Bundesliga

Estes são os principais jogadores da Bundesliga segundo as principais plataformas de análise de desempenho

Resultados do SofaScore são surpreendentes, enquanto o Opta Analyst mostra um dado curioso sobre os "carregadores de bola"

Vivemos na era da informação, na qual toda a sociedade em geral consegue todo e qualquer tipo de dado estatístico em tempo real. Isso se aplica ao esporte, que cada vez mais se aprofunda na questão das análises estatísticas e de desempenho, seja para melhorar o rendimento dos atletas de um clube, ou mesmo na formação da opinião pública sobre um time, ou jogador em específico. Uma das ligas que mais chamaram a atenção nesta temporada no futebol europeu foi a Bundesliga, principalmente por conta da brilhante campanha do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso.

Analisamos os principais dados de desempenho dos atletas que disputam a competição por meio do SofaScore, um dos mais utilizados sites de estatística e informações esportivas da atualidade e também pelo Opta Analyst, outra opção que traz informações ainda mais detalhadas sobre os times e demais atletas que jogam a elite do futebol alemão.

A Trivela analisou as duas plataformas para tentar definir os melhores jogadores da Bundesliga conforme os dados disponíveis em cada um dos sites e notamos algumas diferenças nas informações divulgadas por cada uma das páginas. Neste artigo vamos detalhar os principais dados e resultados dos sites, deixando em aberto para que você, caro leitor, possa participar desta análise, concordando ou não com a definição dos melhores jogadores da elite do futebol alemão até o momento.

Notas do SofaScore surpreendem na definição do melhor atleta da Bundesliga

Segundo o SofaScore, o guineense Serhou Guirassy é o atleta com maior média de nota individual até o momento na Bundesliga, com 7,84 pontos. O atacante do Stuttgart marcou 22 gols em 20 jogos disputados e está na frente de Harry Kane, artilheiro máximo da Bundesliga até o momento com 31 gols marcados em 26 jogos. A diferença na pontuação dos dois centroavantes é de apenas 0,03 e pode ser explicada pela taxa de conversão de chutes em gols apresentada pelo site.

Guirassy tem 35% de aproveitamento em suas finalizações, enquanto Kane 26%. Outro ponto em favor do guineense é a quantidade de gols pelo tempo de jogo do atacante, que precisa de 68 minutos em campo para marcar na média, enquanto o centroavante da seleção inglesa precisa de 74 minutos para marcar um gol. Outros fatores como a quantidade de chances perdidas por partida, bem como as chances criadas por cada um dos times também devem ser considerados para não fazer nenhuma análise incompleta.

Por exemplo, o Bayern de Munique cria aproximadamente cinco chances claras por jogo, das quais perde três e costuma mandar ao menos duas para o fundo da rede. Enquanto isso, O Stuttgart cria quatro chances reais por jogo e costuma perder duas. Portanto, por essa leve diferença na conversão das chances criadas em gols, Guirassy leva uma pequena vantagem sobre Harry Kane.

Top 10 melhores jogadores da Bundesliga segundo o SofaScore

  • 1º Serhou Guirassy – Stuttgart – 20 jogos – 22 gols – 1 assistência – nota 7,84
  • 2º Harry Kane – Bayern de Munique – 26 jogos – 31 gols – 7 assistências – nota 7,83
  • 3º Alejandro Grimaldo – Bayer Leverkusen – 26 jogos – 9 gols – 11 assistências – nota 7,80
  • 4 º Xavi Simons – RB Leipzig – 25 jogos – 7 gols – 9 assistências – nota 7,79
  • 5º Leroy Sané – Bayern de Munique – 25 jogos – 8 gols – 11 assistências – nota 7,74
  • 6º Florian Wirtz – 26 jogos – 7 gols – 10 assistências – nota 7,65
  • 7º Exequiel Palacios – 20 jogos – 3 gols – 4 assistências – nota 7,64
  • 8º Deniz Undav – Stuttgart – 22 jogos – 14 gols – 6 assistências – nota 7,63
  • 9º Jamal Musiala – Bayern de Munique – 21 jogos – 10 gols – 6 assistências – nota 7,59
  • 10º Granit Xhaka – Bayer Leverkusen – 26 jogos – 1 gol – nota 7,48

