AlemanhaBundesliga

Em luto por Franz Beckenbauer, Bayern de Munique enfrenta Hoffenheim com homenagens da Bundesliga ao Kaiser

Maior ídolo da história do Bayern, Beckenbauer receberá homenagens no retorno da Bundesliga após a pausa de inverno

A morte de Franz Beckenbauer na última segunda-feira (8) abalou o futebol mundial, sobretudo a Alemanha, com quem foi bicampeão da Copa do Mundo (em 1974 como jogador, e em 1990 como treinador). Mais do que isso, o falecimento do Kaiser mexeu com o Bayern de Munique, que tinha o zagueiro como o maior ídolo de sua história.

Esta sexta-feira (12) será marcada pelo retorno da Bundesliga após a pausa de três semanas e meia devido ao rigoroso inverno alemão. O duelo entre os Bávaros x Hoffenheim, às 16h30 (horário de Brasília), na Allianz Arena, pela 17ª rodada do campeonato, também será o primeiro jogo sem Beckenbauer. Por conta disso, a federação promete realizar várias homenagens ao Kaiser.

Além da cerimônia de honra marcada para o dia 19 de janeiro no estádio do Bayern – que Franz ajudou a construir -, os nove jogos desta rodada da Bundesliga serão repletos de homenagens. Antes do apito inicial de cada jogo na Bundesliga, será respeitado um minuto de silêncio à memória do Kaiser. Além disso, todos os clubes usarão uma braçadeira de capitão preta, representando o sinal de luto.

Fato é que as homenagens serão ainda mais especiais nos Bávaros, já que 75 mil torcedores prometem lotar a Allianz Arena para acompanhar à partida contra o Hoffe. A multidão também fará o primeiro tributo a Beckenbauer. Antes da bola rolar para Bayern de Munique x Hoffenheim, Thomas Tuchel fez questão de exaltar a figura do Kaiser em entrevista ao site da Bundesliga.

Tuchel expõe o papel de Beckenbauer na Alemanha

O técnico dos Bávaros expôs o papel fundamental que Franz Beckenbauer exerceu na Alemanha, no Bayern de Munique e em todo o futebol mundial. Como jogador, o Kaiser mudou o time de patamar, ganhando cinco Bundesligas e três Champions League. Vale lembrar que, antes dele, o clube só tinha um título alemão e estava na segunda divisão do país:

“Ninguém vai voltar a fazer isso. Refiro-me à forma como ele jogava, que ganhava tudo. Foi uma revolução a forma como ele jogava. A elegância e o empenho. E ir para o estrangeiro, para Nova Iorque e todas essas coisas que agora estão na moda. Abriu caminho a muitas gerações que se seguiram e continua a ser um modelo a seguir em muitas coisas que fez”.

Conquistas com a seleção à parte, Beckenbauer também foi importante como técnico, levantando mais um caneco do Campeonato Alemão com os Bávaros. Natural de Munique, o Kaiser também foi presidente do Bayern, contribuindo ativamento para a construção do estádio que hoje é conhecido como Allianz Arena. Por isso, Tuchel aponta a importância de Franz para todo o país:

“Era muito impressionante para mim o fato de ele ser tão, tão humilde. Ser essa pessoa extraordinária, esse jogador extraordinário e treinador da seleção alemã e treinador aqui do Bayern de Munique. E ganhar todos os títulos que se pode ganhar e ainda assim (ser) tão humilde e ter uma personalidade discreta foi sempre notável. Penso que essa é a maior dádiva… todos se sentiam próximos dele, mesmo que não fossem próximos”.

Bayern de Munique x Hoffenheim

Além das homenagens a Franz Beckenbauer, o Bayern de Munique está focado em uma vitória sobre o Hoffenheim. Visando honrar a memória do Kaiser, os Bávaros entendem que três pontos são vitais na caça ao líder Bayer Leverkusen, que está quatro pontos à frente na Bundesliga, mas com um jogo a mais.

Já o Hoffe quer entrar de vez na zona de classificação a competições europeias, já que ocupa a 7ª posição da tabela com 24 pontos, três a menos que o Borussia Dortmund, que está na 5ª colocação do campeonato.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo