Bundesliga

O Colônia garantiu a permanência na elite com uma goleada sobre o Holstein Kiel no playoff da Bundesliga

Com início de jogo fulminante, a equipe de Friedhelm Funkel abriu 3 a 1 com 13 minutos de jogo e conduziu com tranquilidade o triunfo por 5 a 1

O triunfo do Holstein Kiel por 1 a 0 na partida de ida havia sugerido um duelo de volta mais parelho do que aquele que tivemos de fato. Com um início de jogo fulminante, o Colônia reverteu rapidamente o placar agregado, abrindo 3 a 1 com 13 minutos de partida e consolidando sua permanência na Bundesliga com uma vitória por 5 a 1 neste sábado (29) sobre o terceiro colocado da Bundesliga 2.

O triunfo do Colônia foi construído pelo alto, com três gols em bolas aéreas na área do Holstein Kiel. Logo aos três minutos, Jonas Hector completou de cabeça o cruzamento de Ondrej Duda para fazer 1 a 0. O Kiel reagiu no minuto seguinte com um gol de Jae-Sung Lee, mas nem teve tempo de comemorar direito. Aos seis minutos, em mais uma bola na área, desta vez de Florian Kainz, Sebastian Andersson ganhou pelo alto para ampliar de cabeça.

O mesmo Andersson venceria o duelo por cima mais uma vez aos 13 minutos, de novo com assistência de Kainz. Ainda no primeiro tempo, aos 39, o Colônia apostou numa bola longa para a área, Hector ajeitou de cabeça, e Rafael Czichos completou com um bonito chute para fazer 4 a 1.

Dominado também na segunda etapa, o abatido Holstein Kiel não conseguiu reagir, e aos 39 minutos do segundo tempo Ellyes Skhiri deu números finais ao confronto com o 5 a 1 (5×2 no agregado).

O sonho do acesso inédito do Holstein Kiel à Bundesliga terá que esperar. Pela segunda vez em sua história, o clube chegou aos playoffs de acesso e rebaixamento do Campeonato Alemão, mas não conseguiu o triunfo para subir de divisão. Em 2017/18, havia esbarrado no Werder Bremen, que venceu por 4 a 1 no agregado.

Desta vez, pareceu ter pesado o calendário apertado e a sequência pesada de jogos na reta final da temporada. O clube sofreu com infecções de Covid que forçaram o adiamento de alguns de seus jogos, e o efeito disso foi sentido nos últimos resultados da campanha: derrotas para o Karlsruher e o Darmstadt que acabaram com as chances de acesso direto.

O Colônia, por sua vez, comemora a permanência na Bundesliga e espera alcançar estabilidade na elite agora que vai para a sua terceira temporada consecutiva na primeira divisão, tendo conseguido o acesso em 2019.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo