceu nos pênaltis o Hertha

A zebra continuou passeando nos campos da Alemanha neste domingo, durante os jogos pela primeira fase da DFB Pokal. O grande vitorioso do dia, aliás, seria um time histórico. O Eintracht Braunschweig já comemorou o acesso na temporada passada e agora consegue um grande feito na competição nacional. Isso às custas do Hertha Berlim, que mais uma vez decepciona em sua crise sem fim. A partida em Braunschweig foi eletrizante: as duas equipes empataram por 2 a 2 no tempo normal e o placar chegou a 4 a 4 durante a prorrogação, com o último gol do time da segundona saindo a dois minutos do fim. Já nos pênaltis, o Eintracht aproveitou a empolgação e selou a classificação com a vitória por 6 a 5.

Sob o comando de Sandro Schwarz neste início de campanha, o Hertha nem parecia viver uma tarde tão conturbada. A Velha Senhora terminou o primeiro tempo em Braunschweig com dois gols de vantagem. Davie Selke abriu o placar aos 10 e Myziane Maolida ampliou aos 42. O pesadelo começou no segundo tempo, quando o Eintracht empatou num pênalti convertido por Brian Behrendt aos 18 e virou com Lion Lauberbach aos 21, num contra-ataque de manual.

A igualdade prevaleceu, o duelo entrou na prorrogação e um minuto bastou para a virada dos anfitriões. Immanuel Pherai arrancou por todo o campo e apareceu na área para completar nas redes. Apesar do abalo sísmico, o Hertha voltou a virar o marcador. Lucas Tousart fez o terceiro no fim do primeiro tempo extra e Dodi Lukebakio, de cavadinha, anotou o quarto no primeiro minuto da segunda etapa. Resolvido? Não quando o Eintracht encontrou forças para empatar de novo aos 13 minutos. Pherai deu um passe sensacional de letra, no alto, e Bryan Henning definiu com qualidade de fora da área.

A definição do classificado acabaria nos pênaltis. Na série normal, cada um dos goleiros pegou uma das cobranças. O erro fatal aconteceu na segunda série de alternadas, quando Marc-Oliver Kempf isolou para o Hertha e permitiu o triunfo do Eintracht Braunschweig por 6 a 5. O gol decisivo mais uma vez foi marcado por Henning, curiosamente ex-jogador dos berlinenses nas categorias de base.

Outro time de divisão inferior a avançar neste domingo de Copa da Alemanha foi o Waldhof Mannheim. A equipe da terceirona tinha eliminado o Eintracht Frankfurt na temporada passada, então a passagem contra o Holstein Kiel, da segundona, nem é o maior dos feitos. Depois do empate por 0 a 0 nos 120 minutos, os alviazuis ganharam por 5 a 3 nos pênaltis.

Quem flertou com a eliminação neste domingo, mas resistiu, foi o Freiburg. O atual vice-campeão visitou o Estádio Fritz Walter e só superou o Kaiserslautern na prorrogação, com a virada por 2 a 1. O primeiro gol dos Diabos Vermelhos foi sensacional: aos 32, Marlon Ritter arriscou do círculo central e encobriu o goleiro Mark Flekken. O Freiburg só empatou aos 37 do segundo tempo, com Roland Sallai. Já a vitória no segundo tempo extra surgiu com Ritsu Doan, que bateu no capricho uma falta e também assinou a sua pintura. Mais um da elite que passou na prorrogação foi o Hoffenheim, que patinou nos 2 a 0 contra o Rödinghausen (quarta divisão). Os gols saíram depois do 114° minuto, com os recém-contratados Ozan Kabak e Grischa Prömel.

Os outros times da primeira divisão tiveram bem mais facilidade. A começar pelo Borussia Mönchengladbach, que aplicou 9 a 1 sobre o Oberachern, da quinta divisão, com seis gols só na primeira etapa. Marcus Thuram fez três gols e Jonas Hofmann mais dois, enquanto Ramy Bensebaini, Lars Stindl, Joe Scally e Florian Neuhaus completaram a contagem. O Schalke 04 anotou 5 a 0 no Bremer, da quarta divisão. Dominick Drexler guardou dois. Ainda rolaram os 4 a 0 do Augsburg sobre o Blau-Weiss Lohne (quarta divisão) e os 3 a 0 do Mainz 05 em cima do Erzgebirge Aue (terceira divisão). Rebaixado na última temporada, o Arminia Bielefeld ganhou por 7 a 1 do Engers, da quinta divisão. O ídolo Fabian Klos marcou dois. Dentre os outros times da segundona, o Hannover 96 ganhou do Schott Mainz (quinta divisão) por 3 a 0 e o Sandhausen fez 4 a 0 no Rehden (quarta divisão).

A primeira fase da Copa da Alemanha possui mais seis jogos no meio da semana. São mais quatro partidas na segunda-feira: Chemnitzer x Union Berlim, Energie Cottbus x Werder Bremen, Ingolstadt x Darmstadt e Magdeburgo x Eintracht Frankfurt. O Leipzig visita na terça o Teutonia Ottensen, enquanto o Bayern de Munique vai encarar o Viktoria Colônia na quarta.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo