Bundesliga

Três jogos com Sancho e três vitórias? É o que quer o Borussia Dortmund contra o Bochum

Borussia Dortmund quer chegar à terceira vitória consecutiva, sequência que fez os aurinegros voltarem a sonhar com Champions League no ano que vem; adversário hoje é o irregular Bochum

O Borussia Dortmund recebe neste domingo (28), pela Bundesliga, o Bochum, visando consolidar de vez sua recuperação no Campeonato Alemão. Após um primeiro turno bastante instável, principalmente nos primeiros jogos da competição, o Dortmund ao que parece vai se reestabelecendo e voltou a brigar diretamente e com muitas chances pela classificação à próxima edição da Champions League.

Já são quatro jogos sem perder para o Borussia Dortmund na Bundesliga, sendo que nos últimos dois, duas vitórias consecutivas. Em comum nestas partidas, a presenta de Jadon Sancho, atacante inglês que fez história com a camisa aurinegra, mas foi muito mal ao sair para o Manchester United, clube que o emprestou de volta à Alemanha até pelo menos o final desta temporada.

Do outro lado estará o Bochum, que no momento navega em águas calmas e no marasmo no Campeonato Alemão. Apesar de estar na parte de baixo da tabela, na qual ocupa a décima quarta colocação no momento, o time mantém distância segura da zona de rebaixamento — nove pontos antes do começo desta rodada — e também não parece ter forças suficientes para lutar por vagas nas competições europeias da próxima temporada.

Como o Borussia Dortmund chega para o jogo contra o Bochum

O Borussia Dortmund viveu um começo de temporada bastante irregular e voltou a ter desempenho não tão bom nos últimos jogos de 2023. O problema do time nunca foi perder muito, já que foi derrotado em apenas três oportunidades na atual edição da Bundesliga. O grande negócio é que o Dortmund empata demais, mais especificamente um terço de seus jogos no torneio: nas 18 partidas que fez pelo Campeonato Alemão até agora, foram nada menos do que seis empates.

Para efeito de comparação, os times que mais empataram na atual edição da Bundesliga são o Mainz e o Bochum, adversário deste domingo, que já repetiram o resultado oito vezes cada um na temporada. Na sequência, aparece o Borussia Dortmund empatado com o Augsburg, ambos com seis. Esse tipo de resultado acabou brecando e, muito as pretensões do Borussia de lutar pelo título alemão e, por algumas rodadas, até mesmo de buscar a classificação para a próxima edição da Champions League.

Em 2024, no entanto, as coisas estão melhores e, desde a chegada de Jadon Sancho, o Borussia Dortmund venceu os dois jogos que fez e, contando com a derrota do RB Leipzig para o líder Bayer Leverkusen na última rodada, encostou de vez nos Touros e já voltou a sonhar com a quarta colocação. As duas equipes somam 33 pontos e os adversários estão na frente apenas pelo saldo de gols.

Vencer o Bochum, então, se torna essencial para que o Dortmund siga na briga, ainda mais dado o fato de que o Leipzig, quarto na tabela, enfrentará o Stuttgart, terceiro e, em caso de empate entre ambos e vitória do Borussia, os aurinegros pulariam para a terceira colocação.

Como o Bochum chega para o jogo contra o Borussia Dortmund

Já o Bochum, em seu marasmo na Bundesliga atual, não tem nem muito a ganhar e nem muito a perder neste momento, o que torna o jogo propício para o resultado que a equipe mais gosta nesta temporada: o empate. Foram oito até aqui, o time que mais empatou no Campeonato Alemão, mas não há um risco claro de rebaixamento, uma vez que nove pontos separam a equipe do Mainz, o outro clube com oito empates na temporada, e que é o primeiro na zona de descenso.

Contra o Borussia Dortmund o Bochum seguirá sem seu principal jogador e artilheiro na Bundesliga, uma vez que o ponta-direita Takuma Asano segue com o Japão, classificado ao mata-mata da Copa da Ásia, onde ele tem sido reserva com constância. Nas 16 partidas que jogou no Campeonato Alemão, todas como titular do Bochum, o japonês balançou as redes cinco vezes e ainda deu uma assistência.

A boa notícia para o Bochum é que, em todos os jogos que fez em 2024, o time ainda não perdeu. Primeiro, começou o ano em amistosos contra dois times holandeses: Groningen e Vitesse, tendo vencido ambos jogando em casa. Depois, estreou oficialmente na Bundesliga neste ano e empatou em 1 a 1 contra o Werder Bremen, também como mandante. Na última rodada, no entanto, um dos resultados mais surpreendentes da temporada: novamente diante de sua torcida, venceu o Stuttgart, uma das grandes surpresas da atual temporada do Campeonato Alemão, e acabou ajudando o Borussia Dortmund, seu adversário desta noite, ao embolar a briga pelo G4 da competição.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo