Bundesliga

Leverkusen sai atrás contra o Dortmund, mas busca empate no fim e se mantém invicto na Bundesliga

Boniface marca o gol do Leverkusen no final do jogo, em duelo marcado por boa exibição do goleiro do Dortmund

Leverkusen e Dortmund fizeram um jogo muito equilibrado na BayArena neste domingo. O confronto foi válido pela 13ª rodada da Bundesliga e colocou à prova a invencibilidade da equipe treinada por Xabi Alonso, que perdia o jogo até os 34 minutos do 2º tempo. Ryerson abriu o marcador para a equipe Aurinegra, enquanto Boniface deixou tudo igual para os Leões, que alcançaram os 35 pontos na tabela de classificação e estão a três de distância para o Bayern de Munique, que ainda joga na rodada e juntamente do Leverkusen são os únicos times invictos na atual temporada. Caso o time de Munique confirme seu favoritismo e vença o Frankfurt chegará aos mesmos 35 pontos do líder da Bundesliga  e poderá ultrapassar os Leões por conta do saldo de gols.

O Dortmund se manteve na 5ª posição, com 25 pontos a cinco de distância do Hoffenheim, 6º colocado. Na próxima rodada do Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen encara o Sttutgart, fora de casa, enquanto o Borussia Dortmund recebe o RB Leipzig no Signal Iduna Park. Antes disso, os times terão compromissos importantes pela Copa da Alemanha. O Dortmund enfrenta o Sttutgart fora de casa e o Leverkusen também joga fora de casa, diante do Padeborn.

Leverkusen sofre gol no começo, pressiona, mas para em Kobel

Jogando em casa, o time treinado por Xabi Alonso foi ao ataque em busca do gol, mas acabou surpreendido aos quatro minutos, quando Ryerson recebeu dentro da área após passe de Füllkrug e finalizou com eficiência para vencer o goleiro Hrádecky e abrir o marcador na BayArena. A resposta do Leverkusen foi imediata e quase resultou em gol. Palacios teve a chance de marcar, mas parou em grande defesa do goleiro Kobel.

O time mandante seguia pressionando e aos 14 minutos teve mais uma chance para empatar o marcador. Dessa vez, Xhaka apareceu como elemento surpresa e obrigou Kobel a fazer mais uma grande intervenção, evitando o empate do Leverkusen. Entre os 19 e 20 minutos do primeiro tempo, novamente Xhaka e Hoffman apareceram para marcar o gol de empate, entretanto, não tiveram o capricho necessário para balançar as redes e perderam grandes oportunidades.

Aos 30 minutos, Grimaldo teve a chance de marcar, porém, Kobel apareceu novamente, salvando a meta do Borussia Dortmund, se tornando o grande personagem do primeiro tempo, com pelo menos três defesas importantes nesta primeira etapa. No último lance, Florian Wirtz mandou a bola para o gol, entretanto, a arbitragem comandada por Daniel Siebert anotou impedimento após revisão do VAR, frustrando o Leverkusen em um primeiro tempo onde nada deu certo ao sistema ofensivo do time do técnico Xabi Alonso.

Dortmund se segura mas leva empate no fim

Precisando correr atrás do empate, o Leverkusen se atirou ao ataque de qualquer maneira, criando chances boas de marcar gols, porém cedendo espaços que foram aproveitados pelo Borussia Dortmund que só não marcou o 2º gol por falta de eficiência de seu ataque. Logo aos quatro minutos da etapa complementar, Frimpong, Xhaka e Grimaldo tiveram pelo menos três chances para empatar o jogo, mas falharam na finalização.

Em contrapartida, aos oito minutos, Julian Brandt respondeu em favor do Borussia, e se não fosse por brilhante defesa do goleiro Hradécky, teria fatalmente marcado o 2º gol em favor dos visitantes. Hoffman aos 15 minutos teve mais uma chance de marcar, mas errou o alvo, assim como Wirtz, que parou em mais uma grande defesa do goleiro Kobel aos 16.

De tanto pressionar, o Leverkusen foi recompensado e conseguiu o empate aos 33 minutos da etapa final com Boniface, que recebeu dentro da área e dessa vez conseguiu passar pelo goleiro Kobel, empatando o confronto na Bay Arena e dando números finais ao jogo.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo