Copa da Alemanha

Rival do Leverkusen na Copa da Alemanha luta para não cair à terceirona

Tradicional clube alemão, Kaiserslautern pode cair para a terceira divisão, mas sonha com Europa em disputa de final da Copa da Alemanha contra o Bayer Leverkusen

A segunda divisão da Alemanha está repleta de clubes tradicionais como Hamburgo, Schalke 04, Nuremberg e Hertha Berlin. Mas nenhum deles teve um impacto tão direto na vitória de uma Copa do Mundo da Alemanha quanto o Kaiserslautern. No Mundial de 1954, o primeiro vencido pela Alemanha Ocidental, o time tinha sete atletas que atuavam no clube, inclusive o melhor jogador daquele torneio. Meia que também jogava como atacante, Fritz Walter é o maior ídolo da história do Kaiserslautern, e inclusive empresta seu nome ao estádio de 50 mil pessoas do clube.

Morto em 2002 aos 81 anos, ele chegou a ver o seu time brilhar pela última vez no fim dos anos 1990, mas não acompanhou a derrocada do Kaiserslautern ao longo das últimas duas décadas. Mas que mesmo em um momento muito ruim, se apega com todas as forças a possibilidade de disputar a final da Copa da Alemanha, contra o poderoso Bayer Leverkusen enquanto, ao mesmo tempo, luta para não cair para a terceira divisão da Alemanha.

Campeão alemão duas vezes em 1951 e 1953, época em que Fritz Walter jogava pelo clube, o time voltou a brilhar na temporada 1990/1991, e principalmente em 1997/1998. Após conquistar a 2. Bundesliga um ano antes após ser rebaixado pela primeira vez, o Kaiserslautern foi campeão da Bundesliga sob o comando de Otto Rehhagel, em um time surpreendente, mas que tinha jogadores do calibre de Andreas Brehme no final de sua carreira, Ciriaco Sforza e também de um jovem Michael Ballack, que começava a despontar como um grande jogador.

Porém, sem manter os seus astros e após vender Miroslav Klose em 2004, o time começou a despencar ano após ano na tabela, e caiu de novo para a 2. Bundesliga em 2006. Desde então, o time jogou apenas duas temporadas na elite alemã, entre 2010 e 2012, e nos últimos anos, viu a situação piorar ainda mais. Foram quatro temporadas consecutivas na terceira divisão alemã, até o acesso para a 2. Bundesliga em 2022. Depois de uma temporada média, o time volta a sofrer. Atualmente em 16º lugar, a antepenúltima colocação, o Kaiserslautern luta rodada a rodada para não cair.

Campanha surpreendente na Copa

Mas mesmo com uma campanha tão ruim na 2. Bundesliga, o inesperado com uma pitada de sorte aconteceu para o time, que mesmo estando localizado em uma cidade de 99 mil habitantes, põe quase metade da população no Estádio Fritz Walter semanalmente. Após bater por 5 a 0 o TuS RW Koblenz, da quinta divisão na primeira rodada, o Kaiserslautern eliminou o Colônia com uma apertada vitória por 3 a 2 antes de, nas oitavas e quartas de final da Copa da Alemanha, bater em Nuremberg e Hertha Berlin respectivamente.

A confirmação como finalista veio na última terça-feira (2), após o time bater fora o Saarbrücken por 2 a 0 fora de casa. O time da terceira divisão já havia eliminado Bayern de Munique, Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach pelo torneio. Na entrevista ao canal ARD, o técnico Friedhelm Funkel mostrou sua alegria e agradeceu aos torcedores pelo apoio infinito.

– É inacreditável. O futebol escreve as mais belas histórias. Agora um sonho se tornou realidade. Os torcedores não tiveram muito o que comemorar nos últimos anos. Agora estamos lutando para permanecer na 2. Bundesliga de novo. Mas essa final é fantástica principalmente para os torcedores. Chegar à final também dá um ânimo à equipe.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Kaiserslautern vai crescendo mesmo que tarde demais

Funkel assumiu o time em fevereiro deste ano, e gradualmente, vem dando uma cara a equipe focada mais no trabalho defensivo. Mesmo assim, o próprio técnico se mostrou surpreso com a campanha dos Die Roten Teufel em entrevista ao site SWR Sport.

– Meses atrás eu teria pensado que isso estava completamente fora de questão (disputar uma final). Sequer estava claro se eu voltaria a treinar um time. Tive vontade e recebi a proposta do Kaiserslautern. E não precisei pensar nisso por muito tempo. Mas nunca pensei que fosse possível termos a oportunidade de chegar à final em Berlim.

Enquanto prepara o time para a reta final da 2. Bundesliga, ele mantém com o dia 25 de maio em mente, quando acontecerá a grande final da Copa da Alemanha contra o Bayer Leverkusen, no Estádio Olímpico de Munique. Mesmo assim, o técnico enfatiza que apesar da disputa de um título que seria histórico e daria uma vaga ao Kaiserslautern na Liga Europa, o mais importante para ele é mesmo permanecer na segunda divisão.

– Quando formos a Berlim para a final, o meu maior desejo é ter assegurado a vaga na 2. Bundesliga, a torcida não merece isso (ser rebaixada). Estamos todos juntos, torcedores, equipe e comissão técnica. Estamos fazendo de tudo para que essa história não se repita com o rebaixamento. Isso não seria bom para o clube e na minha opinião é muito mais importante do que se ganhássemos a Copa da Alemanha. Gostaríamos de fazer isso, não há dúvida sobre isso. Mas ainda mais importante para o clube e para a situação financeira é permanecer na segunda divisão.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo