Bundesliga

Stuttgart e Bayer Leverkusen ficam no empate em jogo alucinante, e o Bayern agradece

Destaques da atual Bundesliga, Stuttgart e Bayer Leverkusen empataram e permitiram que o Bayer de Munique seguisse em segundo lugar e próximo da liderança

As duas principais sensações da Bundesliga 2023/24 se enfrentaram neste domingo (10) pela 14ª rodada da competição e não decepcionaram. Em jogo de ritmo intenso na Mercedes-Benz Arena, o Stuttgart fez um excelente primeiro tempo e saiu na frente, mas o líder Bayer Leverkusen aproveitou o grande início de segunda etapa que teve para garantir o empate em 1 a 1. O resultado não foi bom para nenhuma das duas equipes, mas certamente foi comemorado pelo Bayern de Munique, que continuou em segundo lugar e próximo da primeira colocação.

Dominante na metade inicial, o Stuttgart só não foi para o intervalo com uma vantagem de mais de um gol porque Lukás Hrádecký estava num dia inspirado e fez grandes defesas. Quando a bola passou do finlandês, até mesmo os defensores do Leverkusen foram goleiros e salvaram boas chances em cima da linha. Depois de muita insistência, os donos da casa abriram o placar com Chris Führich, mas Florian Hirtz deixou tudo igual novamente no primeiro minuto do segundo tempo. Os visitantes ainda acertaram duas vezes a trave de Alexander Nübel, mas o 1 a 1 teimou em seguir até o fim.

O resultado aumentou a vantagem do Bayer Leverkusen, que agora tem 36 pontos após 14 jogos disputados, na liderança da Bundesliga, mas a folga poderia ser ainda maior. Segundo colocado, o Bayern de Munique segue com 32 pontos com a goleada sofrida para o Eintracht Frankfurt, mas realizou apenas 13 partidas. O próximo adversário do time bávaro será justamente o Stuttgart, que agora tem 31 pontos e continua em terceiro lugar.

Primeiro tempo alucinante termina com o Stuttgart em vantagem

Stuttgart e Bayer Leverkusen fizeram um primeiro tempo muito movimentado e com boas chances para ambos os lados, mas os donos da casa foram bem superiores, exigiram grandes intervenções de Lukás Hrádecký e até demoraram para abrir o placar. Logo no segundo minuto da partida, o goleiro visitante já trabalhou pela primeira vez com uma defesa estranha que mandou o chute de dentro da área de Chris Führich para escanteio.

Aos seis minutos, Hrádecký apareceu novamente ao defender cobrança de falta de muito longe de Serhou Guirassy. A bola ainda ficou viva dentro da área do Leverkusen, que se salvou no lance graças a Alejandro Grimaldo e Edmond Tapsoba tirando em cima da linha os chutes de Deniz Undav e Josha Vagnoman.

A equipe de Xabi Alonso conseguiu responder aos oito minutos, quando Amine Adli escapou em velocidade pela esquerda, recebeu dentro da área e carimbou a trave direita de Alexander Nübel com um arremate de canhota. Aos 16, o Hrádecký voltou a sujar o uniforme e precisou se esticar para salvar a tentativa cruzada de Undav com o pé esquerdo de dentro da área. Já aos 22, foi Nübel quem brilhou depois do Leverkusen aproveitar um erro na saída adversária, recuperar a bola no ataque e ameaçar com Victor Boniface, que não pegou bem e facilitou a defesa do alemão com um chute rasteiro no meio do gol.

Segundo lugar na artilharia da Bundesliga, com 16 gols, Serhou Guirassy só não se aproximou do líder Harry Kane (autor de 18 gols) porque Hrádecký estava realmente inspirado. Aos 24, o finlandês salvou uma chance cara a cara do nigeriano de dentro da área esticando o pé direito.

Mas até milagre tem limite, e o Stuttgart não merecia ir para o intervalo zerado pelo que fez na primeira etapa. Já aos 39 minutos, Vagnoman foi mais rápido que Grimaldo, recebeu com certa liberdade pelo lado direito da área e encontrou Chris Führich sozinho na pequena área. Com o gol vazio, o alemão não teve problema para completar com o pé direito e abrir o placar.

Leverkusen aproveita bom início de segundo tempo e empata

O panorama do jogo se inverteu após o intervalo. No segundo tempo, o Bayer Leverkusen enfim conseguiu ser o time que lidera a Bundesliga e empatou o confronto em pouco tempo. Logo no primeiro minuto, Boniface superou a marcação com um drible de corpo após bola enfiada de Granit Xhaka, invadiu a área e encontrou Florian Hirtz sozinho pela direita. O meio-campista alemão bateu de primeira com muita categoria no contrapé de Nübel para sacramentar o 1 a 1.

Mas o empate ainda era pouco para quem poderia abrir seis pontos de vantagem na liderança. Aos três minutos, Xhaka aproveitou a roubada de bola de Jonathan Tah no campo de ataque e arriscou de antes da meia-lua, acertando o pé da trave esquerda do Stuttgart.

O Lerkusen dominou todo o restante da partida, finalizando dez vezes e tendo mais posse de bola, mas não conseguiu mais levar o mesmo perigo dos primeiros lances da segunda etapa ou criar a quantidade de chances que o Stuttgart teve no primeiro tempo. Já os donos da casa chutaram só quatro vezes. A única tentativa no alvo foi de Angelo Stiller, em batida de primeira de fora da área com o pé esquerdo que Hrádecký espalmou para escanteio.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo