Bundesliga

Xabi time: Bayer Leverkusen aplica famoso veneno para começar Bundesliga com vitória

Em estreia repleta de emoções, Xabi Alonso adota estratégia campeã para começar Bundesliga com vitória no Bayer Leverkusen

Nesta sexta-feira (23), o Bayer Leverkusen venceu o Borussia Mönchengladbach por 3 a 2, no Borussia Park, pela rodada de abertura da Bundesliga. E a partida foi mais um exemplo da genialidade de Xabi Alonso.

Após um 2023/24 quase perfeito, os Werkself (apelido do Bayer Leverkusen) começaram a nova edição do campeonato da mesma maneira que terminaram a última temporada: com um futebol ofensivo e envolvente.

Sob o comando do técnico espanhol, o Leverkusen terminou a última temporada com as conquistas da Copa da Alemanha e da Bundesliga, sendo ambos os títulos inéditos em sua história.

Mais do que isso, os comandados de Xabi Alonso só perderam um jogo em todo 2023/24, justamente a final da Liga Europa para a Atalanta, que ficou com a taça.

Foto: (Imago) - Bayer Leverkusen comemora gol contra Borussia Mönchengladbach pela Bundesliga
Foto: (Imago) – Bayer Leverkusen segue utilizando o mesmo veneno na Bundesliga

E quando parecia que o Bayer Leverkusen ia tropeçar diante do Gladbach em sua esteia na Bundesliga 2024/25, o “Xabi Time” entrou em ação, garantindo os primeiros três pontos do atual campeão alemão.

Primeiro, o que é o Xabi Time?

Aqui vale explicar que o “Xabi Time” é algo semelhante ao “Fergie Time” nos tempos de Alex Ferguson no Manchester United. À época, o time do treinador escocês ficou famoso por marcar gols nos minutos finais da partida.

Com o técnico espanhol, isso se repete no Bayer Leverkusen. Assim como aconteceu com frequência na última temporada, o Leverkusen conseguiram o triunfo sobre o Borussia Mönchengladbach nos acréscimos do 2º tempo.

O Leverkusen descolou um pênalti a seu favor a instantes do apito final. Wirtz — um dos craques dos Werkself — foi para a cobrança e viu o goleiro defender. Entretanto, no rebote, ele não desperdiçou.

Leverkusen teve mais sorte do que juízo contra Gladbach

Com um trabalho consolidado, o Leverkusen de Xabi Alonso começou a edição 2024/25 da Bundesliga com a mesma filosofia que o consagrou na última temporada. E não demorou muito para o Gladbach sofrer com isso.

Em uma roubada de bola no meio-campo, Frimpong saiu em disparada pela direita e tentou o cruzamento rasteiro. A defesa do Borussia Mönchengladbach afastou, mas Xhaka acertou um pombo teleguiado para balançar as redes.

Os Werkself continuaram dominando o início do 1ª tempo, inclusive acertando a trave em outras duas finalizações. Por outro lado, o Gladbach deu um susto no técnico espanhol ao marcar gol. Entretanto, a arbitragem anulou por impedimento.

Praticamente na sequência, o Bayer Leverkusen ampliou sua vantagem ao povoar a grande área do Borussia Mönchengladbach. Depois de um bate-rebate, Wirtz não perdoou e mandou a bola para o fundo da rede.

O problema é que, na volta para o intervalo, Xabi contou mais com a sorte do que o juízo. O Gladbach estava com mais fome de jogo, tanto que rapidamente conseguiu empatar — e com méritos.

Em dois lances ajustados, os Werkself confiaram demais em suas linhas de impedimento e tomaram dois gols por bobeira. Mesmo assim, o Leverkusen foi atrás da vitória para sonhar com o possível bicampeonato da Bundesliga.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo