Em luto por Franz Beckenbauer, Bayern de Munique enfrenta Hoffenheim com homenagens da Bundesliga ao Kaiser
Maior ídolo da história do Bayern, Beckenbauer receberá homenagens no retorno da Bundesliga após a pausa de inverno
A morte de Franz Beckenbauer na última segunda-feira (8) abalou o futebol mundial, sobretudo a Alemanha, com quem foi bicampeão da Copa do Mundo (em 1974 como jogador, e em 1990 como treinador). Mais do que isso, o falecimento do Kaiser mexeu com o Bayern de Munique, que tinha o zagueiro como o maior ídolo de sua história.
Esta sexta-feira (12) será marcada pelo retorno da Bundesliga após a pausa de três semanas e meia devido ao rigoroso inverno alemão. O duelo entre os Bávaros x Hoffenheim, às 16h30 (horário de Brasília), na Allianz Arena, pela 17ª rodada do campeonato, também será o primeiro jogo sem Beckenbauer. Por conta disso, a federação promete realizar várias homenagens ao Kaiser.
Além da cerimônia de honra marcada para o dia 19 de janeiro no estádio do Bayern – que Franz ajudou a construir -, os nove jogos desta rodada da Bundesliga serão repletos de homenagens. Antes do apito inicial de cada jogo na Bundesliga, será respeitado um minuto de silêncio à memória do Kaiser. Além disso, todos os clubes usarão uma braçadeira de capitão preta, representando o sinal de luto.
Fato é que as homenagens serão ainda mais especiais nos Bávaros, já que 75 mil torcedores prometem lotar a Allianz Arena para acompanhar à partida contra o Hoffe. A multidão também fará o primeiro tributo a Beckenbauer. Antes da bola rolar para Bayern de Munique x Hoffenheim, Thomas Tuchel fez questão de exaltar a figura do Kaiser em entrevista ao site da Bundesliga.
Die Allianz Arena leuchtet zum Gedenken an Franz Beckenbauer.
Danke, Franz! ❤️
➡️ https://t.co/8oVnVNIWPN pic.twitter.com/Nkdk6Tfi2y
— FC Bayern München (@FCBayern) January 9, 2024
Tuchel expõe o papel de Beckenbauer na Alemanha
O técnico dos Bávaros expôs o papel fundamental que Franz Beckenbauer exerceu na Alemanha, no Bayern de Munique e em todo o futebol mundial. Como jogador, o Kaiser mudou o time de patamar, ganhando cinco Bundesligas e três Champions League. Vale lembrar que, antes dele, o clube só tinha um título alemão e estava na segunda divisão do país:
“Ninguém vai voltar a fazer isso. Refiro-me à forma como ele jogava, que ganhava tudo. Foi uma revolução a forma como ele jogava. A elegância e o empenho. E ir para o estrangeiro, para Nova Iorque e todas essas coisas que agora estão na moda. Abriu caminho a muitas gerações que se seguiram e continua a ser um modelo a seguir em muitas coisas que fez”.
Conquistas com a seleção à parte, Beckenbauer também foi importante como técnico, levantando mais um caneco do Campeonato Alemão com os Bávaros. Natural de Munique, o Kaiser também foi presidente do Bayern, contribuindo ativamento para a construção do estádio que hoje é conhecido como Allianz Arena. Por isso, Tuchel aponta a importância de Franz para todo o país:
“Era muito impressionante para mim o fato de ele ser tão, tão humilde. Ser essa pessoa extraordinária, esse jogador extraordinário e treinador da seleção alemã e treinador aqui do Bayern de Munique. E ganhar todos os títulos que se pode ganhar e ainda assim (ser) tão humilde e ter uma personalidade discreta foi sempre notável. Penso que essa é a maior dádiva… todos se sentiam próximos dele, mesmo que não fossem próximos”.
Bayern de Munique x Hoffenheim
Além das homenagens a Franz Beckenbauer, o Bayern de Munique está focado em uma vitória sobre o Hoffenheim. Visando honrar a memória do Kaiser, os Bávaros entendem que três pontos são vitais na caça ao líder Bayer Leverkusen, que está quatro pontos à frente na Bundesliga, mas com um jogo a mais.
The Kaiser. Franz Beckenbauer foi a primeira super estrela do futebol alemão. Tricampeão da Champions com o Bayern de Munique, campeão da Copa do Mundo em 74. O “zagueiro” mais elegante que o futebol já viu. pic.twitter.com/8xzGkzQAlL
— Arthur Quezada (@ArthurQuezada) January 8, 2024
Já o Hoffe quer entrar de vez na zona de classificação a competições europeias, já que ocupa a 7ª posição da tabela com 24 pontos, três a menos que o Borussia Dortmund, que está na 5ª colocação do campeonato.