Leverkusen quer voltar a vencer na Bundesliga, mas não poderia pegar adversário pior que o Stuttgart
Líder da Bundesliga, Leverkusen de Xabi Alonso enfrenta o terceiro colocado Stuttgart, do artilheiro Serhou Guirassy
Neste domingo (10), a partir das 11h30 (horário de Brasília), o Bayer Leverkusen enfrenta o Stuttgart fora de casa, na Mercedes-Benz Arena, em duelo válido pela 14ª rodada da Bundelisga. Líder do certame, o time de Xabi Alonso faz campanha histórica e prova jogo a jogo que lutará até o fim pelo título. No último compromisso, no entanto, o Leverkusen sofreu o primeiro tropeço jogando em seus domínios. Diante do bom e azeitado Borussia Dortmund de Edin Terzić, a equipe saiu atrás do placar e buscou o empate já na reta final do embate.
Empatar com o Borussia Dortmund obviamente é um resultado normal, afinal estamos falando de um dos melhores times da Alemanha. Xabi Alonso está ciente disso e admitiu a força do adversário em entrevista coletiva após o jogo. Contudo, o técnico sensação da Europa não quer deixar a peteca cair e já mira o próximo compromisso pela Bundesliga. Buscando voltar a vencer, o Leverkusen terá pela frente um Stuttgart embalado e que também faz campanha surpreendente na atual temporada alemã.
Xabi Alonso faz história no Leverkusen, mas ele quer mais
Eis os números brutais e incontestáveis do Bayer Leverkusen na Bundesliga 2023/24 até o momento: 13 jogos, 11 vitórias, dois empates e nenhuma derrota. São 38 gols marcados e apenas 11 sofridos. Xabi Alonso parece muito satisfeito com o desempenho de seus comandados, mas como citado, segue insaciável por triunfos. Afinal, a temporada é longa e exige regularidade.
Depois do 1 x 1 contra o Borussia Dortmund, Xabi Alonso elogiou a atuação do Leverkusen e pontuou que esses tipos de jogos, contra adversários de peso e renome, são de suma importância para que a equipe crie ‘casca' e maturidade visando compromissos futuros.
– Não foi um jogo fácil. Depois do gol cedo (do Borussia) tentamos assumir o controle, mas não conseguimos as chances que queríamos. O Borussia jogou de forma compacta e profunda. Não é ruim conquistar o ponto, mas poderia ter sido melhor (…) Foi um bom teste de paciência. Esses jogos podem acontecer, é uma boa lição para nós. Devemos confiar em nós mesmos, que podemos fazer uma recuperação como essa. Mas hoje foi o jeito certo de jogar -, disse Xabi Alonso.
Na última quarta-feira (6), o Leverkusen bateu o Paderborn 07 por 3 a 1 e garantiu vaga nas quartas de final da Copa da Alemanha. Antes do duelo, o técnico espanhol disse contar com todos os jogadores do plantel. Ele lembrou que o clube está vivo em três competições (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga Europa) e citou a maratona de jogos até o final da temporada.
– Todos os jogadores são importantes e estão prontos para cada jogo. Precisamos deles para todas as competições. Na Bundesliga temos 34 jogos, esperamos muito na Copa (Copa da Alemanha) e na Liga Europa também. Até agora, fizemos bem e queremos continuar assim.
A histórica campanha do Stuttgart passa muito por um nome: Serhou Guirassy
Assim como o Bayer Leverkusen, o Stuttgart também vem fazendo bonito na atual temporada da Bundesliga. A equipe do técnico Sebastian Hoeneß tem 30 pontos conquistados e ocupa a terceira colocação do certame, atrás apenas do esquadrão de Xabi Alonso e do Bayern de Munique. Em 13 partidas disputadas, são 10 vitórias e três derrotas, com 33 gols marcados e 15 sofridos.
Sem saber o que é derrota há cinco jogos, o Stuttgart chega muito motivado para o duelo contra o Leverkusen. Além da invencibilidade citada, o time vem de uma gigante classificação na Copa da Alemanha. Os comandados de Sebastian Hoeneß bateram o Borussia Dortmund por 2 a 0 e avançaram às quartas de final. Autor de um dos gols do triunfo, Serhou Guirassy mostrou (mais uma vez) porque é o atacante sensação da temporada na Alemanha.
16 gols marcado em 11 partidas. Esse é o absurdo desempenho de Guirassy na Bundesliga 2023/24 até então. Artilheiro isolado do campeonato, o atacante francês-guineano é a principal arma ofensiva do Stuttgart e promete infernizar a vida da defesa do Leverkusen.
Guirassy tem 27 anos de idade e vive sua melhor fase na carreira. Na atual temporada, o homem-gol do Stuttgart conseguiu aprimorar dois aspectos fundamentais para um centroavante que quer ser elite: as finalizações e tomada de decisão. Alto (1,87m), Guirassy sempre se destacou pelo bom jogo físico e capacidade de explosão. No entanto, faltava ser um camisa 9 letal, que castigasse as defesas adversárias em momentos decisivos de um jogo. Ele conseguiu. Evoluiu (e muito) neste aspecto e, por isso, é o principal responsável pela excelente campanha do Stuttgart na Bundesliga.
Retrospecto histórico de Stuttgart x Bayer Leverkusen
O Leverkusen leva larga vantagem sobre o Stuttgart no retrospecto histórico do confronto. Já no último enfrentamento das duas equipes, empate em 1 a 1 na Mercedes-Benz Arena, pela Bundesliga 2022/23.
Stuttgart x Leverkusen (retrospecto)
- 87 jogos
- 43 vitórias do Lverkusen
- 23 vitórias do Stuttgart
- 21 empates
- 155 gols marcados pelo Leverkusen
- 108 gols marcados pelo Stuttgart