Opta Analyst avalia atletas pelo impacto no ataque e capacidade de carregar a bola

O Opta Analyst é uma alternativa mais aprofundada em relação ao SofaScore e não se pauta somente em um amontoado de estatísticas para definir a média de nota de cada atleta. No caso deste site, os principais jogadores da Bundesliga são divididos pela média de gols marcados, nível de participação em lances de ataque, que é uma nota de 0 a 100 dada aos jogadores que mais participam de lances ofensivos (não incluindo lances de cobrança de pênalti) e também pelas chances criadas pela capacidade de carregar a bola.

Isso mesmo, um dos pontos principais da avaliação do Opta Analyst é a capacidade que algum jogador tem para criar chances de gol carregando a bola, o que é cada vez mais raro no futebol atual por conta da aplicação do jogo posicional e também por conta da periodização tática aplicada pelos times, que diminuem os espaços a menos de 30 metros de campo por conta da compactação defensiva aplicada.

Dentro destes dois cenários temos nomes bem diferentes entre os jogadores mais impactantes da Bundesliga. Entre os artilheiros, Harry Kane aparece na frente de Guirassy no ranking de goleadores, tendo 1,09 gols marcados por jogo e uma média de participação de ataque de 98, a segunda maior.

No Opta Analyst não é possível definir um ranking absoluto, já que cada jogador é avaliado individualmente em vários requisitos e não há uma nota geral para o desempenho. Thomas Müller, craque do Bayern de Munique, é o líder em chances criadas por jogo, com média 3,29, porém é apenas o nono em assistências com sete, dividindo tal posto com mais oito concorrentes (Kane-Bayern, Frimpong – Leverkusen, Stoger-Bochum, Boniface-Leverkusen, Grifo-Freiburg, Raum-RB Leipzig, Führich-Stuttgart e Honorat-B.Mönchengladbach).

Outro ponto interessante avaliado pelo site é a capacidade dos jogadores em criar chances carregando a bola. A plataforma considera como jogador carregador aqueles que costumam carregar a bola por mais de cinco metros durante uma partida oficial. Dentro desta análise, o jogador que mais cria chances carregando a bola é Leroy Sané, que até o momento, criou 48 chances para o Bayern de Munique, conseguindo manter a posse por mais de cinco metros em progressão.

Na sequência aparece outro velocista, Xavi Simons, do RB Leipzig, que criou 44 chances de gol carregando a bola. Completando o top 3 temos Chris Fürich, do Stuttgart, que criou 47 oportunidades de gol conduzindo a bola por mais de cinco metros.

Tal dado é interessante de se observar em campo e mostra como a figura do ponta se tornou indispensável nos times de alto nível do futebol mundial. Com cada vez menos espaços para criar por meio da troca de passes, a figura de um condutor de bola que consiga um drible e “desmontar a defesa adversária” se tornou cada vez mais importante dentro do contexto futebolístico atual.

Top 10 melhores condutores de bola da Bundesliga segundo o Opta Analyst

  • 1º Leroy Sané – Bayern de Munique – 48 chances criadas
  • 2º Xavi Simons – RB Leipzig – 44 chances criadas
  • 3º Chris Fürich – Stuttgart – 37 chances criadas
  • 4º Kingsley Coman – Bayern de Munique – 35 chances criadas
  • 5º Jamal Musiala – Bayern de Munique – 34 chances criadas
  • 6º Florian Wirtz – Bayer Leverkusen – 32 chances criadas
  • 7º Loïs Openda – RB Leipzig – 27 chances criadas
  • 8º Omar Marmoush – Eintracht Frankfurt – 26 chances criadas
  • 9º Jeremie Frimpong – Bayer Leverkusen – 25 chances criadas
  • 10º Franck Honorat – B. Mönchengladbach – 25 chances criadas
Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo