Bundesliga

Xavi Simons brilha e conduz RB Leipzig a uma grande vitória sobre o Freiburg

Com um grande segundo tempo, RB Leipzig pressiona até conseguir os gols da vitória na reta final e consegue uma vitória que volta a aproximar o time da parte de cima da tabela

O RB Leipzig venceu com autoridade o Freiburg por 3 a 1 em casa, na Red Bull Arena, e se aproximou da parte de cima da tabela. O time está em quarto com o resultado, que é fundamental para seguir na perseguição à parte de cima, que tem Bayer Leverkusen e Bayern de Munique já mais à frente. O time contou com uma ótima partida de Xavi Simons, que tem sido o melhor jogador da equipe na temporada.

O RB Leipzig é considerado um candidato ao título nos últimos anos na Alemanha por tudo que o clube tem feito, com elencos bem formados e bom futebol jogado. Nesta temporada, o time vem oscilando na Bundesliga e já foi até eliminado da Copa a Alemanha, enquanto passeia na Champions League. Em 10 jogos, eram seis vitórias, dois empates e duas derrotas, o que já criou uma distância razoável para os times da ponta da tabela.

Por tudo isso, era importante que o time conseguisse vencer o Freiburg, outro bom time. E foi isso que o time fez neste domingo. Logo aos cinco minutos de jogo, Xavi Simons, emprestado pelo PSG, abriu o placar. O meia arrancou pelo lado esquerdo, puxou para o meio e finalizou bem, no canto, sem chance de defesa: 1 a 0.

Já no fim do primeiro tempo, Mathias Ginter tocou para Marlin Röhl, que avançou com a bola em uma grande jogada, passou pela marcação, entrou na área e tocou colocado. Belo gol e 1 a 1 no placar, aos 50 minutos.

RB Leipzig avança para vencer no segundo tempo

O técnico Marco Rose fez diversas mudanças no começo do segundo tempo, vendo que o time estava com dificuldades. Entre os escolhidos para entrar estava Christoph Baumgartner, que substituiu o apagado Emil Forsberg.

Foi com ele que o time conseguiu melhorar mais. Em uma jogada pela direita, ele fez o drible e acabou tocado dentro da área. O árbitro inicialmente não marcou a falta, mas chamado pelo VAR, reviu o lance e apontou a marca da cal. Quem cobrou foi o atacante Lois Openda, que teve tranquilidade e colocou na rede: 2 a 1.

O gol que matou o confronto veio em seguida. Desta vez, Xavi Simons avançou pelo meio em contra-ataque t coou para Baumgartnet, que finalizou firme e marcou: 3 a 1. Um prêmio a um jogador que entrou bem e acabou aproveitando bem a jogada de Xavi Simons. Acabou sendo o placar final na boa vitória do RB Leipzig.

Xavi Simons vem mostrando o seu potencial

Um dos jogadores mais badalados do futebol europeu desde antes mesmo de subir ao time principal, Xavi Simons tem feito uma das suas melhores temporadas. Ele fez parte da badalada categoria de base do Barcelona, mas se transferiu para o PSG ainda adolescente.

Teve poucas chances e foi para o PSV, ao final do contrato. A excelente temporada 2022/23 pelo clube holandês o fez voltar ao PSG, que o comprou novamente, exercendo uma cláusula que tinha. O clube francês o emprestou para o RB Leipzig nesta temporada e ele tem se mostrado um dos melhores jogadores da Bundesliga.

Criativo, rápido e com bons atributos técnicos, Xavi Simons mostra que tem tudo paras ser destaque onde estiver. O PSG pode ter nele uma excelente arma no futuro. Por enquanto, é o RB Leipzig quem aproveita do talento do jovem de 20 anos.

Situação na tabela

A vitória leva o Leipzig a 23 pontos, oito a menos que o líder Bayer Leverkusen, que tem 31. O Bayern vem em seguida com 29 e o Stuttgart tem 24. A vitória leva o Leipzig a passar à frente do Dortmund, que perdeu do próprio Stuttgart e fica com 21 pontos. O Freiburg fica com 14 pontos, em oitavo.

Na próxima rodada, depois da data Fifa, o RB Leipzig viaja para enfrentar o Wolsburg fora de casa. O Freiburg joga em casa na próxima rodada contra o Darmstadt. Os dois jogos serão no sábado, dia 25 de novembro. Depois, os dois times têm compromissos europeus, por Champions League, no caso do Leipzig, e Liga Europa, no caso do Freiburg.

Vejo os melhores momentos:

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo