Franz Beckenbauer, a lenda do futebol alemão, morre aos 78 anos
Aos 78 anos, ídolo do Bayern e da seleção alemã viveu últimos dias de sua vida recluso
Morreu nesta segunda-feira (8) aos 78 anos o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer. O ex-zagueiro foi campeão da edição de 1974 da Copa do Mundo como jogador e de 1990 como treinador. A informação da morte foi noticiada pela agência de notícias alemã DPA.
“É com profunda tristeza que anunciamos que o nosso marido e pai, Franz Beckenbauer, morreu pacificamente durante o sono, neste domingo, rodeado pela família”, informa o comunicado da família, divulgado na tarde desta segunda-feira (8).
Segundo o jornal alemão Spiegel, os últimos meses de Beckenbauer foram marcados por uma deterioração constante de sua saúde, que o deixou em uma situação muito delicada. O ídolo da Alemanha sofria deterioração significativa que afetava tanto o seu julgamento, como a sua memória, sem perspectivas de melhora.
De acordo com o jornal britanico Daily Mail, a saúde de Beckenbauer piorou gradativamente a partir de 2015, ano em que um de seus cinco filhos, Stephan, faleceu devido a um tumor no cérebro. De lá para cá, o icônico jogador alemão batalhou contra a doença de Parkinson e demência.
Nos últimos anos, Beckenbauer também teve outros problemas de saúde: duas cirurgias cardíacas e um implante no quadril, além da perda da visão do olho direito, em 2019. Antes da Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, Beckenbauer falou pela última vez sobre seu estado de saúde.
À época, ele disse que não pôde comparecer presencialmente no torneio devido a um “infarto ocular”, que tirou a visão de seu olho direito. Segundo a imprensa alemã, o ídolo do futebol mundial vivia recluso com sua família na Áustria.
Franz Beckenbauer ist tot https://t.co/E55khyba9v via @tagesschau (wn) pic.twitter.com/mFeLaJTa4T
— dpa (@dpa) January 8, 2024
Recentemente, Lothar Matthaus comentou estado de saúde precário de Beckenbauer
Lothar Matthaus, capitão da Alemanha no título da Copa de 1990, quando Beckenbauer era o treinador, afirmou à RTL recentemente que “a saúde dele não vai bem. É claro que esperamos que as coisas sigam na outra direção.”
“Desejamos a ele toda a saúde, que ele volte a ser o que era, com sua energia. Claro que esperamos que ele melhore novamente. Franz sempre disse que a saúde é a coisa mais importante da vida. Ele não tem isso no momento”, complementou Matthaus.
Em 2010, Beckenbauer foi eleito membro de honra do Campeonato Alemão
Por votação dos 36 clubes profissionais da Alemanha, em 2010, Beckenbauer se tornou membro de honra do Campeonato Alemão.
“Franz Beckenbauer acumula décadas de méritos para todo o Campeonato Alemão”, declarou o presidente do torneio, Reinhard Rauball. O dirigente ainda destacou que Beckenbauer acumula, ao todo, 14 títulos de campeão alemão, seja como jogador, técnico ou presidente do Bayern de Munique.
Ele foi foi quatro vezes campeão da Bundesliga nos gramados (1966, 1968, 1974 e 1976) e outra como treinador (1994), além dos acumulados pelo Bayern com ele na presidência.
Beckenbauer fez história em Copa do Mundo assim como Zagallo e Deschamps
O ex-zagueiro também entrou para a história das Copas do Mundo quanto conquistou o Mundial de 1990 como treinador. Nesta data, formou dupla com Zagallo, morto no último sábado (6) aos 92 anos, como os então únicos treinadores a vencerem o campeonato também como jogadores. Mais tarde, em 2018, Didier Deschamps, atual técnico da França, seria apenas o terceiro a alcançar o feito.
O legado em títulos
Como jogador, Beckenbauer revolucionou sua posição e deixou um legado incontestável através dos títulos. Ao todo, foram 19: uma Copa do Mundo, uma Eurocopa, três Champions League, cinco Bundesliga, um Mundial de Clubes, quatro Copas da Alemanha, uma Recopa da Europa e três NASL (Estados Unidos).
Como treinador, Beckenbauer conquistou um Mundial de seleções, uma Copa da Uefa (atual Liga Europa), uma Bundesliga e uma Ligue 1.