Bayer Leverkusen encara o RB Leipzig e o Bayern de Munique que esfrega as mãos
Após vitória apertada na última rodada da Bundesliga, Leverkusen tem desafio enorme contra o Leipzig e precisa vencer para não ver sua vantagem diante do Bayern ir pelo ralo
Um dos jogos mais esperados deste recomeço de Bundesliga em 2024 já vai acontecer neste sábado (20), quando RB Leipzig e Bayer Leverkusen se enfrentarem na Red Bull Arena, em Leipzig, no leste da Alemanha. Não apenas porque estarão entrando em campo o quarto colocado, que manda o jogo em casa, e o líder do Campeonato Alemão, que será visitante. Mas porque dois dos mais vistosos times do futebol local estarão frente a frente e, destaca-se isso, precisando muito da vitória.
O RB Leipzig fará seu segundo jogo consecutivo jogando dentro de casa e, pode-se dizer, o seu segundo embate seguido contra um bom time. Diante do Leverkusen, tenta retomar o caminho das vitórias, após ter sido derrotado pelo Eintracht Frankfurt por 1 a 0 na rodada disputada no final de semana passado. Não que a derrota tenha afetado drasticamente o plano dos Touros de se classificar para a próxima Champions League, mas evitou que o time passasse o terceiro colocado Stuttgart e fez com que o quinto, Borussia Dortmund, se aproximasse.
Já para o Bayer Leverkusen o caminho das vitórias segue a todo o vapor, mesmo que o futebol praticado na última rodada, quando venceu o Augsburg, também fora de casa, tenha sido bem distante do praticado em toda a temporada alemã. O que conta, no entanto, é que o time comandado por Xabi Alonso fechou o primeiro turno invicto, com 14 vitórias e três empates nas 17 partidas disputadas na Bundesliga, e vê como cada vez mais real a hipótese de conquistar o Campeonato Alemão pela primeira vez em sua história.
O RB Leipzig precisa colocar o pé na forma se quiser acabar com a invencibilidade do Bayer Leverkusen
Chamou muita atenção na derrota diante do Eintracht Frankfurt o tanto de chutes errados que o RB Leipzig deu. No total, foram 31 (!) finalizações dos Touros contra o adversário, sem nenhum gol feito. Mais chocante ainda quando analisamos o que aconteceu com esse número total: apenas oito destes chutes foram no gol do Frankfurt, enquanto onze deles foram para fora e doze acabaram sendo desviados pela zaga adversária. Um desempenho patético que acabou custando os três pontos ao Leipzig.
A boa notícia para o RB Leipzig ficou por conta da estreia de Eljif Elmas. Vindo do Napoli na atual janela de transferências do inverno europeu, o jogador da Macedônia esteve longe de ser brilhante, mas mostrou, nos poucos minutos que esteve em campo, que pode ser bastante útil para o esquema de posse de bola e toques rápidos que o time de Marco Rose impõe aos adversários. E isso será crucial contra o Leverkusen.
Diante de um adversário que, mais do que invicto, é talvez o mais perigoso em termos de estilo de jogo no futebol da Alemanha atualmente, o RB Leipzig vai ter que saber, e muito, o que fazer com a bola — e vai ter que ficar com ela. O Bayer Leverkusen usa e abusa das jogadas rápidas após recuperar a bola, então ter a posse, diante do time de Xabi Alonso, é uma forma eficaz de se defender. E, claro, acertar um pouco o pé quando a bola chegar lá na frente, o que claramente levou à derrota diante do Eintracht Frankfurt.
Bayer Leverkusen joga pela invencibilidade, mas, mais ainda, para não deixar o Bayern de Munique se animar
Do lado do Bayer Leverkusen tudo é otimismo, mas Xabi Alonso sabe que ainda tem um longo caminho — mais especificamente um turno todo — pela frente na Bundesliga. E, mais do que isso, é perseguido de perto pelo pior perseguidor que poderia ter, o poderoso Bayern de Munique. O primeiro turno invicto, o estilo incisivo e chamativo de jogar e todo o bom desempenho não valerão muito se o Leverkusen entregar a liderança para o adversário nesta reta final.
Atualmente, a distância entre os dois times é de quatro pontos, mas o Bayern de Munique tem um jogo a menos, a ser disputado contra o Union Berlim, time que atualmente luta contra o rebaixamento na Bundesliga. Uma vitória dos bávaros no jogo atrasado faria com que o jogo entre Leverkusen e Bayern se tornasse praticamente uma final do Campeonato Alemão. E justamente dois tropeços — se é que dá para chamar assim — recetes que colocaram fogo na disputa.
Dos apenas três empates que tem em todo o primeiro turno da Bundesliga, o Leverkusen conquistou dois deles nos últimos cinco jogos, o que o fez não conseguir abrir uma vantagem, mesmo que menor, mas mais confortável diante do Bayern, que tem uma derrota no mesmo recorte de tempo. Por isso, a vitória diante do Leipzig se torna tão crucial para a continuidade da boa fase e, principalmente, da liderança no Campeonato Alemão.
Para que isso aconteça, Xabi Alonso terá que fazer o seu Bayer Leverkusen jogar mais bola do que jogou contra o Augsburg. Neste jogo, venceu com um gol chorado, no fim da partida — o que não tira o mérito, mas acende um sinal de alerta. Isso porque o time sofreu sem Victor Boniface, que se machucou enquanto se preparava com a Nigéria para a Copa Africana de Nações, e por isso não volta ao time antes da metade de fevereiro. Até lá, o técnico espanhol terá de dar um jeito e fazer seu time jogar bola e voltar a vencer mais tranquilamente. Afinal, o Bayern está logo ali, esfregando as mãos, à espera de qualquer tropeço.