RB Leipzig pune chances desperdiçadas do Estrela Vermelha, vence mais uma e avança na Champions
Xavi Simons e Openda marcaram para o RB Leipzig; Com derrota, Estrela Vermelha está eliminado na fase de grupos da Champions
O RB Leipzig foi à Belgrado e conquistou uma vitória importante diante do Estrela Vermelha pelo placar de 2 x 1. Os gols do time alemão foram marcados por Xavi Simons e Openda, enquanto Henrichs (contra) anotou o único tento dos sérvios, que com o revés em casa, acabaram eliminados na primeira fase da Champions League. Com nove pontos em três jogos, os alemães garantiram seu lugar nas oitavas de final da principal competição de clubes do Velho Continente.
Agora resta definir quem será o primeiro e o segundo colocado do Grupo G, que tem como líder o Manchester City, que em casa nesta rodada, bateu o Young Boys pelo placar de 3 x 0. Ao Estrela Vermelha resta ainda brigar com os suíços por uma vaga na Europa League e lutar pela 3ª colocação da chave. Na próxima rodada da Champions League, o time sérvio encara o Young Boys, fora de casa, e o RB Leipzig terá o confronto direto diante dos comandados de Pep Guardiola, na rodada que pode definir as posições do grupo.
Times abusam de perder gols em primeiro tempo agitado
Os primeiros minutos de jogo em Belgrado foram muito animados, com o time do RB Leipzig abusando de perder chances claras para abrir o marcador. Logo aos dois minutos, Haidara e Openda tiveram a bola para abrir o marcador, mas foram bloqueados pela defesa do Estrela Vermelha. Dois minutos depois, aos quatro, Forsberg teve a chance e apareceu bem para finalizar, porém, acabou bloqueado pela defesa sérvia. Aos sete minutos, a categoria e habilidade de Xavi Simons quebrou a defensiva do Estrela Vermelha.
A joia da seleção da Holanda recebeu pelo lado esquerdo, e com a chapa do pé mandou um lindo chute cruzado, sem chances de defesa para Glazer, que pulou, mas nada pôde fazer para evitar o primeiro gol do jogo. Mesmo longe da Alemanha, o RB Leipzig seguia no ataque, criando chances. Aos 12 minutos, Schlager chutou da entrada da área, a bola desviou em Dragovic e quase pegou o goleiro Glazer desprevinido. A primeira boa descida do Estrela Vermelha no jogo aconteceu somente aos 16 minutos.
Após uma boa descida pela direita, a bola foi cruzada rasteira para a área, o goleiro Blaswich soltou a bola e por muito pouco não foi desviada pelo atacante Ivanic. Forsberg, Xavi Simons e Openda levaram bastante vantagem sobre a defesa sérvia, mas não conseguiram aumentar o marcador em favor do time alemão, embora tivessem criado inúmeras chances. Aos 23 minutos, Sesko recebeu bom passe da joia holandesa e chutou de perna esquerda, à direita da meta de Glazer. O esloveno teria mais uma boa chance em chute de fora da área no minuto seguinte.
No final do primeiro tempo, os dois times tiveram chances e o jogo ficou em fase de trocação franca. Aos 39, Haidara chutou forte à esquerda da meta de Glazer, aos 40, foi a vez de Openda receber bom passe de Xavi Simons e chutar com perigo à direita da meta do Estrela Vermelha. Aos 44 minutos os lances mais incríveis do primeiro tempo: na primeira jogada, Xavi Simons saiu na cara do goleiro Glazer, tentou o drible e o arqueiro do Estrela Vermelha foi bem ao evitar o gol, na sequência, Bukari puxou o contra-ataque em favor do time sérvio, se livrou da marcação, e o goleiro Blaswich fez linda defesa, cara a cara com o atacante. O jogo ficou emocionante no final, e Forsberg, aos 45 teve a bola para aumentar o placar, mas acabou perdendo uma chance inacreditável.
Estrela Vermelha pressiona, mas é castigado no final do jogo
Precisando sair para o ataque para evitar uma eliminação precoce na Champions League, o Estrela Vermelha foi valente e não tinha outra alternativa que não fosse ir ao ataque tentar empatar o certame em casa. Sendo assim, os cinco primeiros minutos de jogo na etapa complementar foram de intensa pressão do time sérvio, que apesar de não conseguir criar uma chance efetiva, tinha mais a posse de bola e tentava criar algo por meio de cruzamentos na área.
A primeira grande oportunidade do Estrela Vermelha aconteceu aos 28 da segunda etapa, após cruzamento da direita Olayinka chutou, Blaswich defendeu, e no rebote Ndiaye, cara a cara com o goleiro do time alemão, chutou em cima do arqueiro. E como quem não faz toma, Luis Openda, em contragolpe mortal marcou um lindo gol após jogada individual, chutando firme no canto direito da meta de Blaswich, aumentando o marcador e selando praticamente a vitória e a classificação dos alemães na Champions League.
Mas como no futebol tudo pode acontecer e na Champions League tudo pode acontecer, Kanga cruzou na boca do gol e Henrichs desviou contra o patrimônio, diminuindo a contagem em favor do Estrela Vermelha. Nos acréscimos, o time sérvio teve uma chance claríssima de empatar o jogo. Olayinka pegou o rebote e chutou firme, obrigando Blaswich a trabalhar de forma milagrosa.