Torcendo por um tropeço do Leverkusen, Bayern e Stuttgart fazem confronto direto na Baviera
Separados por um ponto, Bayern de Munique e Stuttgart seguem sonhando com o topo da tabela e se enfrentam pela 15ª rodada da Bundesliga
A 15ª rodada da Bundesliga reserva um confronto direto no topo da tabela de classificação entre o atual hendecacampeão alemão e uma das grandes sensações da temporada 2023/24. Na Allianz Arena, Bayern de Munique e Stuttgart se enfrentam para seguirem sonhando com a liderança e não desgrudarem do Bayer Leverkusen.
O Bayern é o atual segundo colocado com 32 pontos, quatro a menos que o líder Leverkusen. A equipe comandada por Thomas Tuchel, no entanto, disputou uma partida a menos. Já o Stuttgart iniciou a rodada em terceiro lugar com 31 pontos, mas caiu para a quarta posição com a vitória do RB Leipzig sobre o Hoffenheim no sábado (16).
Horas antes do duelo na Baviera, o Bayer Leverkusen recebe o Eintracht Frankfurt. Um tropeço do time de Xabi Alonso na BayArena é a oportunidade perfeita para Bayern de Munique e Stuttgart, que em uma rodada só podem ver os principais adversários na briga pelo título perderem pontos.
Der VfB Stuttgart (@vfb) springt unter die Top 5 und ist im @Tipico_de–#BLPowerranking wie in der #Bundesliga-Tabelle erster Verfolger der Spitzenclubs FC Bayern München (@fcbayern) und Bayer 04 Leverkusen (@bayer04fussball)! 🤩 pic.twitter.com/h0l9hNHhk8
— BUNDESLIGA (@Bundesliga_DE) December 15, 2023
Como vem o Bayern de Munique
O Bayern de Munique venceu o Manchester United por 1 a 0 na terça-feira (12), pela sexta e última rodada da fase de grupos da Champions League. Os bávaros já estavam classificados antecipadamente e garantidos na primeira posição do Grupo A, mas o resultado em Old Trafford manteve a invencibilidade da equipe alemã no torneio.
Pela Bundesliga, por outro lado, o Bayern vem de uma vexatória goleada por 5 a 1 sofrida para o Eintracht Frankfurt, fora de casa. Foi o primeiro revés do time de Thomas Tuchel na atual edição da competição, e o segundo na temporada — o primeiro foi para RB Leipzig na Supercopa da Alemanha, enquanto o segundo foi para o modesto Saarbrücken na DFB-Pokal.
Schluss. Wir verlieren in Frankfurt. pic.twitter.com/5IIx2hltwj
— FC Bayern München (@FCBayern) December 9, 2023
Diante do Stuttgart, Tuchel não poderá contar com Kingsley Coman (lesão na panturrilha direita), Noussair Mazraoui (ruptura do músculo da a panturrilha esquerda), Bouna Sarr (ruptura do ligamento cruzado) e Serge Gnabry (lesão no tendão muscular do adutor esquerdo). O zagueiro Matthijs de Ligt, que se recupera de uma ruptura parcial do ligamento medial do joelho, deve começar no banco de reservas.
A partida deste domingo será a última do Bayern de Munique como mandante em 2023. O clube da Baviera ainda enfrentará o Wolfsburg em 2023, pela 16ª do Campeonato Alemão, mas na Volkswagen Arena.
Como vem o Stuttgart
O Stuttgart, por sua vez, vem de outros dois confrontos com equipes que brigam na parte de cima da tabela de classificação da Bundesliga. No dia 6 de dezembro, derrotou o Borussia Dortmund por 2 a 0 na MHPArena e garantiu vaga nas quartas de final da DFB-Pokal.
Já no último domingo (10), o time comandado por Sebastian Hoeness até abriu o placar no fim do primeiro tempo, mas cedeu o empate ao líder Bayer Leverkusen em 1 a 1 pela 14ª rodada da Bundesliga, também na MHPArena. Somando todas as competições, os Die Roten estão invictos há seis jogos, com cinco vitórias e apenas um empate.
Assim como o Bayern de Munique, o Stuttgart também terá desfalques para o confronto na Allianz Arena. Hiroki Ito (lesão muscular), Nikolas Nartey (lesão na cartilagem), Roberto Massimo (problemas musculares) e Lilian Egloff (ruptura parcial do ligamento lateral do joelho) são baixas confirmadas.
Undav ➡ Vagnoman ➡ Führich ➡ ⚽🔔🤩#VfB | #VfB04 1:1 pic.twitter.com/OapkkiOWjN
— VfB Stuttgart (@VfB) December 12, 2023